Conheça as diferenças e semelhanças entre as faculdades de Psicologia, Administração e tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Olá amigos!

Como sou formado em psicologia há 8 anos, como trabalhei como Analista de RH em uma Consultoria de Recursos Humanos e como já fiz alguns períodos de administração, acredito que posso compartilhar com vocês as diferenças e semelhanças entre psicologia, gestão de RH (tecnólogo) e administração.

A faculdade de administração

É interessante observar como a faculdade de administração é chamada de faculdade de negócios (Business) em inglês. Digo que é interessante porque nem sempre temos claro em nossa mente o que é administrar e o que é a faculdade de administração.

Nesta faculdade, portanto, aprendemos sobre negócios. Sobre como gerir uma empresa, uma instituição, um governo (no caso da administração publica).

E, para ser um gestor, um administrador, temos que ter uma visão geral de como funciona um negócio, indo desde a contabilidade à área de vendas, passando por competências como controle e liderança, visão de mercado e de economia até a compreensão dos Recursos Humanos.

A faculdade de psicologia

Como já falamos aqui no site, em diversos textos, sobre a faculdade de psicologia, não vou me alongar nesta parte. Em resumo, podemos dizer que estudamos nesta faculdade todos os aspectos do indivíduo, os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Uma das primeiras áreas de atuação da psicologia, historicamente falando, foi a psicologia industrial. Com o conhecimento adquirido nos laboratórios e com testes, os psicólogos no começo do século passado começaram a avaliar os indivíduos com o intuito de saber se eles eram capazes de ocupar as vagas de trabalho. Esta foi, por exemplo, a primeira aplicação pratica do famoso teste de Binet de Quoeficiente de Inteligência – o Q.I.

Gestão de Recursos Humanos

Como tanto a faculdade de administração (5 anos) como a faculdade de psicologia (4 a 5 anos) são faculdades muito amplas, surgiu a demanda do mercado de trabalho por profissionais que soubessem trabalhar no setor de Recursos Humanos, sem ter necessariamente estudado tudo o que a psicologia e a administração estudam.

Na verdade, aqui no Brasil, primeiro vimos surgir as pós-graduações de RH e, logo em seguida, com a aprovação pelo MEC de faculdades de curta duração (tecnólogos) que dão título de curso superior, vimos o surgimento das faculdades de Gestão Recursos Humanos. Os nomes podem variar um pouco de instituição para instituição, mas o objetivo é o mesmo.

O profissional de RH pode trabalhar nas seguintes áreas:

– recrutamento

– seleção

– treinamento

– departamento pessoal

Recomendamos – Curso Departamento Pessoal

Resumidamente, podemos dizer que o recrutamento consiste em buscar possíveis candidatos para as vagas; a seleção de pessoal seleciona através de entrevistas e dinâmicas os candidatos  que possuem o melhor perfil para a vaga; o treinamento acontece para os funcionários que já estão contratados a fim de que desenvolvam competências ou habilidades necessárias à sua função e, por fim, o departamento de pessoal lida com o lado mais contábil do RH (as burocracias do processo de contratação e demissão).

recursos-humanos

As diferenças entre a Psicologia, a Administração e a Gestão de RH

Bem, basicamente, podemos demarcar as seguintes diferenças:

1) Psicologia e Administração são faculdades mais amplas e, por isso, são mais longas na duração (o dobro ou mais do tempo se comparado com o tecnólogo).

2) A faculdade de Administração dá uma visão geral de todo o negócio e de todo o mercado (inclusive uma compreensão aprofundada da economia que permite, por exemplo, ao administrador saber que um aumento no juros do Banco Central terá impacto na macroeconomia no semestre seguinte).

3) A faculdade de Psicologia dá uma visão ampla do indivíduo, de sua personalidade, de seus comportamentos, de seu modo de se inserir em grupo, da probabilidade de emitir ou não um comportamento.

Por isso, somente o psicólogo pode aplicar testes psicológicos, fazer avaliações de personalidade e dar laudos sobre a psique de cada candidato ou funcionário contratado ou em vias de ser desligado.

4) Todos os três profissinais podem, portanto, realizar os processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Mas, somente o profissional da psicologia pode aplicar testes validados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Conclusão

Neste texto, procurei ir direto ao ponto sobre as diferenças entre as três faculdades. Teoricamente falando, veremos muito mais diferenças e perspectivas, mas, no mercado de trabalho, o que funciona na pratica são estas questões citadas acima.

Assim, se você quer trabalhar com RH e tem pressa de se formar, o tecnólogo em Gestão de RH vai lhe dar um diploma de Ensino Superior (uma faculdade).

Se você tem a disponibilidade de estudar 4-5 anos, você pode escolher entre as faculdades de psicologia e administração e ter uma formação não só focada no RH, mas mais ampla e completa, abrangendo outras áreas. Afinal, o administrador e o psicólogo podem trabalhar não só com RH como, também, em outras dezenas de áreas de atuação. É a vantagem de ter tido a oportunidade de estudar mais alguns anos.

A diferença entre a psicologia e a administração é que o administrador terá uma visão mais ligada ao funcionamento do negócio e a sua inserção no ambiente organizacional mais amplo (concorrência, compras, vendas, marketing, contabilidade, impostos) e o profissional da psicologia terá uma visão do processo organizacional como um todo, porém, mais ligado ao que chamamos de cultura organizacional, ou seja, o comportamento dos indivíduos em grupo (uma empresa é um grupo de indivíduos).

De forma que não existe uma resposta simples sobre qual faculdade é melhor fazer. Se o tempo e o dinheiro importam muito, o tecnólogo de Gestão de RH pode ser uma boa opção. Até porque, depois, já trabalhando, é possível partir para a graduação em administração ou psicologia ou então uma pós de especialização.

Escolher entre psicologia e administração vai depender da personalidade de cada um e do desejo de estudar as disciplinas da faculdade. Por isso, sempre sugiro que olhemos com calma a grade curricular de cada faculdade.

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escrevam abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913