Na carreira e na vida, problemas do tipo gravidade são aqueles que não podemos fazer nada a respeito. Lutar contra algo que não dá para mudar por vontade própria é um problema do tipo gravidade. Não podemos mudar a gravidade. Ela funciona todo o tempo e, no dia a dia, nos puxa para o chão.

Por exemplo, sabemos que no Brasil, passar em um vestibular (ou Enem) para medicina em uma universidade federal é bem difícil. Uma pessoa que queira fazer medicina terá que enfrentar essa “gravidade” (pois isso é como é).

Outro exemplo seria alguém que trabalha em uma empresa familiar onde sempre os cargos mais altos pertencem às pessoas da família. Todos os diretores e executivos, desde o começo, tem o mesmo sobrenome. Portanto, se você não tiver, se não for da família, será praticamente impossível atingir um patamar alto, nesta empresa familiar.

Orientação Profissional e Psicoterapia

Na Orientação Profissional e em psicoterapia, é importante reconhecer os problemas tipo-gravidade que temos lutado contra, para então parar de lutar contra algo que não pode ser mudado por nós e escolher os problemas que possuem uma possibilidade de resolução real por nós mesmos.

Se eu quero fazer medicina, vou ter que enfrentar a realidade de que o processo seletivo é muito concorrido. Posso espernear, ficar com raiva, ficar triste e mesmo assim essa situação continuará sendo como é. Lutar contra algo que não dá para mudar é inútil.

O que podemos mudar é a nossa atitude e as perguntas que fazemos. Se é como é, de que modo eu posso me comportar para atingir o que eu quero? Quais pessoas já fizeram isso e já concluíram o que eu quero fazer no futuro? Como descobrir o que elas fizeram de diferente?

Ou ainda: existem alternativas? No exemplo da medicina, existem alternativas de universidades privadas, universidades em outros países. Mudando um pouco, é possível pensar em áreas relacionadas da saúde que possibilitariam uma atuação em uma tipo de trabalho ligado às ciências médicas.

No caso da pessoa que quer ser promovida em uma empresa familiar, talvez a alternativa seja mudar de empresa ou abrir a própria empresa.

Problemas de relacionamento

Outra área da vida na qual muita gente tem problemas do tipo gravidade é em relacionamentos. Em relacionamentos amorosos, é frequente notar a tentativa de mudança do outro. Se alguém não quer mudar a sua forma de agir, é impossível para outra pessoa interferir nisso. É também como tentar lutar contra a gravidade.

“Eu quero que ele/ela faça como que quero”

“Eu quero que ele/ela aja como eu agiria nessa situação”

“Eu quero que ele/ela seja como eu penso que ele/ela deveria ser”

Este tipo de desejo pode existir mais consciente ou mais inconscientemente. É uma fórmula certa para gerar sofrimento. Claro que podemos ajudar alguém a mudar, mas como uma condição: que a própria pessoa queira mudar e queira manter a mudança.

Conclusão

Saber o que podemos mudar e o que não podemos controlar é fundamental para parar de “dar murro em ponta de faca”, ou seja, se martirizar em uma coisa que não vai adiantar nada.

Saber que perguntas melhores fazer é o começo do encontro de uma solução que nos permita sair de onde estamos e começar a andar para onde queremos estar no futuro.

Em um relacionamento, isso passa pela conscientização de quais pessoas queremos ter próximas de nós e pela compreensão de que ninguém é perfeito. Melhor do que tentar mudar na imaginação o jeito do outro é passar a aceitar a outra pessoa como ela é.

E você, contra qual problema tipo gravidade você tem lutado contra? Consegue abrir mão disso e escolher problemas em que você pode de fato resolver?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913