Ideias simples e práticas para definir suas prioridades e atingir mais rápido seus objetivos.

Olá amigos!

Quando eu era pequeno, lembro que o meu pai utilizava muito a palavra prioridade. Com o tempo, passei a entender o significado desse conceito e, atualmente, no dia a dia profissional, tenho visto cada vez mais a importância de saber escolher o que pode e deve ser feito agora (ou hoje) e aquilo que pode e deve ser adiado ou delegado (dar para outra pessoa fazer).

Neste texto, então, vamos ver algumas dicas simples e eficazes de como estabelecer prioridades.

1) Prioridades e objetivos

Não poderemos nunca estabelecer prioridades, de verdade, se não soubermos quais são os nossos objetivos pessoais e profissionais. Alguém que quer correr uma maratona tem um objetivo definido. Então, se a maratona será daqui a alguns meses, uma de suas prioridades certamente será treinar para estar em boa forma no momento da prova. Uma pessoa sedentária que não gosta de caminhar e muito menos correr, obviamente, não terá a mesma prioridade.

2) Prioridade e tempo

O próprio conceito de prioridade (o que vem antes) está intimamente ligado com o tempo. Se eu estabeleço a prioridade de acordar e correr pela manhã, eu estou colocando esta atividade antes de outras. Eu dou mais importância a que esta atividade seja feita. Eu escolho ela e deixo as outras atividades para depois ou para outras pessoas.

Então, se eu quero correr a maratona e tenho este objetivo como um grande objetivo em minha vida, o treino será fundamental e deverá vir antes de tudo. Agora, se eu quero correr mas não ligo muito, devo descobrir o que vem antes checando os meus objetivos nesta fase da vida.

Portanto, para descobrir o que vem antes, podemos fazer algumas perguntas:

3) Perguntas para descobrir as suas prioridades

por Suzanna Kaye:

– Fazer isso vai te aproximar de um objetivo importante?

– Quais os benefícios de completar esta tarefa em particular?

– Isto tem que ser feito hoje (agora) ou pode ser adiado sem um custo muito alto de não fazer? Portanto, pode esperar?

– Esta tarefa foi solicitada por alguém? Por quem? Como você pode lidar com a demanda?

– A tarefa pode ser delegada?

– Qual é a pior coisa que pode acontecer se a tarefa não for feita hoje?

4) Respostas possíveis

Existem dois extremos no que concerne às respostas do que vem antes e do que vem depois: pessoas que não tem prioridade alguma (porque não sabem muito bem sobre os seus objetivos ou tem muita confusão ainda do que querem fazer) e o outro extremo no qual as pessoas podem cair, que é ter muitas prioridades, tantas prioridades que, no final das contas, é quase o mesmo de não ter nenhuma.

Se você tem 100 prioridades em um dia, você não tem prioridade alguma porque se tudo tem que vir antes, nada vai acontecer e nada ou quase nada vai ser realizado.

Uma boa dica de produtividade é separar por setores, sendo os mais básicos:

– Família;

– Trabalho;

– Educação;

– Corpo (esportes, saúde);

– Espiritualidade.

Se separarmos por áreas, já conseguimos organizar um pouco mais. Uma técnica que se mostra eficiente é dedicar espaços de tempo para cada atividade, como aquela pessoa que vai à igreja (espiritualidade) em certos dias e vai à academia em outros, enquanto no período da manhã cuida dos filhos e à tarde trabalha.

Evidente que o equilíbrio entre o tempo despendido em cada um destes setores nem sempre será viável. Em algumas fases, podemos nos dedicar mais à família, em outras o trabalho consumirá tanto tempo que poderemos nos sentir em falta com aqueles que amamos.

O que retira o peso destas escolhas nem sempre fáceis é passar a entender que não é a quantidade de tempo o que é realmente importante e sim a qualidade do tempo. Ficar 30 minutos com um parente e escutar realmente o que tem para dizer é muito mais impactante do que ficar o dia inteiro no mesmo ambiente sem nenhum contato.

Outro aspecto que não deve ser desconsiderado quando se trata de elencar as prioridades é aprender a delegar tarefas. Em muitos momentos, temos que contratar outras pessoas para fazer serviços que poderíamos fazer ou então pedir a ajuda de amigos, colegas ou familiares, pois querer fazer tudo, de novo, significa não dar conta de tudo, ficar sobrecarregado e cheio de stress.

Delegar não quer dizer ser incapaz de fazer, mas reconhecer que o tempo é finito e que existem outras coisas imprescindíveis a serem feitas. Por exemplo, eu posso ser um excelente cozinheiro, mas em uma semana em que tenho que terminar um importante projeto, jantar fora fará com que eu não tenha que perder tempo indo às compras, preparando os ingredientes e cozinhando-os.

Com a tecnologia, também é útil aprender a automatizar processos como colocar contas no débito automático.

Conclusão

Nunca vou me cansar de recomendar o livro “A Única Coisa” – veja mais aqui. Este livro mudou radicalmente o modo como eu lido com as demandas que já chegaram e continuam a chegar todos os dias. Saber avaliar qual é a única coisa mais importante a ser feita em um dia é sinal de que sabemos dos nossos objetivos, aonde queremos chegar e compreender profundamente que o sucesso não é consequência de um único ato, mas de uma série de comportamentos que vão se somando com o tempo.

Se você fez uma única coisa ontem, sua prioridade, não terá que fazer hoje. Hoje você faz então o que tem que ser feito hoje. Somando, antes de ontem, ontem e hoje você já está mais perto do seu objetivo e se continuar fazendo certamente atingirá a meta.

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913