O Doutor em Psicologia John M. Gottman, durante mais de duas décadas, estudou o tema dos relacionamentos amorosos em experimentos científicos na Universidade de Washington. Em suas pesquisas, por exemplo, ele colocava um casal – que concordava com os termos da pesquisa – em um apartamento simulado e estudava as interações entre eles.

Mesmo em recém-casados, por sua experiência, ele conseguia prever com bastante precisão se o casal iria ou não se separar nos próximos meses ou anos. Em seu livro The Seven Principles for Making Marriage Work, ele descreve 4 erros que predizem términos de relacionamento. Estes erros são descritos abaixo:

1. Críticas

O Prof. Gottman escreve: “Você sempre terá reclamações sobre a pessoa com quem você vive. Mas existe uma diferença entre reclamação e crítica. Uma reclamação foca em um comportamento ou evento específico. Uma crítica é global e expressa sentimentos ou opiniões negativas sobre o caráter ou personalidade do outro”.

A diferença pode ser resumida neste exemplo:

“Você não me ajuda a lavar a louça” (reclamação sobre comportamento específico).

“Você é um idiota! Nunca me ajuda” (crítica).

2. Desprezo

O segundo erro é chamado de desprezo (em inglês, contempt) e significa que a pessoa se acha superior à outra em algum aspecto. É uma forma de desrespeito, de falta de consideração e apreciação pela essência do outro. O desprezo aparece em formas de sarcasmo, cinismo, humor (que não é engraçado para quem é o objeto), “rolar os olhos para trás”, entre outros.

“O desprezo é mantido pela manutenção de pensamentos negativos constantes sobre o parceiro ou parceira”.

3. Ficar na defensiva

Devido às brigas e conflitos, é comum que apareça o estar na defensiva, que é facilmente visualizável no que chamamos de “se fazer de vítima”. Para se proteger, para proteger o próprio ego, o parceiro ou parceira começa a dizer sobre situações ou momentos em que aconteceu algo que machucou, normalmente, com voz chorosa e infantil.

Apesar de, em princípio, parecer um estado normal devido aos problemas, se colocar em uma posição de vítima (inferior) é semelhante a dizer que é o outro (ou outra) que está errando sempre. Não é a toa que ficar na defensiva também não resolve os problemas.

4. Muro de silêncio

No livro Comportamento Verbal, de Skinner, aprendemos que, ao termos um auditório – alguém que pode nos escutar e responder – somos treinados socialmente a falar qualquer coisa para não ficar em um silêncio constrangedor. Razão pela qual o silêncio, em uma discussão ou conversa, é sentido por quase todos como uma punição. Ficar totalmente em silêncio é uma forma de ignorar o outro, o que também não resolverá a situação no longo prazo.

Tentativas de reparação

Embora a presença destes 4 erros seja um indício de que o relacionamento tende a não durar no longo prazo, o simples fato de sua presença, por outro lado, não significa que não durará em 100% dos casos.

Afinal, relacionamentos duradouros igualmente apresentam brigas, desentendimentos, discussões e problemas. A diferença fundamental é que as tentativas de reparação são bem sucedidas.

Uma tentativa de reparação acontece quando uma ou outra pessoa procura superar a crítica, o desprezo, a defensiva ou o silêncio com um comportamento que quebra o ciclo, já que cada um destes quatro erros frequentemente conduzem a outro. Ou seja, a crítica leva ao desprezo, o desprezo ao silêncio, o silêncio à crítica, a defensiva ao desprezo e assim por diante.

Se o próprio casal não consegue romper este ciclo, e quer continuar junto, indicamos procurar um profissional que possa ajudar no processo.

Saiba mais sobre o Coaching de Relacionamentos Online via Skype

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913