Olá amigos!

Depois de um longo período sem escrever aqui no site, estou de volta! Prometo escrever novos textos, com dicas e conteúdos novos, com mais frequência a partir de agora.

Neste primeiro texto, gostaria de compartilhar com vocês como uma única pergunta pode fazer as coisas andarem.

Os melhores livros de produtividade

Antes de começar, quero indicar dois livros que são incríveis para aumentar a nossa produtividade, ou seja, a capacidade de realização que cada um de nós possui:

A arte de fazer acontecer – David Allen

A única coisa – Gary Keller e Jay Papasan

No primeiro, David Allen traz a seguinte história:

Dean Acheson tinha passado vários dos anos anteriores prestando consultoria a executivos e pesquisando o que seria necessário para liberar os bloqueios psíquicos de muitos deles em relação a projetos e ás situações em que se viam envolvidos.

Um dia ele simplesmente começou a pegar cada folha de papel isolada na mesa de um executivo e forçá-lo a decidir qual seria a primeiríssima coisa que ele precisava fazer para aquilo andar.

Os resultados foram tão imediatos e tão profundos para aquele executivo que Dean continuou a aperfeiçoar, durante anos, uma metodologia para processar a caixa de entrada que utilizava aquela mesma pergunta”

A pergunta era: “Qual a próxima ação ? “

Se você parar agora e pensar em algo que está pendente em sua vida, por exemplo, no trabalho ou nos estudos, e se perguntar qual é a próxima ação a ser feita, certamente você estará dando um passo importante para descobrir o que tem que ser feito. E, incrivelmente, sentirá que nasce uma vontade de já realizar aquela ação.

Uma pergunta semelhante foi feita pelos autores de A única coisa. Mas antes, vejamos uma breve história sobre:

“Por força do hábito, eu terminava as conversas de coaching (com os executivos recém contratados) com uma recapitulação do punhado de coisas que havíamos combinado, que eles cumpririam até a sessão seguinte.

Infelizmente, muitos realizavam boa parte das tarefas, mas não necessariamente a mais importante. Mesmo resultados. Mais frustração.

Então, numa tentativa de ajudá-los a obter êxito, comecei a encurtar a lista: “Você podia fazer apenas três coisas esta semana…”; “Que tal fazer só duas coisas esta semana…”. Finalmente:

“Qual a ÚNICA COISA que você pode fazer esta semana de modo a tornar o restante mais fácil ou desnecessário ? “

Esta pergunta é semelhante à pergunta de David Allen e Dean Acheson: “Qual é a próxima ação ? “

Nisso que está pendente em minha vida, qual é a próxima coisa, a próxima ação que posso fazer de modo que o restante – se houver mais de uma ação – se torne mais fácil ? Ou, se for uma única ação, qual ação deve ser feita para que eu já tire esse item da minha lista de tarefas ?

Conclusão

Às vezes, tudo que precisamos é de um leve empurração para a ação. Às vezes, esse empurrão vem de fora, da vida. Mas podemos ter a iniciativa de já começar. E uma maneira muito simples e eficaz de começar é se perguntar o que vem a seguir:

Para esse X ser concluído… qual é a próxima coisa a ser feita ? Qual é a próxima ação ?

Até o próximo texto! Abraços

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913