25% das pessoas têm um 4° cone e conseguem ver as cores como são

Devido ao interesse provocado pela cor do vestido (azul e preto ou branco e dourado) e do modo como vemos, aqui vai algumas descobertas fascinantes sobre a visão:

As nuances das cores que nós vemos depende do número e da distribuição de cones (=receptores de cor) no nosso olho. Você pode chegar no arco-íris (ou na imagem abaixo) – quantas nuances de cores você consegue contar?

cores

Se você vê menos de 20 cores: você é dicromata, como os cachorros, o que significa que você tem 2 tipos de cones apenas. Você provavelmente gosta de vestir roupas pretas, beges e azuais. 25% da população é dicromata.

Se você vê entre 20 e 32 cores: você é tricromata, pois você tem  3 tipos de cones (você vê uma parte púpura/azul, verde e vermelha). Você vê diferentes cores e pode apreciá-las. 50% da população é tricromata.

Se você vê entre 33 e 39 cores: você é quadricromata, como as abelhas, e possui 4 tipos de cones (você vê púrpura/azul, verde, vermelho mais a área amarela). Você ficar irritado com o amarelo, então esta cor não vai estar em nenhum lugar do seu guarda-roupa. 25 % da população é quadricromata.

Se você vê mais do que 39 cores: sejamos francos! Você está inventando! Existem apenas 39 cores diferentes no teste e provavelmente apenas 35 são propriamente mostradas na sua tela :)

É provável que pessoas que tem o cone adicional, acabem não sendo confundidas pela diferença azul/preto ou branco/dourado como o vestido, não importa o pano de fundo sob o qual ele for colocado.

Texto original: Prof. Diana Derval

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913