Olá pessoal,

Meu nome é Bárbara, tenho 21 anos e estou me graduando em Biomedicina. Estou aqui pelo convite do Felipe pra contar um pouquinho da minha experiência com o curso e como é fácil relacioná-lo a área de pesquisa em neurociência.

Primeiramente e por mais que todos saibam, acho importante ressaltar que Neurociência é uma abrangente área de Pesquisa científica. Dessa forma, mestres, doutores, e muito recentemente, graduados em neurociência, praticamente trabalham com isso: a pesquisa.

biomedicina

Por que escolhi a faculdade de Biomedicina?

Ao contrário do que muitos pensam o curso de biomedicina não forma apenas profissionais para o campo das análises clínicas. O profissional biomédico formado pelas universidades públicas do país tem uma pesada carga horária de disciplinas teóricas estritamente necessárias para a pesquisa científica, e isso se dá passando pelas disciplinas das exatas e estatísticas assim como pelas muitas disciplinas referentes à biologia do corpo humano: anatomia, biologia celular e molecular, genética, patologia e fisiologia são alguns exemplos.

Em algumas universidades, na grade curricular já se encontra a disciplina de Psicobiologia, que é um sonho!! Mais deixemos isso mais pra frente. Essa formação habilita o biomédico a trabalhar com pesquisa e docência, depois de realizado o estágio curricular na área de pesquisa, ao final dos seus 4 ou 5 anos de curso (dependendo da universidade).

Na minha universidade, tive introdução à filosofia e metodologia científica e Psicologia aplicada à saúde, que em minha humilde opinião, são disciplinas que abrem muito nossa cabeça para novas perspectivas. Em um curso completamente fundamentado na área de biológicas e saúde, essas são matérias que passam despercebidas pela maioria dos estudantes. Não pra mim, que sempre tive um pezinho nas ciências humanas e uma curiosidade absurda pelas teorias de personalidade e de desenvolvimento humano dos mais diversos autores da psicologia, incluindo meus favoritos: Sigmund Freud e Lev Vygostsky.

Meu maior sonho sempre foi o de escrever e entender um pouco da mente e comportamento das pessoas, por esse motivo, em vários momentos da minha graduação eu pensei em desistir, por pensar que não conseguiria chegar onde eu queria, porém, a certa altura, descobri que a biologia explica (em parte) muito do comportamento humano, e foi quando comecei minhas iniciações científicas dentro da universidade, no departamento de fisiologia, com pesquisas de comportamento materno e doentio. E durante as iniciações, acabei por descobrir também, que o pesquisador escreve demais!

Não sei se todos sabem, mas o comportamento tem lá suas bases biológicas e provar essa e outras teorias a ela relacionadas, tem sido uma luta intrincada entre biólogos, psicólogos, geneticistas e cientistas sociais ao longo dos anos. Portanto a pesquisa científica requer muitos profissionais que amem o que fazem para que façam direito, pois existem muitas teorias falhas e duvidosas por aí. A minha intenção como pesquisadora é estudar o comportamento humano a partir de suas bases biológicas, relacionando-as a premissas psicológicas e sociais, pois pra mim, é na inter-relação entre essas três áreas que o comportamento se molda.

Uma dica de pós-graduação, para os biólogos, biomédicos e psicólogos interessados em trabalhar com pesquisa nessa área, é o curso de Psicobiologia, oferecido já por muitas instituições pelo Brasil. A pesquisa psicobiológica estuda a influência das estruturas e processos biológicos: os sistemas nervoso, circulatório, endócrino e imunológico sobre o comportamento, atenção, cognição, aprendizagem, memória, emoção, sensação, percepção, sonhos etc. E vice-versa, a influência destes processos mentais sobre os processos e estruturas fisiológicos.

É uma dica bem bacana que, eu inclusive, pretendo seguir!

Queria deixar aqui meus agradecimentos ao Felipe, pelo convite, um apelo àqueles se interessam pela pesquisa, pra que se formem e estudem muito a inter-relação entre as áreas biopsicossociais e sejam pesquisadores maravilhosos pra que assim possamos melhorar a pesquisa científica no nosso país, e também um desejo de boa sorte a todos aqueles ainda indecisos, mas que, apaixonados pelas contradições da mente humana, encontrarão seu caminho, assim como eu.

Dúvidas, sugestões, questões, por favor, escreva abaixo!

Graduanda em Biomedicina