Olá amigos!

Existe um famoso experimento na psicologia comportamental que comprova que o nosso comportamento pode ser governado por regras. O fato de ter a regra não é um problema em si. O problema é quando a regra é mantida enquanto a situação externa já mudou ou quando a regra é rígida demais, causando dificuldades para nós mesmos ou para os outros.

Este famoso experimento foi desenvolvido na década de 1980 por Charlie Catania – um importante autor dentro do comportamentalismo ou behaviorismo.

O experimento de Catania sobre comportamento governado por regras

O experimento consistia em colocar a pessoa em frente a um dispositivo que às vezes, mas só às vezes, soltava uma moeda, quando se pressionava um botão.

Antes da pessoa começar, os pesquisadores lhe explicavam a regra: “Aperte este botão para ganhar dinheiro”.

O dispositivo era programado para soltar uma moeda depois de ter o botão ter sido pressionado uma quantidade X de vezes (por exemplo, após 10 vezes, depois 8 vezes, depois 12, e assim variando para que a pessoa não perceba um padrão).

A tendência é que as pessoas comecem a apertar o botão rapidamente, porque percebem que quanto mais rápido apertarem mais rápido cai uma moeda. Aí se estabelece uma regra comportamental. Apertar o botão o mais rápido possível.

Então, os pesquisadores alteram o padrão de reforço (a consequência do comportamento de apertar o botão não para X vezes e sim para uma quantidade de tempo após apertar o botão uma vez, por exemplo, o botão é apertado e depois de 6 ou 4 ou 10 segundo a moeda cai – não faz diferença apertar múltiplas vezes).

O curioso é que as pessoas não mudam o seu padrão de resposta, continuam pressionando o botão incessantemente, o mais rápido possível e isso não acontece com ratos, pombos ou macacos. Estes percebem a mudança na consequência, no reforço do seu comportamento, e o alteram de acordo. E isso também acontece se o pesquisador não diz “Aperta o botão para ganhar dinheiro”, ou seja, se apenas fala para interagir com a máquina.

O ponto central aqui é a intransigência do comportamento inicial. Embora as condições externas tenham se alterado (da quantidade X de vezes para uma quantidade Y de tempo), a regra estabelecida não é mudada. “Aperte o botão para ganhar dinheiro” mantém o comportamento sem que haja alteração.

Os pesquisadores da área de psicologia. comportamental chamaram isso de “Efeito de insensibilidade” (insensitivity effect). Em outras palavras, a situação muda, mas a regra se torna “insensível” a esta mudança

O meu comportamento é governado por regras?

O experimento de Catania lança luz sobre um fenômeno do comportamento humano muito importante. Como seres sociais, aprendemos muitas regras para viver em sociedade. Porém, o conceito de Catania aponta para uma questão específica: um sujeito pode vir a aprender uma determinada regra e mantê-la, ainda que não faça nenhum sentido prático, ainda que não tenha nenhuma utilidade.

Então, sim. O seu – e o meu – comportamento são mantidos por regras. A próxima pergunta é: “Qual regra?”e “Faz algum sentido mantê-la?”

Por exemplo, em uma conversa de um casal, a mulher conta, depois de um longo dia de trabalho, os problemas que está enfrentando. O marido pode ter uma regra como “devo encontrar uma solução e resolver o problema” sem ver que o que a sua companheira deseja é apenas ser ouvida.

Como não há o esclarecimento das necessidades de cada um, a conversa facilmente pode virar uma briga, com ele tentando cada vez mais dar possíveis soluções e ela se sentindo invadida e não escutada.

A regra ” “devo encontrar uma solução e resolver o problema” não necessariamente é um problema. O problema é não estar apropriada à situação – assim como continuar apertando o botão da máquina de moedas rapidamente, com o contexto tendo mudado.

Conclusão

Muitas vezes aprendemos regras e continuamos a segui-las sem que haja uma necessidade ali, ou então criamos regras tão rígidas que não conseguimos viver bem, causando sofrimento para os que estão à nossa volta e, claro, para nós mesmos.

Para descobrir quais regras estão conduzindo sua vida, comece a se questionar sobre o que está tendo uma determinada atitude ou comportamento. Se você não fizer conforme, o que poderia acontecer ?

Se tiver dificuldade de fazer esse questionamento sozinho(a), você pode buscar a ajuda de um profissional da psicologia.