Os livros mais fundamentais para conhecer a PNL.

Olá amigos!

A PNL, Programação Neurolinguistica, é uma área interessantíssima que se expandiu muito na década de 1990 e início dos anos 2000. Nós temos aqui em nosso site o Curso de PNL Grátis e, de tempos em tempos, divulgamos mais uma técnica.

Recentemente, temos recebido muitos pedidos para fazer uma lista com os melhores livros de PNL, em português. E, atendendo a tais pedidos, vamos criar uma lista completa que poderá ser ampliada nos comentários. Vou dividir por autores, para facilitar, ok? (a lista se baseia no meu conhecimento, ou seja, recomendo os livros abaixo porque os conheço).

Então vamos lá!

Melhores livros de PNL – Programação Neurolinguistica

Richard Bandler e John Grinder

  1. A Estrutura da Magia  –  Um livro sobre Linguagem e Terapia (The Structure of Magic – A Book About Language and Therapy)
  2. Atravessando  –  Passagens em Psicoterapia (Trance-Formations)
  3. Engenharia da Persuasão (Persuasion Engineering – Bandler e John La Valle)
  4. Hora de Mudar (Time for a Change – apenas Bandler).
  5. Resignificando  –  A Programação Neurolíngüística e a Transformação do Significado (Reframing)
  6. Sapos em Príncipes (Frogs into Princes)
  7. Tenha Agora a Vida que Quer  –  Transforme a Sua Vida de Forma Rápida e Duradoura (Get the Life You Want: The Secrets to Quick and Lasting Life Change with Neuro-Linguistic Programming))
  8. Usando sua Mente  –  As coisas que você não sabe que não sabe (Using Your Brain-For a Change)

Começo citando os autores Bandler e Grinder porque eles foram os criadores da PNL e, portanto, são evidentemente uma referência para começarmos. Todos estes acima são muito interessantes e nos ajudam a ter uma excelente introdução na PNL.

Robert B. Dilts

  1. A estratégia da genialidade. Volume 1 (Aristóteles, Sherlock Holmes, Walt Disney e Mozart)
  2. A estratégia da genialidade. Volume 2 (Albert Einstein)
  3. A estratégia da genialidade. Volume 3 (Freud, Leonardo Da Vinci, Nikola Tesla)
  4. Enfrentando a audiência – Recursos de Programação Neurolinguistica para Apresentações

Em minha opinião, Dilts tem um dos trabalhos mais inovadores dentro da PNL. A sua série de livros sobre a genialidade é fascinante (utilizamos algumas das técnicas no nosso Curso 100 Técnicas de Estudo).

Michael Hall

  1. Liberte-se: Estratégias para a autorrealização (Unleashead: a guide to your ultimate self-actualization)
  2. Coaching de Grupo e Equipe  –  Meta-Coaching (Group and Team Coaching)

É uma pena que o livro mais completo – com praticamente todas as técnicas de PNL – não tenha ainda sido traduzido. Ele foi escrito por Michael Hall e se intitula: The Sourcebook of Magic.

Milton Erikson

  1. O Homem de Fevereiro
  2. Seminários Didáticos de Milton Erickson
  3. Vivenciando Erickson
  4. Hipnose Médica e Odontológica  –  Aplicações Práticas
  5. O Homem de Fevereiro

Apesar de não ser propriamente uma autor da PNL e sim da hipnose (a hipnose de Erikson é a mais recomendada e reconhecida), decidimos listar aqui pelo fato de que Bandler e Grinder terem modelado as técnicas de Erikson para criarem a PNL.

Patterns of the Hypnotic Techniques of Milton H Erickson, de Bandler e Grinder é um outro livro que vale a pena (apenas em inglês).

Anthony Robbins
  1. Desperte seu Gigante Interior  –  Como assumir o controle de tudo em sua vida
  2. Poder Sem Limites  –  O Caminho do Sucesso Pessoal pela Programação Neurolingüística

Anthony Robbins ou Tony Robbins é um dos maiores divulgadores da PNL e um autor best-seller no mundo todo. Estes dois livros citados acima são excelentes (me ajudaram, por exemplo, a passar no vestibular com técnicas de visualização).

Lair Ribeiro

Para quem não conhece, Lair Ribeiro é brasileiro e um autor best-seller. Seus livros também são incríveis e a maioria deles traz técnicas e ferramentas da PNL. Recomendo:

  1. A Magia da Comunicação
  2. Ajude-se Fazendo sua Parte
  3. Auto-estima  –  Aprendendo a Gostar de Você
  4. Como Conviver com a Violência
  5. Como Passar no Vestibular  –  use a cabeça & vença o desafio
  6. Comunicação Global  –  A mágica da influência
  7. DECIDIR & Implementar  –  em um mundo complexo, veloz e incerto
  8. Emagreça Comendo  –  Ação sem Medicação
  9. Fumar ou Não Fumar – A Decisão é Sua
  10. Gerando Lucro
  11. Inteligência Aplicada
  12. Melhor do que Bom!
  13. O Sucesso Não Ocorre Por Acaso
  14. Pés no Chão, Cabeça nas Estrelas
  15. Prosperidade  –  Abundância ao seu alcance
  16. Uma venda não ocorre por acaso
  17. Viajando no Tempo  –  Recriando o seu passado & criando o seu futuro

Conclusão

Como já disse em outros textos aqui no site, o inglês é um diferencial importante no mercado de trabalho. E não é apenas uma exigência sem sentido por parte das empresas. Literalmente, metade do mundo fala inglês (mais de 3.000.000.000 de pessoas) e, portanto, é muito mais fácil encontrar artigos, livros e textos.

E, na medida em que a PNL surgiu nos Estados Unidos, os autores obviamente escrevem em inglês. Por isso, se você domina o inglês que seja apenas para a leitura, terá muito mais facilidade. A sigla PNL em inglês é NLP (Neuro-linguistic Programing). Só o livro The Sourcebook of magic já vale a pena por ser ao mesmo tempo completo e sucinto com a maioria das técnicas.

Também gostaria de indicar, antes de encerrar, o site Golfinho (em português). Como leio os livros de PNL em inglês, a fonte para o que já está disponível em português veio de lá.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913