Existem alguns tratamentos na psicologia com evidências científicas de eficácia para a depressão. A divisão 12 da Associação Psicológica Americana (APA) possui um site no qual divulga se uma terapia possui um nível de eficácia leve, modesto ou forte com relação a melhorar os sintomas de um transtorno psicológico específico. Ao final do texto, indico este site da APA.

Neste texto, gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias de uma terapia não muito conhecida aqui no Brasil para o tratamento de depressão, chamada Self System, cuja ideia central é de que a depressão é uma dificuldade relacionada à motivação.

Tratamentos para a depressão

Para tratar depressão, a APA indica como tendo forte eficácia: terapia cognitivo comportamental, terapia de ativação comportamental, psicoterapia interpessoal, terapia de resolução de problemas e terapia cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT).

Atualmente, a Self System possui um nível de eficácia ainda modesto. Isso significa que mais pesquisas são necessárias para comprovar a sua efetividade (ou pesquisas mais robustas, com número de participantes maior ou desenho de pesquisa melhor delineado).

A ideia destas pesquisas de eficácia é que, com o tempo, e maior número de pesquisas, poderemos comprovar se de fato um tratamento pode ajudar – e quando ajuda, ou, então, descartar um tratamento como pouco ou nada eficaz.

Self System Therapy de acordo com a APA

O site da 12 divisão de APA resume esta terapia da seguinte forma:

“A SST é uma psicoterapia breve e estruturada que se baseia na teoria do foco regulatório de Higgin (1997). A SST foi projetado para indivíduos deprimidos com autorregulação problemática como um fator primário no início e manutenção da depressão.

A depressão é conceituada como desordem de motivação e da busca de objetivos devido ao fracasso crônico em atingir objetivos pessoais. Esses indivíduos experimentam uma grande discrepância entre seu eu real e o ideal, juntamente com um alto incentivo motivacional.

SST incorpora técnicas de uma série de psicoterapias com suporte empírico, incluindo terapias de ativação cognitiva, interpessoal e comportamental. O foco do SST é traduzir os princípios da teoria do foco regulatório em uma intervenção que examina e modifica os objetivos do indivíduo e as estratégias para alcançá-los.

Este tratamento se concentra na autoavaliação e no aumento do comportamento focado na promoção por meio da psicoeducação, ajudando os pacientes a aprender a conduzir suas próprias situações e análise de crenças, alterando ou compensando seu estilo regulatório e avançando em direção a uma visão de si mesmo em um contexto mais amplo. SST inclui de 20 a 25 sessões”.

Depressão, motivação e busca de objetivos

No livro Self System Therapy, Client Workbook, encontramos outras definições interessantes sobre a relação entre depressão, busca de objetivos e a motivação para buscá-los.

A autorregulação (Self regulation) é o processo de estabelecer e perseguir objetivos que ajudem a pessoa a ser quem ela quer ser. A SST divide os objetivos em dois grupos: objetivos de promoção (que consistem em fazer coisas boas acontecerem) e objetivos de prevenção (que evitam que coisas ruins aconteçam).

A depressão estaria relacionada a um foco maior em evitar que coisas ruins acontecessem e um dos objetivos da terapia consistiria em equilibrar objetivos de promoção e objetivos de prevenção, ou seja, não só focar em evitar ou previnir que problemas ou coisas desagradáveis aconteçam como ir em busca de realizações e criação de novas possibilidades que enriqueçam a vida.

Não se trata aqui do objetivo em si, mas mais da maneira como um objetivo em particular é visto através da motivação de cada um. Por exemplo, preparar uma refeição pode ter a motivação do prazer da própria refeição (objetivo de promoção) ou a preparação pode ter a motivação de que é a minha responsabilidade fazer a comida (evito neste caso que alguma coisa ruim aconteça se não fizer a refeição, como a crítica alheia).

De igual modo, posso fazer uma faculdade porque é meu sonho construir uma carreira (promoção) ou porque não quero desapontar a família (prevenção).

Portanto, se focarmos apenas em objetivos de prevenção vamos notar aumento da tensão e da ansiedade, e, igualmente, a motivação não será grande nem a realização do objetivo será satisfatória. Se, por outro lado, focarmos em objetivos de promoção, a motivação será instrinseca, e a realização trará sentimentos positivos e maior satisfação pessoal.

Conclusão

Como vimos no início do textos, existem muitos tratamentos que vem sendo estudados nas últimas décadas para o tratamento da depressão, que é um dos transtornos mais prevalentes e que mais causa incapacitação ou afastamentos no trabalho e estudos. A Self System Therapy inclui técnicas de abordagens já com forte eficácia como a terapia cognitivo comportamental, de ativação comportamental e interpessoal.

Uma novidade que pode ajudar clínicos e pacientes é uma maior compreensão do papel da motivação e dos objetivos como causas relacionadas aos sintomas dos estados depressivos.

Referências

Self-System Therapy for Depression

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913