Um texto e um vídeo que pode ajudar quem tem dúvida entre fazer uma faculdade ou outra. Mais especificamente, falaremos sobre a dúvida entre psicologia e filosofia. 

Olá amigos!

Um querido leitor do nosso site, o Kleber, me pediu para que escrevesse sobre a questão “filosofia X psicologia”. Como não sou filósofo, pedi para que a Michelle Vaz escrevesse o texto: “por que escolhi a faculdade de filosofia“. Também temos um texto semelhante sobre psicologia: “porque fazer a faculdade de psicologia“.

Leia o texto e veja o vídeo abaixo!

Bem, eu sempre comento aqui nos nossos textos sobre Orientação Profissional, que existem dois motivos básicos para nos decidirmos a cursar uma faculdade:

1) Querer estudar a fundo as matérias daquela área

2) Querer trabalhar em uma das áreas depois de ter se formado

Pode parecer óbvio colocar nestes termos, mas nem sempre é claro para nós. Vou dar um exemplo pessoal. Como gosto de estudar, gostei de começar a estudar para fazer sites. Tudo porque comecei a fazer o psicologiamsn sozinho. Primeiro como um blog gratuito no blogspot e depois passei todo o conteúdo para o WordPress.

Como gostei de aprender e de brincar nesta área, fiquei pensando de fazer a faculdade de ciências da computação ou a faculdade de licenciatura em computação (pela UFJF a distância). O meu objetivo não seria deixar a psicologia e ir trabalhar na área. O meu objetivo era o primeiro objetivo listado acima: querer estudar a fundo e entender melhor sobre programação e sites.

Porém, ao analisar a grade curricular, vi que não aprenderia muito do que queria aprender. Pensando no meu objetivo, seria muito mais prático fazer cursos específicos sobre WordPress e foi o que fiz. Mais de 50 horas de curso e hoje domino a plataforma.

Este é apenas um exemplo de como temos que ter claro o que queremos para fazer a melhor escolha. Por exemplo, se você descobre a obra de Nietzsche ou de Freud e acha incrível, talvez você sinta o desejo de fazer a faculdade de filosofia ou de psicologia.

Entretanto, é necessário considerar se você quer estudar apenas Nietzsche ou apenas Freud… ou se você quer conhecer a filosofia em geral e a psicologia em geral.

Além disso, é importante ter clareza sobre o objetivo de estar na faculdade. É para aprender ou para ter o diploma? Ou para os dois?

Veja também – Dicas fundamentais para escolher a melhor faculdade para você

No vídeo abaixo, falo sobre as diferenças entre Filosofia e Psicologia:

(Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo)

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913