Curso Gratuito sobre a obra de Alfred Adler, criador do conceito de complexo de inferioridade e o primeiro psicanalista a romper com Freud. Veja também a biografia do criador da Psicologia Individual.

Olá amigos!

 A obra de Alfred Adler normalmente não é estudada nas faculdades de psicologia e ouso dizer que não é estudada no Brasil. Com exceção de algumas pontuações, talvez, nas aulas de História da Psicologia, a psicologia individual é praticamente desconhecida entre nós. E uma rápida pesquisa pela internet mostra apenas 3 livros publicados em nossa língua: A Ciência de Viver, A Educação das Crianças e A Ciência da Natureza Humana.

Se a mesma pesquisa for realiza para edições em alemão ou inglês (ou até mesmo espanhol) veremos a lista aumentar muito. Em inglês, na Amazon, é possível adquirir The Collected Clinical Works of Alfred Adler, em 12 volumes.

Com isso dito, podemos ver que a obra de Adler não é estudada no Brasil porque não está traduzida e não é traduzida porque não é estudada.

Visando preencher um pouco esta lacuna, decidi criar este Curso Grátis e Introdutório. Digo introdutório porque se baseia no livro que tenho A Ciência da Natureza Humana. Embora seja baseado apenas em um único livro, é um livro especial, fruto de palestras dadas pelo autor no Instituto Popular de Viena e que tinham por o objetivo divulgar para todos os conhecimentos da Psicologia Individual.

foto (2)

Biografia de Alfred Adler

Alfred Adler nasceu em 1870 e faleceu em 1937. Formou-se em medicina em 1895 na Universidade de Viena, na Áustria. Começou trabalhando como oftalmologista e, logo em seguida, abriu o seu consultório e atendia como clínico geral. 

Adler morava na mesma cidade que Freud e, em 1902, ele juntou-se ao grupo de estudos de psicanálise que era realizado às quartas-feiras (Mittwochsgesellschaft), literalmente, Sociedade das Quartas-Feiras, a qual incluíam desde o começo Rudolf Reitler e Wilhelm Stekel.

Em 1910, Adler se tornou o presidente da Sociedade Psicanalítica de Viena e, no ano seguinte, em 1911, ele e alguns colegas decidiram sair do movimento psicanalítico. Deste modo, ele foi o primeiro grande autor a romper com Freud, três anos antes que C. G. Jung o fizesse (1914).

Jung, em alguns de seus trabalhos, resumiu o rompimento da relação teórica entre Freud e Adler como provocado por posições contrárias a respeito da natureza da psique e, em especial, a respeito da psique neurótica.

Para Freud, neste período, a causa das neuroses estava na sexualidade, enquanto para Adler estava no poder. Ou seja, enquanto Freud desenvolvia os seus conceitos de Complexo de Édipo e sexualidade infantil, Adler trabalhava no conceito de complexo de inferioridade. Em resumo, Jung escreve: “Para Freud, a concepção de fim é a satisfação do desejo; para Adler, é a usurpação do poder”.

Falaremos mais sobre o conceito de complexo de inferioridade nas Lições do Curso.

Em 1912, Adler fundou a Sociedade da Psicologia Individual, que incluía muitos estudiosos da obra de Nietzsche, que consideravam que as ideias de complexo de inferioridade estavam próximas do filósofo criador do Übermensch, o super-homem.

Nos anos seguintes, Adler conquistou enorme sucesso como o criador de uma escola psicoterapêutica diferenciada e até o final de sua vida viajou o mundo dando palestras e cursos. Na década de 1930, ele criou clínicas infantis, enquanto continuava a trabalhar com adultos.

Sobre o Curso Grátis Psicologia Individual de Adler

Nas Lições do nosso Curso, veremos como Adler procura explicar a psique e comportamento humano de uma forma integral, tanto para a saúde psíquica como as causas das doenças mentais.

Observação: não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição. As lições serão publicadas aos poucos e, no final, se você tiver acompanhado, será possível solicitar o Certificado de Participação (no valor de 25 reais, que é enviado pelos Correios).

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo:

Lição do Curso:

1) O conceito de psique para Alfred Adler

2) Aspectos sociais da vida psíquica (segurança e adaptação social)

3) A criança e a sociedade

4) O mundo em que vivemos: percepção, memória, fantasia, empatia e sonhos

5) Sentimento de inferioridade e a luta pela consideração

6) O inconsciente para Adler e a preparação para a vida

7) Superioridade e Inferioridade: O homem e a mulher

8) Considerações gerais sobre o caráter: otimismo e pessimismo

9) Adler sobre a vaidade, ciúme, inveja, avareza e ódio

10) Traços não agressivos do caráter

11) A religiosidade (falsa) para Adler

12) Sentimentos e emoções: raiva, tristeza e alegria

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913