De tempos em tempos recebo livros da Editora Sextante para compartilhar com vocês. Dessa vez, recebi o livro novo de um autor que gosto muito, Greg McKeown, que escreveu um livro que já comentei com vocês aqui no site chamado Essencialismo.

No novo livro chamado Sem esforço, o autor conta que após o sucesso do livro anterior, que virou best seller, ele começou a acumular muitas atividades e ainda que ele pensasse no que era essencial a ser feito no seu dia a dia, simplesmente não havia tempo na agenda para executar tudo o que ele precisava e queria fazer. Se continuasse como estava, certamente estaria encaminha para o esgotamento, para o burnout.

Desta situação surgiu a ideia deste novo livro que trata basicamente de 3 pontos:

– estado sem esforço

– ação sem esforço

– resultado sem esforço

Livro Sem Esforço – Capítulo Automatizar: faça uma vez e nunca mais

Neste texto, gostaria de compartilhar com vocês um capítulo que é bastante interessante sobre como automatizar certas atividades. Este conceito está dentro do que podemos chamar de resultados sem esforço.

Por exemplo, podemos automatizar várias contas e deixá-las em débito automático. Como o próprio nome já diz, a ideia é deixar automático o pagamento de contas como água, luz, celular, etc. A vantagem é que precisamos apenas gastar um tempo para fazer isso e, depois, todos os meses as contas são pagas automaticamente. Também há a vantagem de não precisar ficar lembrando de quando uma conta vence, liberando a mente para outras atividades mais interessantes.

Se há dificuldade nessa área financeira, podemos automatizar com um aplicativo para controlarmos os gastos e vermos em quais áreas estamos gastando mais e em quais podemos economizar. Ou seja, podemos automatizar o controle das finanças.

Na área da saúde, podemos automatizar exames de rotina colocando na agenda sempre em uma data específica do ano o lembrete para marcar as visitas periódicas, seja no dentista, ou outro profissional como ginecologista, por exemplo.

O autor também cita a ideia de utilizar a configuração de modo noturno na tela do celular, duas horas antes de dormir. Os aparelhos de celular e smartwatchs, os relógios inteligentes, são igualmente uteis para o registro de informações como passos dados em um dia ou horas de sono, desde que sejam configurados para tal.

Na carreira, ele cita a ideia de agendar de tempos em tempos uma sessão com um profissional que possa a vir a contribuir no processo de desenvolvimento, ou seja, já deixar agendado também para cuidar da carreira.

Para a casa, cada vez mais, também aqui no Brasil, é possível pedir serviços recorrentes para serem entregues em casa. Várias empresas permitem realizar compras automatizadas de produtos que usamos sempre como produtos de limpeza ou beleza. É uma ótima forma de economizar tempo e não ter que se preocupar com alguns itens. Aqui em São Paulo, eu costumo pedir o serviço de entrega de sucos mensalmente e de marmitas veganas. Com o tempo, é bem provável que estes serviços sejam expandidos para outras redes e para mais cidades.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada a nossa favor para não termos que pensar e ficar gastando energia com coisas que podem ser feitas sem esforço ou, pelo menos, com o mínimo esforço possível.

O que mais eu posso automatizar?

Uma boa questão para fazermos é pensar em quais ações são passíveis de automatização hoje. Você tem outras ideias de utilizar a automatização a seu favor?

Comente abaixo!

E conheça os livros de MckKeown:

Sem esforço

Essencialismo

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913