“Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam” (Henry Ford)

Olá amigos!

Continuando o nosso Curso de Psicologia Positiva Grátis, nesta lição vamos estudar uma das virtudes ligadas à coragem: a persistência ou perseverança.

Definição de Persistência

Segundo o Via Institute On Character, “a persistência é definida como a continuação de uma ação voluntária em direção a um objetivo apesar dos obstáculos, dificuldades ou desencorajamento. Os termos perseverança e persistência são usados alternadamente apesar das conotações de perseverança serem mais uniformemente positivas do que as de persistência. É feita a ressalva de que a perseverança não significa perseguir obsessivamente metas inatingíveis, bem como que a persistência em si não é necessariamente uma força de caráter, mas sim a habilidade de saber quando persistir e quando desistir, e aí persistir quando é aconselhável”.

Leia também – E quando é melhor desistir?

Pelo texto vemos que há inclusa na definição de persistência a capacidade de saber quando persistir e quando desistir. Um modo de entender esta necessidade de avaliação é que uma pessoa que persiste em algo que não tem futuro ou persiste apenas por persistir, por teimosia, não está realizando uma virtude. Pelo contrário, está se prejudicando ou prejudicando os outros.

Na vida profissional e na carreira, a persistência é frequentemente citada como um item imprescindível para o sucesso. Desistir no meio do caminho, como sabemos, é mais frequente do que tentar e continuar tentando até que as realizações e as consequências positivas das realizações cheguem. Segundo Henry Ford: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam!”

sucesso caminho

É importante notar, entretanto, que para a psicologia positiva (Seligman) a persistência não deve ser confundida com a persistência mental. O sujeito que tem uma ideia e mantém esta ideia a vida toda de algo que deveria ser feito não é uma pessoa com a virtude da perseverança, apesar de ter em si uma ideia perseverante.

Como diz Fernando Pessoa, “O Mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que o pode conquistar, ainda que tenha razão”, ou seja, há uma grande diferença entre aquele que pensa, pensa, pensa – com persistência – mas não faz e aquele que pensa, e faz, faz, faz até conseguir. De modo que a virtude da persistência, na psicologia positiva, é indissociável da ação, do comportamento.

Exemplos de persistência e perseverança

“No verão de 1855, o garoto de 16 anos John D. Rockefeller precisava de um emprego. Ele tinha acabado de completar um curso de 3 meses de contabilidade, e tinha feito uma lista com as empresas na sua cidade natal de Cleveland que talvez precisassem de um assistente de contabilidade. Cleveland estava crescendo economicamente, mas ninguém estava disposto a dar uma chance a alguém tão jovem e inexperiente.

Por semanas, Rockefeller continuou procurando, de segunda a sábado, andando pelas ruas quentes de terno e gravata, tentando e tentando encontrar um trabalho. Ele foi rejeitado por todas as empresas da lista. Mas ele reagia a estas respostas simplesmente tentando novamente, pedindo entrevistas nas mesmas empresas que tinham negado a sua vaga em dias anteriores. Até que uma empresa de transportes viu o esforço e a persistência do jovem Rockefeller e contratou o homem que se tornaria o homem mais rico do mundo e, em sua época, o empresário mais influente” (Seligman, p. 229).

Um outro exemplo clássico de perseverança é a invenção da lâmpada. Thomas Edison conhecia – como os cientistas de sua época – que era possível transformar um tipo de energia em outra. Por exemplo, era possível transformar energia cinética em energia elétrica. Portanto, era plausível supor a possibilidade de transformar a energia elétrica em energia luminosa. O problema era encontrar um tipo de filamento que não queimasse e mantivesse a iluminação por longos períodos.

Depois de tentar mais de 1.000 vezes, Edison decide descansar e, em um sonho, encontra a solução que havia sido levantada por um assistente naquele dia: usar filamento de tungstênio. Bem, sabendo da história, ela não parece tão dramática. Mas imagine um pouco antes da descoberta. Imagine tentar uma vez e dar errado. Tentar uma segunda vez e dar errado… imagine tentar mil vezes! E dar errado… não é a toa que a maioria das pessoas tenha desistido do intento ou nem tenha chegado a tentar…

Porém, a ideia de Edison – junto do comportamento – era de que ele não tinha errado. Ele tinha descoberto formas que não tinham dado certo. Ou seja, ele não tinha descoberto, ainda, o que dava certo – mas ele já estava um passo a frente em cada tentativa, pois sabia o que não funcionava.

Nas palavras de Edison: “Eu não errei 10 mil vezes. Eu apenas encontrei 10 mil jeitos que não funcionam”.

Conclusão

99% dos empreendedores incluem a persistência e a perseverança como uma característica pessoal imprescindível para o sucesso. Se observarmos as histórias de vida de pessoas que atingiram os seus objetivos, veremos que o caminho não foi linear, não foi do ponto A ao ponto B em uma estrada reta e tranquila.

Evidente que uma pessoa que quer atingir o sucesso, ou seja, quer realizar os seus objetivos, tem que ter um objetivo, uma meta. Porém, o percurso até chegar lá passa necessariamente por obstáculos, por dificuldades, por contratempos. Razão pela qual a persistência e a perseverança são fundamentais. Sem elas, há a desistência. E, se não houver motivação suficiente, há somente a ideia sem nem menos tentar uma única vez.

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913