5 Dicas práticas para passar a cuidar mais de si mesmo. Você tem dado tempo para se cuidar?

Olá amigos!

Estes dias atrás eu li um post muito interessante em um site estrangeiro, que dava 5 dicas para passarmos a cuidar de nós mesmos. Embora seja curioso o fato de que despendemos tempo para cuidar de um milhão de outras coisas, às vezes chega ao ponto de não termos nem 5 minutinhos para cuidarmos da gente, não é?

O que eu gostei no texto foi que dá para unir o útil o agradável. Cuidar de si, apesar do tempo. Afinal, depois, acabamos por ver que precisamos também fazer o que Jung chamava de “alimentar a alma” ou “estar à serviço da alma”, ou seja, dedicar o carinho e a dedicação que damos, por exemplo, ao trabalho e às pessoas que amamos ao nosso ser.

Dica 1) Aprenda a ficar em silêncio (mental e ambiental)

Esta dica simples nem deveria ter que ser mencionada, pois o silêncio sempre nos ajuda a nos acalmar e a nos tranquilizar, além de dar uma imensa clareza para pensar, resolver problemas e tomar decisões.

Entretanto, como sabemos, poucos querem ou conseguem silenciar os seus pensamentos.

A dica, então, é provocar o silêncio externo por um período de tempo de 1 a 5 minutos (na medida do possível). Desligar TV, som e abafar todo e qualquer barulho externo. Isto vai ajudar a eliciar o silêncio interno.

Uma outra dica que também funciona é manter o foco da atenção nas sensações corporais. Uma das técnicas mais incríveis da psicologia comportamental para o relaxamento nos ensina a ir dos pés à cabeça, quer dizer, ir prestando atenção em direção ascendente, relaxando cada músculo o máximo que der.

Ao mudar o foco para a sensações, a tendência – com a prática – é que a mente se silencie até chegar ao ponto de conseguirmos ficar em silêncio em meio a uma multidão ou uma grande metrópole barulhenta.

Uma forma simples e eficaz é treinar a meditação, como no vídeo abaixo:

Dica 2) Afirmações

Já há muito tempo que o setor literário chamado de auto-ajuda declara os benefícios das afirmações. Afirmações são frases que são remetidas como uma espécie de mantra ao longo do dia.

Por exemplo, Louise Hay, a famosa autora de best-sellers, recomenda que todos dissessem centenas de vezes ao longo do dia a frase: “Eu me amo”.

Apesar das críticas que podem ser feitas (pela autocrítica) ou por questões epistemológicas (científicas) parece irrefutável que o que pensamos modifica o nosso modo de sentir e agir.

Não demorou muito para a psicologia cognitiva de Aaron Beck comprovar que a cognição precede o afeto. Em outras palavras, as nossas emoções e sensações corporais acompanham o que pensamos.

De modo que, se vamos ficar pensando em muita coisa durante o dia, porque não se permitir pensar frases positivas a respeito de si mesmo?

Veja – 50 frases para ganhar autoconfiança

Dica 3) Leia mais

Sempre gostei da metáfora de que ler um livro é como estar ouvindo o que o autor pensa. Assim, podemos entrar em contato com o modo de ver o mundo de seres humanos tão fantásticos e geniais como Platão ou Aristóteles ou Fernando Pessoa.

Independente do seu autor de preferência no momento, dedique um tempo diário à leitura. Você ganhará em conhecimento, terá muito mais histórias para contar (e deste jeito ficará mais interessante), além dos benefícios óbvios para a cognição e a memória.

Dica 4) Escreva mais

Antigamente, as meninas tinham o excelente hábito de escrever diários. As gerações mais novas passaram a escrever em blogs (uma febre na década de 90 e início deste século). Com o encanto das redes sociais, me parece que esta onda diminuiu – o que é uma péssima notícia.

Escrever é uma atividade complementar à leitura. Uma boa parte do sentido de ler é ganhar conhecimentos e uma boa parte de escrever consiste em ter opinião própria (seja contra ou a favor do que lemos).

Outra vantagem é que você pode expressar as suas emoções e sentimentos, entrando em contato com uma região desconhecida de si que chamamos em psicologia de inconsciente.

Você pode se decidir se quer escrever para você ou se quer divulgar o que escreveu. Das duas formas – com intuitos diversificados – a prática da escrita é um excelente exercício para o autoconhecimento.

E, por último, mas não menos importante, com a internet é até possível ser parceiro do Google e ganhar dinheiro? Sabia?

Veja mais – Como ganhar dinheiro online com blog

Dica 5) Descobrir um exercício físico não repetitivo

caminhando-sozinha

Segundo as mais recentes pesquisas das neurociências sobre a felicidade, fazer exercícios físicos regularmente é uma receita simples e eficaz para aumentar o nosso grau de felicidade.

Porém, com um adendo: exercícios físicos que não sejam repetitivos. Por exemplo, é melhor caminhar por circuitos aleatórios do que por circuitos circulares ou andar em esteiras.

A novidade do ambiente desperta neurotransmissores ligados às sensações de bem estar.

Eu, particularmente, gosto do Pilates. Veja – Por que você deve fazer Pilates – Dicas e Benefícios

Conclusão

Com exceção da última dica, que pode tomar um pouco mais do sue tempo do que 5 minutos, todas as dicas citadas no texto podem ser feitas em 5 minutos. E, na verdade, até é possível fazer breves caminhadas entre os intervalos de atividades cotidianas.

O ponto principal é que podemos e até devemos dedicar um tempo para cuidar do nosso corpo e da nossa alma. Como dizia o ditado grego: “Mente sã em corpo são”.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913