A maioria das pessoas que conheço e que querem fazer a faculdade de psicologia, pensam inicialmente em trabalhar depois na psicologia clínica: atender os pacientes em um consultório. Uma das grandes vantagens da psicologia – e de áreas próximas da saúde – é que podemos chegar a nunca ter um chefe na vida, ou seja, economicamente entramos na categoria do profissional liberal.

Contudo, há um aspecto muitas vezes desconsiderado de ser um profissional liberal que pode levar ao fracasso: não levar o consultório como um negócio. No vídeo abaixo, da Ana Paula, ela mostra com muita clareza a diferença entre ter um consultório como hobby e como negócio.

Antes de passarmos para o vídeo, gostaria de salientar algumas questões que fui aprendendo, errando também. Embora ser um profissional liberal possa ser uma maravilha pela liberdade de tempo, espaço e ser seu próprio chefe, é importante lembrar de duas áreas das empresas que são imprescindíveis: a contabilidade e as vendas (marketing).

Contabilidade

Não sou um especialista em contabilidade (claro! Até por isso pago um e tiro todas as minhas dúvidas com ele), mas o que sei da importância da contabilidade na administração de um negócio é bem simples: os números das entradas e saídas – vendas de serviços ou produtos em contraposição com as compras ou gastos – nos permite ver a “saúde” de um negócio.

Ontem mesmo estive conversando com meu contador e ele estava me contando o caso de uma professora que dá aulas em uma escola e aulas particulares. Somando as duas rendas, ela teve que declarar o imposto de renda e recolher os devidos valores. Ora, fazendo as contas dos gastos (incluindo os impostos), ela percebeu que estava praticamente pagando para trabalhar, no serviço das aulas avulsas. Somando tudo, ela percebeu que teria que mudar.

Se olharmos apenas os ganhos, nem sempre teremos uma ideia do panorama geral. Uma empresa que fatura 1 milhão de reais em um mês pode estar falindo. Com a contabilidade, portanto, vamos conseguir visualizar – até com gráficos – que ritmo de crescimento ou retração estamos indo.

Vendas ou marketing

Uma empresa vende serviços ou produtos para outras empresas ou pessoas, razão pela qual o setor de vendas e marketing é fundamental. Na área da saúde, podemos falar em saber divulgar, vender seu peixe, etc, tudo de acordo com os respectivos Conselhos Federais que fiscalizam e limitam o que pode e não pode ser feito.

É mais raro que um profissional liberal contrate um outro profissional especializado em vender ou fazer peças de divulgação (como um assessor de imprensa). Porém, uma vez ou outra isso, em minha opinião, torna-se muito importante, a não ser que o próprio profissional tenha um talento natural ou faça cursos específicos.

O mais fundamental de ter ajuda nessa parte é que podemos medir o progresso também das estratégias de divulgação. Embora isso possa parecer complicado, talvez só o fato de perguntar para o paciente aonde ele ou ela te encontrou já será suficiente. “Foi indicação? De quem? Foi o anúncio no jornal? Na radio? Na internet?”

Aqui vale lembrar aquele frase: “quem não é visto, não é lembrado”.

PS: Portanto, contrate um contador de confiança para lhe ajudar. Invista em divulgação (melhor se você também tiver ajuda profissional). E lembre-se de agir de acordo com as regras do seu Conselho Federal.

Abaixo, o fantástico vídeo da Ana Paula!

Inscrevam-se no Canal – Ana Paula

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913