As práticas de Mindfulness vem sendo estudadas cientificamente desde o final da década de 1970, portanto, há cerca de 40 anos. O número de pesquisas publicadas em jornais reconhecidos na comunidade científica vem crescendo ano a ano e as evidências dos benefícios para as mais variadas condições sendo estudadas.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de pesquisas publicadas por ano. Lembrando que geralmente cada pesquisa leva vários meses ou anos para ser concluída.

O que é Mindfulness?

A palavra Mindfulness é traduzida como Atenção Plena. Nós, professores de Mindfulness, a utilizamos de 4 formas:

1)      Mindfulness como um estado psicológico de Atenção Plena ao momento presente. Atenção ao que podemos sentir como sensações físicas (tato, gosto, cheiro, visão, sons, sensações dentro do corpo), bem como emoções e pensamentos – que também estão presentes aqui e agora.

2)      Este estado (1) pode ser desenvolvido e transformar-se em uma característica de personalidade, um traço. O estado torna-se mais permanente, ao invés de acontecer apenas de vez em quando

3)      Mindfulness como práticas que visam aumentar o estado de atenção plena e transformá-lo no traço, na característica de personalidade (2)

4)      Mindfulness como Programas estruturados de 8 semanas

Evidências científicas

Para fazer pesquisas científicas, – como faço aqui no pós-doutorado na Unifesp –  há a necessidade de recrutar voluntários de pesquisas, desenhar a estrutura do ensaio clínico e analisar os resultados estatisticamente. É um trabalho que leva tempo e exige muito esforço e dedicação.

Em geral, os ensaios clínicos analisam uma certa quantidade de pessoas (n) dependendo de uma série de fatores relacionadas às condições para a pesquisa. Para ter maior segurança de que os resultados de uma intervenção (como mindfulness) são benéficas existe o método de juntar várias pesquisas em um único artigo, chamado de Revisão Sistemática.

Na Revisão Sistemática, unimos os resultados de uma quantidade grande de pesquisas, com um número de voluntários (n) bem maior e assim conseguimos dizer com maior margem de segurança que aquela intervenção é benéfica para a população em geral.

Por exemplo, uma única pesquisa analisou os resultados de 200 pessoas. Pegamos 10 pesquisas muito semelhantes e chegamos ao número de 2000 pessoas. Temos mais segurança de que os resultados são válidos quanto maior for o (n), o número de pessoas que contribuíram com os estudos.

Também podemos pegar várias revisões sistemáticas e juntar ainda mais dados. É o que chamamos de Revisão Sistemática de Revisões Sistemáticas.

Revisões Sistemáticas de Mindfulness

Gotink e colaboradores (2015) publicaram uma Revisão Sistemática de Revisões Sistemáticas, incluindo 8.683 pessoas, analisando Mindfulness:

“Embora exista ainda ceticismo no mundo médico sobre o MBSR e MBCT (protocolos de mindfulness de 8 semanas), a evidencia indica que ambos estão associados com melhoras nos sintomas depressivos, ansiedade, estresse, qualidade de vida, e desfechos físicos específicos como tratamento adjunto de câncer, doenças cardíacas (como hipertensão), dor crônica, doenças somáticas crônicas, depressão, transtornos de ansiedade e outros transtornos mentais (como transtorno bipolar, esquizofrenia) e na prevenção da saúde de adultos e crianças” (GOTINK, 2015, p. 14)

Mindfulness para diminuir ansiedade

Sobre a utilização das práticas de Mindfulness para diminuição da ansiedade, Gotink resume:

“Uma revisão com 13 ensaios clínicos, com um total de 1244 pessoas com diferentes transtornos de ansiedade encontrou um efeito benéfico significativo na ansiedade. Curiosamente, os ensaios conduzidos em países ocidentais apresentaram maior efeito do que aqueles realizados em países orientais” (GOTINK, 2015, p. 9).

A razão da diferença talvez resida em que as práticas meditativas são mais presentes nos países orientais do que ocidentais, de modo que aqui a intervenção apresenta maiores benefícios.

Como funcionam os Programas de 8 semanas

Existem Programas de 8 semanas de Mindfulness que já foram extensamente analisados por pesquisas científicas. Em geral, todos eles seguem em sua maior parte o Programa Mindfulness Based Stress Reduction, o primeiro programa criado por Jon Kabat-Zinn, para a redução do estresse.

Os Programas têm duração de 8 semanas, com encontros de cerca de 2 horas (em grupo) e 1 hora e meia (individual). Nas sessões, ensinamos as práticas de mindfulness, formais e informais. As práticas informais têm duração de 15 a 20 minutos e são conduzidas. Entre uma prática e outra explicamos os conceitos e tiramos dúvidas sobre as práticas da sessão e práticas realizadas anteriormente.

Durante a semana, sugerimos que se mantenha a prática de pelo menos uma prática formal de mindfulness de cerca de 20 minutos e uma prática informal, como prestar atenção em uma refeição, no banho ou ao escovar os dentes, por exemplo.

O Programa de 8 semanas também é oferecido online, por Skype. Saiba mais: Programa de 8 semanas de Mindfulness Online

Mindfulness como tratamento para a ansiedade

Embora saibamos pelas pesquisas sobre os benefícios de mindfulness, é importante deixar claro que os Programas de 8 semanas são geralmente utilizamos pelos profissionais como um tratamento complementar ou adjunto a outros tratamentos. Ou seja, mesmo que saibamos os benefícios de mindfulness, o tratamento tem que ser pensado não como uma panaceia, como se fosse funcionar para tudo e para todos em qualquer contexto.

Ao recebermos o pedido para a realização do Programa de 8 Semanas, analisamos com calma as condições de cada um para começar as práticas.

Dúvidas e contatos: psicologiamsn@gmail.com

Whatsapp – (11) 98415-6913

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913