Depois de colocar o ponto final na minha tese de doutorado, após 139 mil 777 palavras, respirei aliviado. Ainda que eu fosse há muitos anos fascinado pela psicologia analítica de Jung e ter o gosto de escrever, havia sentido por diversos momentos ao longo dos quatro anos de doutorado o que os escritores profissionais chamam de bloqueio de escritor (writer’s block). Respirei aliviado quando terminei porque sabia que tinha feito um bom trabalho, mas este não teria sido possível sem a ajuda do Coaching.

Tendo tido a experiência pessoal do que é o Coaching e de que ele realmente funciona, fiz eu mesmo um Curso Internacional para ser um Coach. A palavra coach significa treinar e treinador. Em inglês, é muito utilizada, por exemplo, para mencionar o treinador de um time de futebol, baseball ou outro esporte coletivo.

Da forma como vemos hoje, o sistema de Coaching nasceu dentro do universo empresarial. Antes, era muito comum que profissionais capacitados para ajudar as empresas, como psicólogos e administradores, fizessem consultorias, palestras e workshops. Evidentemente, esta prática continua existindo e funciona. Porém, após a realização deste tipo de treinamento, muitas empresas passaram a demandar um acompanhamento mais de perto, individualmente ou em pequenos grupos (para líderes, chefes, executivos).

Podemos entender o Coaching como um processo que conduz à realização de objetivos, objetivos estes bem definidos logo nas primeiras sessões. Terminar uma tese de doutorado, aumentar a produtividade, aprender a liderar são exemplos de objetivos claros e mensuráveis. A diferença com relação à psicologia clínica é que esta aborda questões que podemos chamar de mais “profundas”, como os porquês do comportamento, suas causas e razões, e, apesar de que possam existir objetivos para o paciente, nem sempre a metodologia vai na direção da sua resolução, pois, a psicoterapia pode trabalhar, ao mesmo tempo, com muitas questões inter-relacionadas, com transtornos mentais leves, moderados ou graves e geralmente é mais longa que o Coaching.

Como sou psicólogo e Coach, entendo bem esta diferença. Às vezes, clientes de Coaching precisam, de verdade, de psicoterapia (e são encaminhados). E, às vezes, ocorre o inverso. Também é importante salientar que nada impede que façamos os dois processos, a psicoterapia e o Coaching, simultaneamente.

Sobre a formação para ser Coach

No Brasil e no mundo, não existe uma regulamentação de um órgão sobre quem pode e quem não pode fazer um Curso para ser Coach. Muitos profissionais da psicologia fazem o curso para ter mais ferramentas em seu trabalho (e poder atuar ora como psicólogo(a), ora como Coach). Profissionais ligados às organizações e empresas – como administradores e economistas – também fazem o Curso para aprender habilidades específicas para realizar o Executive Coaching.

Igualmente, muitos profissionais que estão insatisfeitos com suas carreiras estão buscando o Coaching para mudar o seu rumo profissional.

Com os resultados do Coaching, vemos a sua crescente popularização por aqui e ao redor do mundo. Além do Exectuvie Coaching, encontramos outras aplicações específicas como Life Coaching (Coaching para a vida), o Career Coaching (Coaching de Carreira, para a escolha da faculdade, profissão, mudança de rumos profissionais), entre outros.

Como em toda área, existem profissionais capacitados e profissionais mal-capacitados ou que nem deveriam poder atuar.

Se deseja fazer um CURSO DE FORMAÇÃO EM COACH PROFISSIONAL, com CERTIFICADO reconhecido pela IAC (International Association of Coaching),  CLIQUE no LINK ABAIXO e saiba mais!!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913