Sempre gostei de ler e de escrever. Cresci em meio à biblioteca de meu pai e em visitas frequentes à Biblioteca Municipal de São Lourenço, que contava com um grande acervo antes da grande enchente de 2000. Da Biblioteca Municipal ganhei o prêmio de maior leitor de 1998, um dicionário de português e um diploma assinado pelo prefeito, paradoxalmente, semi-analfabeto.

Com os anos, fui construindo minha própria biblioteca e sempre concordei com a opinião de Jorge Luis Borges de que o céu, o paraíso, deve ser uma grande Biblioteca, com todos os livros contendo todo o conhecimento do mundo. Minha biblioteca tem hoje algumas centenas de livros, não chegou à milhares – ainda – em virtude do preço de cada volume, às vezes quase um salário mínimo. Um absurdo!

Essa semana eu comprei meu primeiro Kindle. Para quem não sabe, o Kindle é um aparelho criado exclusivamente para a leitura de ebooks. É semelhante em formato a um tablet, porém muito mais leve e com uma tela que não dói os olhos. No Kindle você pode colocar mais de 1000 livros e levar para todo o canto, ler de dia e de noite (o meu é o Paperwhite que tem iluminação própria que também não arde os olhos).

kindle-paperwhite

Além do acervo enorme da Amazon – a empresa que criou o Kindle – contamos com milhares e milhares de livros que estão em domínio público, ou seja, livros de autores que faleceram há mais de 71 anos.

Então imagine! Eu, um leitor desde sempre, poder levar para todo lugar a sua biblioteca particular, pesando cerca de 200 gramas, em um dispositivo fantástico que não machuca os olhos e ainda poder marcar trechos dos livros para consulta posterior! É algo incrível poder tomar café em uma lanchonete lendo a Crítica da Razão Pura de Kant ou a Fenomenologia do Espírito de Hegel de graça, sendo que em um livraria eles seriam juntos mais de 200 reais!

Estou realmente muito contente com meu Kindle!

O suporte da Amazon também é fantástico. Na primeira vez que eu liguei meu Kindle e fui configurar o Wi-fi (ele funciona por Wi-Fi para você poder baixar os livros da Amazon e em alguns modelos também por 3G), não consegui configurar direito a rede. Entrei no site da Amazon e vi duas opções: a) enviar email e b) receber ligação. Na opção b) estava lá – 1) me ligue imediatamente e 2) me ligue daqui a 5 minutos. Escolhi que me ligassem imediatamente e em segundos, um funcionário da Amazon entrou em contato comigo para me ajudar na configuração, o que foi feito rapidamente! Incrível!

Além dos livros gratuitos, em domínio público, podemos ler no Kindle arquivos em pdf – embora não seja o melhor formato – e comprar na loja da Amazon livros que foram lançados há pouco. Os livros recentes ainda não são muito baratos, porém os preços são menores que nas livrarias sim. É possível também comprar livros em outros idiomas. Nos EUA a média de preço de cada ebook é de menos de 10 dólares.

O bacana é que você cria uma conta dentro da Amazon e tem um biblioteca virtual, na nuvem, que pode ser acessada em qualquer dispositivo. O Kindle, evidentemente, é melhor, muito melhor para ler livros do que tablets, celulares ou computadores, mas caso seja necessário, a mesma biblioteca – através da conta pessoal de cada um – está disponível para todos os dispositivos que a pessoa tiver.

Outra funcionalidade maravilhosa é o aplicativo para o Google Chrome chamado Send to Kindle. Vamos dizer que você está aqui em nosso site de Psicologia e vê um artigo que quer ler. Mas naquele momento você está sem tempo. É simples, instale o aplicativo e na página que quiser ler depois clique em Send to Kindle (Enviar para o Kindle). Com um clique, o aplicativo vai enviar para você todo o conteúdo da página para o seu Kindle e você poderá ler depois em uma tela super confortável para seus olhos!

Estou amando esta novidade! Ao invés de ter comprado um tablet – há um ano – deveria ter comprado um Kindle. Eu, que leio muito, sempre li, e acho biblioteca sinônimo de paraíso, fico feliz demais de poder levá-la para onde for!

kindle-paperwhite-brasil

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913