Faça mais em 12 semanas do que muitos fazem em 12 meses!

Olá amigos!

Em mais um vídeo gratuito em nosso Canal no Youtube, dou uma excelente dica de planejamento para a realização de objetivos. Veja o vídeo abaixo e as complementações em texto:

O ano de 12 semanas

Quando fazemos um planejamento mais curto, no caso de 12 semanas ao invés de 12 meses, nós criamos um dead-line, um prazo muito mais curto e, consequentemente, teremos que organizar a nossa agenda para realizar o que for preciso.

Afinal, quando criamos o sentimento de urgência, temos que fazer o que necessitamos fazer e temos que deixar de lado o que é desnecessário – ou não urgente.

Veja também –  Produtividade: o quadrante da urgência e importância

Ou seja, se você pensa que tem um ano inteiro para completar uma tarefa, é muito mais fácil deixar para amanhã, para a semana seguinte ou para o mês que vem. Agora, se não há esse tempo, o que seria protelado é trazido para o mais perto do agora.

No vídeo eu dou o exemplo de perder 6 quilos. Mas podemos pensar em muitos outros exemplos. É incrível como trazer o prazo final para mais perto (3 meses, não 1 ano) nos motiva e nos faz superar dificuldades.

Por exemplo, uma pessoa que tenha que escrever um livro pode fazê-lo escrevendo uma página por dia. (É o modelo de escrita da Isabell Alende). Mas essa mesma pessoa pode escrever 4 páginas por dia e terminá-lo em 3 meses, certo?

Aqui, temos que ficar atentos para o que é realizável. Não adianta também querer correr muito com um objetivo para criar frustração. Se 4 páginas é muito, é possível reorganizar de um modo que fique mais adequado para o tempo disponível.

Por isso, é tão importante o segundo passo de dividir em semanas. Escrever 28 páginas em uma semana (7 dias) é excessivo? E escrever 14 páginas? Enfim, é preciso fazer ajustes com o tempo para saber o que é melhor. Em muitos casos, diminuir um pouco o ritmo mas continuar com disciplina é melhor do que exagerar e se desmotivar por não estar conseguindo fazer.

De toda forma, isso não contradiz a vontade de fazer mais em menos tempo. Apenas salienta que é preciso saber como colocar as ideias em prática.

Vejo isso muito com os alunos que estão estudando para o vestibular ou que estão fazendo faculdade. No começo do semestre há uma grande vontade e um “gás” muito maior e esse gás vai diminuindo até que a quantidade de estudo planejada no começo (tantas horas por dia) acaba sendo muito menos no final.

Lembre-se que o objetivo é fazer com constância, disciplina, mas também de uma maneira que seja divertida e tranquila.

Veja também – Psicólogo ensina técnica para estudar melhor- A Técnica Pomodoro

Mudanças no percurso

Uma outra vantagem de estabelecer os seus objetivos em períodos mais curtos é a flexibilidade. Como as coisas estão constantemente mudando, ter planos que duram um ano inteiro podem se tornar impraticáveis.

Esses dias vi uma entrevista na TV com desenvolvedores de aplicativos para celular e, em suas empresas, um mês é considerado longo prazo (em uma empresa antiga, 5 anos é longo prazo), porque as mudanças nas plataformas de software e o gosto dos consumidores é muito mais fluido.

Em nossa vida pessoal e profissional, também é extremamente vantajoso ter um planejamento de 3 meses porque em 3 meses muita coisa pode mudar. Oportunidades surgem assim como dificuldades e o que era inimaginável há 3 meses talvez seja a realidade de hoje.

De grão em grão

Imagino que todos conhecem o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”. Também gosto do ditado “devagar e sempre”. Já falamos aqui no site sobre a diferença que faz a diferença, quer dizer, como um pequeno passo a mais, como uma decisão pequena mas constante, como fazer uma ligação extra ou como investir quantidades um pouco maiores de tempo e recursos pode se acumular e fazer a diferença no longo prazo.

Portanto, recapitulando:

1) Fazemos um planejamento de 12 semanas

2) Dividimos o objetivo ou objetivos finais em 1 semana por vez

3) Dividimos o objetivo da semana em comportamentos praticáveis em cada dia de cada semana.

Uma pessoa que está procurando emagrecer pode começar fazendo avaliações com médico e nutricionista. Já na primeira semana pode comprar outros tipos de alimento e selecionar melhor o que vai comer quando comer fora de casa. Pode aumentar o nível de exercícios físicos – com acompanhamento profissional de um educador físico, até chegar ao ponto de saber o objetivo depois de 12 semanas (digamos, 6 quilos a menos), o objetivo semanal (perder meio quilo na semana) e o que fazer no dia (comer de 3 em 3 horas, ingerir a quantidade certa de água, praticar um exercício).

Portanto, há:

– Definição clara dos objetivos (em 12 semanas, em 1 semana, em 1 dia)

– Definição clara do que fazer em cada semana e em cada dia

– A realização de comportamento em comportamento (de grão em grão) para que o objetivo final seja atingido.

– A avaliação do que pode, deve ou tem que ser alterado (às vezes surge algo inesperado ou é preciso alterar o objetivo para comportar dificuldades ou oportunidades não vistas antes).

Conclusão

Para concluir, gostaria de indicar um outro texto do nosso site que mostra que a diferença que faz a diferença é menor do que costumamos pensar. Costumamos pensar que uma ação leva a uma reação. Mas, segundo diversos estudos, algumas ações tem mais influência no resultado final do que outras.

A fórmula 80/20 ficou famosa. Segundo ela, 80% dos resultados são atingidos com apenas 20% dos esforços.

Veja o texto – Como fazer mais, fazendo menos – A Lei de Pareto

E isso é fantástico! Imagine que, para mudar e melhorar a sua vida pessoal e profissional, não é preciso, na verdade, ter uma motivação gigante nem uma força de vontade excepcional. É só mudar a coisa certa e os resultados surgirão.

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Referências

The 12 Week Year: Get More Done in 12 Weeks than Others Do in 12 Months

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913