A verdade é que ninguém (ao menos ninguém que conhecemos) sabe como será o futuro. E se ninguém que conhecemos sabe sobre o que vai acontecer logo mais, daqui um momento ou dez anos, porque algumas pessoas aparentam ser felizes com as possibilidades e outras paralisam e sofrem?

Resposta: não é o fato de saber ou não sobre o futuro e sim a forma como cada pessoa lida, a maneira como cada um de nós pensa sobre o que há de acontecer, a diferença que faz a diferença.

Neste texto, vamos provar este argumento. Com um exercício simples, passaremos a entender que é o modo de pensar sobre o futuro que altera a nossa experiência presente.

Coisas que não aconteceram, coisas que não vão acontecer

“Eu sofri por muitas catástrofes na minha vida, a maioria nunca aconteceu”, escreveu certa vez Mark Twain. Acredito que todo mundo já sofreu – e muito – por coisas que não vieram a acontecer, não é mesmo?

Ter ficado semanas imaginando que um relacionamento podia acabar ou que seríamos demitidos no trabalho ou que não teríamos dinheiro para pagar as contas ou que uma doença ia piorar. Enfim, os exemplos de catástrofes imaginárias são muitos e cada um consegue perceber que a frase de Twain está corretíssima.

Porém, se coisas catastróficas não aconteceram no passado porque continuamos a insistir que coisas catastróficas vão acontecer no futuro? Será que não aprendemos que deste modo criamos um sofrimento contínuo porque mantemos a ideia de que algo negativo vai acontecer?

Aprendendo a diferença entre esperar e antecipar

Faça o seguinte exercício:

1)      Selecione uma esperança que você tem atualmente (Por exemplo, de que você vai manter a amizade com um amigo, que você vai ganhar muito dinheiro, que você vai poder viajar ou dominar um esporte ou um instrumento musical, etc)

2)      Agora, tendo selecionado uma esperança, apague todas as outras possibilidades que poderiam acontecer relacionadas à esperança escolhida, criando uma única imagem de uma possibilidade restante, e note como sua experiência subjetiva muda (Por exemplo, imagine apenas que você vai ganhar muito dinheiro ou imagine apenas que a amizade vai certamente ser mantida ou imagine apenas que você viaja, ou apenas que você consegue praticar o esporte ou apenas que você consegue tocar o instrumento, etc). Deixe em sua mente apenas e tão somente aquilo que você quer que aconteça.

Faça.

Fazendo o exercício, você terá notado que você passa da esperança (que inclui possibilidades de que o que você espera não aconteça) para a antecipação (você antecipa que o que você quer e deseja vai acontecer).

Por exemplo,

Tenho esperança de passar no vestibular. Se parar para pensar, na minha experiência da esperança haverá a possibilidade de eu passar no vestibular. Mas também haverá a possibilidade de eu não passar. Ou ainda outras possibilidades, como de que eu fique doente no dia e não vá fazer a prova, etc. A esperança comporta a possibilidade que almejamos e igualmente outras possibilidades que não queremos e que tememos que posso acontecer.

Se eu antecipo que eu vou passar no vestibular, eu excluo todas as possibilidades que não estão de acordo com o que eu desejo. Apenas estou antecipando que o que eu quero vai acontecer. É a única possibilidade.

Faça este exercício

1)      Selecione uma situação desagradável que você está atualmente antecipando (Por exemplo, falhar em uma apresentação pública, sentir vergonha no primeiro encontro, a chegada de uma conta gigantesca, ser uma pessoa que não se compromete e procrastina, etc). Selecionando  esta situação desagradável, veja como você se sente.

2)      Agora mude a imagem, transformando as coisas de maneiras diferentes do que você está antecipando (Por exemplo, ter uma excelente apresentação pública e ser elogiado, ter um primeiro encontro emocionante, a conta que chega é 10% do valor que você planejara, você sendo uma pessoa comprometida com os seus planos e disciplina, etc)

Se você fez o exercício você passou da antecipação de uma situação desagradável – que certamente te trazia pessimismo e sensações desconfortáveis – para a esperança (a presença de várias possibilidades concomitantes). Neste segundo exercício, ter esperança, ter várias possibilidades, alivia. Ou seja, ao antecipar algo negativo como inevitável, sofremos. Ao imaginar que algo negativo pode ou não pode acontecer, diminuímos ou anulamos o sofrimento.

Paralelamente, se antecipamos algo positivo (só o positivo vai acontecer) nos sentimos bem. Se esperamos que algo positivo talvez ocorra ou não, passamos a ter insegurança e incerteza.

Conclusão

Neste breve exercício da esperança para a antecipação e da antecipação para a esperança, conseguimos perceber que a maneira como lidamos com o futuro determina a maneira como nos sentimos aqui e agora.

Além disso, na medida em que o futuro é desconhecido, podemos mudar as nossas criações mentais para uma maneira mais criativa e positiva.

Dei o exemplo do vestibular porque realmente funcionou comigo há 15 anos atrás. Não era um excelente aluno na escola. Tinha tudo para acreditar que não passaria no vestibular. Mas fazendo um exercício semelhante eu parei a ideia de esperar (passar no vestibular como uma das possibilidades entre outras) e mudei para antecipar (eu certamente vou passar).

Com isso, na hora da prova me senti muito mais seguro e meses antes do vestibular, tendo a certeza de que ia entrar, consegui me sentir muito mais confiante para estudar todas as disciplinas que precisava.

Se ficasse duvidando da minha capacidade, poderia ter paralisado, não estudado e não passado. (Quero dizer que não se trata apenas de antecipar que o que queremos vai acontecer e ficar assistindo TV ou no facebook).

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor escreva abaixo.

Exercício do livro: The Emprint Method

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913