“Você pode aprender qualquer coisa” (Khan Academy)

Olá amigos!

Acabo de postar um novo vídeo gratuito em nosso canal no Youtube sobre Mindset fixo X Mindset de crescimento. O vídeo está também disponível abaixo.

Mindset Fixo X Mindset de Crescimento

Eu não consigo fazer isso, AINDA

Neste texto, gostaria de reforçar a necessidade de criarmos um Mindset, uma forma de pensar sobre a aprendizagem, que inclua sempre a palavra AINDA.

Explico: quando achamos que não podemos aprender alguma coisa, seja qual coisa for, nós damos uma desculpa e uma justificativa qualquer:

– Isso é difícil;

– Isso não é para mim;

– Eu não tenho talento / inteligência / capacidade;

– É preciso ter um dom desde criança para aprender.

Esse é o Mindset fixo. O Mindset de crescimento, entretanto, não nos deixa fixo e parado em uma perspectiva que não vai acrescentar em nossa vida. Em vez disso, há uma total ressignificação:

– Isso é difícil ainda, mas logo será fácil;

– Eu não tenho capacidade total ainda, mas logo serei capaz de fazer / aprender / entender

– É preciso trabalhar, se dedicar com afinco, é é totalmente possível aprender / dominar / compreender.

No livro da Carol Dweck, Mindset: how you can fulfill your potencial (como você pode realizar o seu potencial), ela conta a história da família Polgar:

“A família Polgar produziu três das maiores jogadores de xadrez mulheres da atualidade de história. Como? Susan, uma delas, disse: ‘Meu pai acredita que o talento inato não é nada, que o sucesso é 99% de trabalho duro. Eu concordo com ele’. A mais nova delas, Judit, é agora considerada a melhor jogadora de xadrez de todos os tempos. Ela não era aquela com mais talento para o jogo. Susan diz: ‘Judit foi uma jogadora com começo lento para aprender, mas ela se dedicou muito'”.

O pai das três melhores jogadores de xadrez do mundo tinha o pensamento parecido com Thomas Edison: “Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

No vídeo, eu menciono o problema da matemática. Na escola, muitos alunos e até professores acreditam que a matemática é uma matéria difícil ou complicada. Porém, qualquer um pode aprender matemática. Abaixo, vou listar alguns sites e aplicativos para celular e tablet que podem te ajudar a aprender mais.

Sites e aplicativos de educação

Khan Academy

O lema da Khan Academy é “você pode aprender qualquer coisa”. A história da criação desta academia é fantástica. O criador começou a gravar alguns vídeos no youtube para ensinar matemática para a sua sobrinha, que morava do outro lado do país (EUA). Sem pretender ter outros alunos, os vídeos começaram a ser muito acessados, porque o método de ensino era simples de entender e tinha sempre um passo a passo.

Com o sucesso dos vídeos, foi criada a Khan Academy, que tem financiamento de grandes grupos empresariais para levar o conhecimento – agora de praticamente todas as áreas – para as pessoas através de vídeos gratuitos.

FlunetU

FluentU é um site para aprender outras línguas. A diferença dele para outros sites parecidos, como LiveMocha, Babel, Dualingo é que o conteúdo é retirado de vídeos do youtube. Ou seja, podemos aprender uma nova língua através de músicas, entrevistas, desenhos. É uma forma muito boa para gravar e memorizar novas palavras e o seu uso em situações da cultura em que estamos nos inserindo.

Lynda.com

O site Lynda.com foi recentemente adquirido pelo LinkedIn por 1 bilhão e 500 milhões de dólares. O site está em inglês, e quem domina o idioma pode aprender a utilizar centenas de softwares como Photoshop, Final Cut Pro, Excel, WordPress, e centenas de outros. O custo mensal, na assinatura mais barata, é de cerca de 65 reais por mês (para ter acesso a todo o conteúdo).

Psicologia MSN – Assinatura Mensal

Não poderia deixar de mencionar o nosso trabalho na área da psicologia. Chegamos ao incrível número de 100 vídeos em nosso site! E todas as semanas estamos inserindo novos vídeos que são fáceis para compreender e memorizar a psicologia, a psicanálise, a PNL e, em breve, estaremos abrindo toda uma nova categoria de vídeos: os vídeos com dicas práticas da psicologia, ou seja, vídeos que são úteis para utilizar os conhecimentos de nossa área no dia a dia.

Por apenas 49,90 você terá acesso a todo este material. Clique aqui

Conclusão

Estamos vivendo um momento incrível na história da humanidade. Um momento que começou com a invenção da imprensa quando foi possível disseminar o conhecimento com mais facilidade. Até então, era preciso copiar um livro inteiro à mão para passá-lo adiante.

Hoje, não precisamos carregar baús com livros pesados para termos acesso ao conhecimento. Gratuito ou a preços acessíveis, podemos aprender sem sair de casa ou no caminho do trabalho ou aonde quer que estivermos. Não é incrível?

Para concluir, gostaria de dar um exemplo pessoal. No começo do nosso trabalho com psicologia, eu utilizava o blogger, que é um sistema do google para a publicação de blogs. É simples de usar e gratuito.

Com o tempo, vi a necessidade de ter mais recursos e, pesquisando, descobri o WordPress. Porém, o WordPress é um sistema mais complexo e tem uma curva de aprendizagem (não é algo complicado ou complexo, mas é preciso aprender a usar assim como tivemos que aprender a usar o word ou o facebook).

E, para tanto, utilizei o site lynda.com – por isso o recomendo muitíssimo para quem quiser aprender sobre qualquer tipo de software. Agora, com o nosso estúdio profissional para a gravação de vídeos, precisei novamente do site para aprender a mexer na Cannon t5i, a editar com os softwares de edição de vídeo do Mac, para saber como gravar o áudio e até como me posicionar para a câmera.

Se for pensar tudo o que aprendi até aqui – nestes 5 anos com o site – é algo incrível! Em alguns momentos, claro, não foi fácil. Tive que ter sempre em mente esta ideia: “eu não consigo fazer isso, AINDA”. E, com o tempo, com a insistência e com a perseverança, fui aprendendo. Ainda tenho muito que aprender e com a palavra ainda em mente tenho certeza que vou aprender.

E, ainda, gostaria de salientar a questão de aprender um idioma. Se você aprendeu português, pode aprender qualquer outra língua. Sabia que com apenas 700 palavras você vai conseguir entender cerca de 80% das conversas cotidianas? Fácil não?

É só uma questão de tempo… não saber estas 700 palavras em inglês, francês, alemão, chinês, japonês, russo, italiano, espanhol… “não sei ainda…logo vou saber”.

PS: E isso é válido para qualquer área, não só para idiomas ou aprendizagem de softwares e códigos, para aprender música, artes, fotografia, negócios, relacionamentos interpessoais…

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913