“Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora” (Victor Frankl)

Olá amigos!

Como muitos de vocês sabem, Victor Frankl é o criador da Logoterapia, também conhecida como a 3° força na psicoterapia de Viena, no século passado, ao lado da psicanálise de Freud e da psicologia individual de Adler. Depois  de viver a tragédia de estar confinado em campos de concentração na Segunda Guerra, Frankl ficou mundialmente conhecido por seu livro Um psicólogo no campo de concentração. 

Diferentemente de Freud, que estudou a pulsão sexual (de vida) e a pulsão de morte, e de Adler que explicou as neuroses a partir do complexo de inferioridade (e superioridade), Frankl defendia o argumento segundo o qual a psicoterapia tinha que se preocupar com o sentido da vida.

O imperativo categórico de Kant

Quem já estudou a filosofia do genial Kant, reconhecerá no imperativo categórico de Frankl a influência do conceito. A grosso modo, podemos entender o imperativo categórico como uma orientação ética, uma forma de estruturar a questão sobre o que é melhor a fazer daqui pra frente com a nossa existência.

O imperativo categórico de Kant diz: “Aja como se, na sua ação, todos pudessem agir como você”. Se você pensa de fazer algo e está em dúvida se é certo ou errado ou se está questionando se é o melhor a fazer, você pode substituir a sua pessoa como agente da ação e colocar outra pessoa em seu lugar. Se ao substituir por diversas supostas pessoas você acreditar que esta é uma ação justa, então é justa a ação.

O imperativo categórico de Frankl

No Um psicólogo no campo de concentração – também intitulado como Em busca de sentido – Frankl escreve: “Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora”. Segundo ele, esta máxima convida o paciente – ou qualquer um – a refletir sobre a finitude da vida e, igualmente, na finalidade a que os atos atuais estão conduzindo no futuro.

Mas vamos com calma. O que quer dizer o imperativo de Frankl? Afinal, em uma primeira vez, é normal que tenhamos que ler algumas vezes para captar o sentido. E um exemplo ajuda a esclarecer.

Imagine um casal brigando. Em um acesso de raiva, um(a) dá um tapa com toda a força no rosto do(a) outro(a). Esse tapa, por sua vez, conduz ao término da relação. Posteriormente, o(a) autor(a) do tapa pode vir a se arrepender do que fez e desejar que fosse possível voltar no tempo e fazer diferente.

A ideia do imperativo de Frankl é que o sujeito faça uma profunda reflexão sobre o sentido de sua vida e de seus atos. Que viva a vida como se já tivesse passado, imaginariamente, por erros que viria a se arrepender. Então, imagina-se que uma vida inteira foi vivida do jeito que está sendo vivida agora. (Cada um terá a sua imaginação: um talvez imagine a sua vida conduzida pela raiva, outro pelo tédio, outro pelo egoísmo, vício, etc). E, ao final, não é necessário.

Portanto, temos:

  1. viver a vida como se já estivesse vivendo pela segunda vez
  2. sendo que na primeira vez foram cometidos erros típicos
  3. erros como estão sendo ou podem ser cometidos hoje

Conclusão

Para concluir, deixo aqui mais algumas palavras de Victor Frankl:

“A logoterapia procura criar no paciente uma consciência plena de sua própria responsabilidade; por isso precisa deixar que ele opte pelo que, perante que ou perante quem ele se julga responsável (…) A logoterapia não é instrução nem pregação. Ela está tão distante do raciocínio lógico como da exortação moral. O papel do logoterapeuta consiste em ampliar e alargar o campo visual o paciente de modo que todo o espectro de sentido em potencial se torne consciente e visível para ele” (FRANKL, p. 135).

FRANKL, Victor. Em busca de sentido – Um psicólogo no campo de concentração. Editora Vozes, 2014.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913