Como observar e anotar o comportamento de pessoas e animais?

Olá amigos!

Hoje gostaria de comentar com vocês um excelente livro para estudar a psicologia comportamental. É o livro publicado pela editora Edicon, de autoria de Antonio Jayro da Fonseca Motta Fagundes: “Descrição, definição e registro de comportamento”.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é uma edição primorosa, em que tudo pareceu milimetricamente pensado e estruturado. E não é para menos, a edição que tenho em mãos é a décima sétima! E o Prof. Jayro faz questão de aceitar sugestões, críticas e comentários para aperfeiçoar cada vez mais a sua obra, que conta com melhorias a cada edição.

Veja a capa abaixo:

descricao

Então, de que trata o livro? Como o próprio nome já indica e a imagem destaca, o livro estuda o comportamento e o modo como profissionais da psicologia (e áreas afins que quiserem conhecer mais a psicologia comportamental) devem descrever, definir e registrar o comportamento, tanto para objetivos de pesquisa como, por exemplo, para o acompanhamento clínico. Como diz o autor:

“Este livro se destina àqueles que se preparam para ser psicólogos, ou modificadores do comportamento ou pesquisadores do comportamento humano e animal. Procura introduzi-los em alguns aspectos do importante e fascinante mundo da observação comportamental, fornecendo-lhes princípios e técnicas de observação direta, descrição e registro sistemático de comportamento”.

Um exemplo torna clara a relevância de observar e descrever o comportamento.

“O pai que se queixa de a esposa não saber lidar com o filho de 2 anos, que chora por qualquer coisa. Se ela fosse instruída a observar as ocasiões em que o filho chora, quantas vezes o faz e em que circunstâncias isso acontece, talvez descobrisse algo mais ou menos assim:

– A criança chora quando quer obter alguma coisa que não consegue por outros meios,

– Chora mais em presença da mãe do que de outras pessoas;

– Depois que o garoto começa a chorar, quase sempre a mãe faz o que ele quer” (FAGUNDES, p. 28).

Deste modo, o comportamento de chorar da criança, também chamado de birra, está delimitado e pode ser compreendido – e alterado:

“A observação comportamental é importante para os psicólogos, modificadores de comportamento e pesquisadores, servindo-lhes como um instrumento de trabalho para obtenção de dados que, entre outras coisas;

a) aumentem sua compreensão a respeito do comportamento sob investigação;

b) facilitem o levantamento de hipóteses ou estabelecimento de diagnóstico;

c) e que permitam acompanhar o desenrolar de uma intervenção ou tratamento e testar seus efeitos ou eficácia” (FAGUNDES, p. 30).

Portanto, temos ao final da observação e descrição o que é o comportamento estudado, como é, quando é e, possivelmente, uma hipótese do porquê ou para quê é.

Todos os capítulos do livro do Prof. Jayro são muito precisos. Aqui gostaria de salientar a importância do 3° Capítulo: Técnicas de Observação e Registro do Comportamento.

Se pararmos para pensar um pouco, se vamos estudar ou tentar modificar um comportamento… como vamos descrevê-lo? Uma pessoa que, porventura, tenha talento para escrever prosas e poesias, poderia fazer até uma bela obra sobre o comportamento. Entretanto, não estaria fazendo um trabalho científico, não é mesmo?

A questão, portanto, é: como descrever cientificamente o comportamento?

No capítulo 3 temos as respostas com toda as técnicas de registro de evento, de duração, registro a intervalos, registro por amostragem de tempo e técnicas mistas. A escolha da melhor técnica é explicada:

“A escolha da melhor técnica depende, entre outros fatores, dos objetivos da observação, da natureza do comportamento em estudo, da situação em que ele ocorre, da preferência pessoal do pesquisador, sua maior prática, etc” (FAGUNDES, p. 93).

Veja a lista completa dos capítulos abaixo.

