Conheça os 4 processos que definem o que é Mindfulness para a ACT

Existem muitas definições do que é Mindfulness. Uma das mais claras, em minha opinião, é a da ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso. Esta definição utiliza 4 componentes da flexibilidade psicológica: atenção flexível ao momento, aceitação, desfusão cognitiva e o self como contexto (eu observador). Neste texto, vou explicar sobre estes componentes que nos ajudam a definir Mindfulness.

Quer aprender mais sobre Mindfulness e praticar? Participe do nosso grupo de estudos!  Os encontros acontecem toda as segundas 20:00 e você pode assistir depois também se não puder na hora. Se inscreva, clicando aqui

Atenção flexível

Poderíamos começar por qualquer um dos 4 processos. Vamos começar pela atenção porque Mindfulness tem sido traduzido como atenção plena ao momento presente. Atenção flexível, na ACT, significa que a atenção não fica fixa no passado,  no futuro ou em ruminações. A atenção pode ser dirigida ao que está acontecendo aqui e agora, para as sensações no corpo, por exemplo, ou para os eventos do ambiente.

Aceitação

Aceitação é um conceito importante na psicologia desde Carl Rogers. Mas geralmente gera uma certa confusão com a ideia de não fazer nada. Aceitação quer dizer, na verdade, abertura para o que está ocorrendo, e para o que pode vir ocorrer já já. Outra forma de dizer aceitação é trocar pela palavra disponibilidade (willingness, em inglês). Ou seja, agora, “eu estou disposto a me abrir para este momento, com tudo que ele traz: sensações, emoções, pensamentos, percepções do que está fora de mim, independentemente se tenho julgamentos de isso ou aquilo ser agradável ou desagradável”.

Desfusão cognitiva

Todos nós pensamos. Mas nem sempre temos noção de que estamos pensando. Muitas e muitas vezes nós simplesmente acreditamos nos pensamentos como se fossem reais. Por exemplo, se penso “ela não gostou de mim, agora que me conheceu” ou “o dia está péssimo”, estamos tendo pensamentos. Se temos um pensamento e compramos imediatamente como uma verdade, nós temos uma fusão cognitiva. Desfusão cognitiva é ter noção de que “ela não gostou de mim, agora que me conheceu” ou “o dia está péssimo” são pensamentos. Um ou outro pensamento podem até ter um fundo de verdade, mas eu tenho a consciência de que estou pensando isso ou aquilo.

Self como contexto

Gosto de traduzir self como contexto como eu observador. Em inglês o self é uma outra palavra para eu. Self como conteúdo é quando a pessoa confunde o eu com o conteúdo do pensamento: “eu sou incompetente” ou “eu não mereço ser amado”. O eu, nesse caso, se iguala ao conteúdo. Por outro lado, no self como contexto, o eu não se mistura com o conteúdo, o eu é o contexto que permite o conteúdo ser percebido, quer dizer, o eu é o eu que observa o conteúdo, que dá a possibilidade do conteúdo ser conscientizado.

“Eu não mereço ser amado” = self como conteúdo

“Eu estou pensando: eu não mereço ser amado” = desfusão cognitiva (ver o pensamento como pensamento)

“Eu estou observando que estou pensando: eu não mereço ser amado” (eu observador e desfusão cognitiva).

Definição de Mindfulness

Agora que vimos os 4 processos, podemos passar para a definição de Mindfulness como um estado psicológico que inclui atenção flexível, aceitação do momento com desfusão cognitiva e o eu observador.

Podemos comparar esta definição com a definição clássica de Jon Kabat-Zinn:

“A consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente, com abertura para a experiência e sem julgamento” (Jon Kabat-Zinn).

A consciência que surge se relaciona ao eu observador (um eu não fixado em um conteúdo sobre si), enquanto a abertura para a experiência e a suspensão dos julgamentos nos traz a mesma ideia da aceitação. A atenção como propósito é a atenção que é flexível, que eu consigo direcionar para cá ou para lá, enquanto que a desfusão é o processo que começa a surgir com as práticas. Ao praticar, começamos a notar que temos muitos pensamentos. Não somos estes pensamentos (eu observador), mas os pensamentos simplesmente surgem. Ao deixar os pensamentos passar pela mente como nuvens no céu azul, estamos desenvolvendo desfusão cognitiva.

Quer aprender mais sobre Mindfulness e praticar? Participe do nosso grupo de estudos!  Os encontros acontecem toda as segundas 20:00 e você pode assistir depois também se não puder na hora. Se inscreva, clicando aqui