Capítulos

1) Linguagem para descrição e registro de comportamento

2) Definição de eventos comportamentais

3) Técnicas de observação e registro de comportamento

4) Cálculo de concordância entre observadores

5) Registradores de comportamento

6) Programa de trabalhos observacionais

Pósfacio

Referências

Apêndices

O livro do Prof. Jayro, professor titular e emérito da faculdade de psicologia da Universidade de Guarulhos desde 1974, é um livro extremamente didático até porque foi pensado para o uso em sala de aula. Assim, encontramos ao final, nos apêndices, exercícios de revisão para fixar o aprendizado. Além de utilizar uma linguagem clara e acessível, com muitos e muitos exemplos, encontramos no livro uma divisão (através da mudança das fontes das letras) de resumos de cada parte da obra.

Leia abaixo o pósfacio.

Pósfacio do Prof. Jayro

“Escrevi esse livro tal como aquele viajante que percorre um local não muito conhecido, vive nele um bom tempo, a ponto de conhecer alguma coisa sobre esse novo ambiente e, voltando para os seus, se dispõe a dar as dicas para que eles não se percam pelo caminho, saibam os melhores lugares para ir, evitem os erros que ele cometeu, enfim que consigam ter ali um proveito máximo.

Muita gente, incrivelmente mais capacitada do que eu, entende de observação comportamental. Mas ao tentar ensinar observações aos meus alunos, nada encontrei publicado que fosse básico e desse todas as dicas que os professores, principalmente Walter Hugo de Andrade Cunha e Margarida Hofman Windholz, ensinaram-me em suas aulas, o que, a duras penas, descobri nos trabalhos observacionais da pós-graduação (só vim a conhecê-los aí!), principalmente na dissertação de mestrado (FAGUNDES, 1978) e na tese de doutorado (FAGUNDES, 1987).

Assim, surgiu esse livro: simples roteiro de quem este no, então, pouco conhecido e incrivelmente fascinante mundo da observação comportamental e quis partilhar o pouco que aprendeu, para que você e outros consigam ir bem mais além do que eu.

Se leu esse livro até aqui, se praticou os exercícios propostos, se teve algum proveito com o que escrevi, ele cumpriu seu objetivo e me tornou mais feliz.

Ah, se tive crítica ou sugestão que me permita melhorar o que escrevi, me manda, sem vacilar, porque periodicamente reviso, modifico e amplio o texto. Desde já agradeço por mim e pelos futuros leitores”.

Email – profjayro@profjayro.com.br

Conclusão

Para concluir, gostaria de sugerir a compra do livro. Vale realmente muito a pena para quem se interessa pela psicologia comportamental e para quem está começando a estudar psicologia. Também me agrada muito a atenção do autor com o leitor.

O livro pode ser adquirido no site da Editora – Edicon – Descrição, definição e registro de comportamento

A editora completa a descrição que fiz até aqui:

“Saber observar comportamentos é fundamental para psicólogos, diretores de Recursos Humanos, educadores, biólogos, veterinários, advogados (principalmente juízes e promotores), assistentes sociais, enfermeiros, médicos e muitos outros profissionais, sem falar naqueles que necessitam entender o comportamento de crianças, de pessoas com deficiências intelectuais ou de animais e que, para atingir sua meta, contam com a observação como um excelente e, às vezes, seu único instrumento.

E como se aprende a observar e anotar o comportamento de pessoas e animais? Exatamente esse é o assunto explanado neste livro, que dispensa conhecimentos prévios e cuja linguagem é simples e descontraída, sem muita terminologia técnica.

Tem mais: este livro é totalmente prático, cheio de questões de aplicação que são resolvidas e comentadas ao longo do texto, sendo que, esta 17ª edição inclui um vasto catálogo com 155 definições de comportamentos.

É o primeiro dos dois únicos livros sobre o assunto escritos no Brasil, e é adotado em faculdades de psicologia e outros cursos, em todo o país”.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913