Olá amigos!

Uma das formas de entendimento para a persuasão é o tempo da resposta. Se a persuasão é o que leva alguém a dizer sim, o tempo que ela leva para dizer sim também pode ser considerado um critério para saber se ela foi persuadida ou não. Ao longo de nossas vidas, nós vamos aprendendo como avaliar se compensa ou não compensa comprar um produto ou serviço, aprendemos tanto que depois praticamente não pensamos para concordar e pagar.

Por exemplo, se um produto está com 70% de desconto, deve valer a pena adquirir logo, antes que os estoques acabem. E o oposto, por incrível que pareça, é um outro mote para que a compra seja realizada, a ideia de que um produto caro é um produto bom, de qualidade.

Nesta lição do nosso Curso Psicologia da Persuasão, nós vamos falar sobre a aprovação social – uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para lhe convencer a comprar logo o que for que elas estejam vendendo.

Aprovação social e Psicologia da Persuasão

No começo deste mês, eu levei a minha filha para visitar os parentes em São José dos Campos, São Paulo. Em uma noite, estávamos passando por uma rua com cinco restaurantes. Um deles, completamente vazio. Os outros três, estavam só um pouco mais cheios e, por fim, o último estava completamente lotado. Como naquela região da cidade, os restaurantes também serviam como um local para tomar um chopp, fazer a Happy Hour, como se diz, o último restaurante tinha dezenas de pessoas em pé, ou esperando por uma mesa ou compartilhando aquele momento com pessoas que já tinham encontrado um lugar.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que a poucos metros existiam outros restaurantes com mesas vagas. Podemos imaginar que o preço e a comida ali eram melhores, mas tenho certeza de o critério fundamental para escolha não era isso. A aprovação social é uma dos critérios mais fortes para que as pessoas avaliem um lugar, como um restaurante ou uma boate, como de qualidade.

Falando em boate, você sabia que nos Estados Unidos muitas casas noturnas contratam pessoas só para ficar na fila? O motivo é justamente o da aprovação social. As pessoas que passarem em frente, verão as pessoas esperando ansiosas para entrar e vão querer entrar lá.

Deste modo, é fácil entender a lógica de que compramos o que as outras pessoas compram. Já repararam que as marcas fazem questão de citar quando é o produto mais vendido? Ou então dizer que milhões e milhões já compraram e são clientes satisfeitos? É como naqueles comerciais de TV que dizem assim: as linhas da nossa central estão congestionadas (o que quer dizer que muitas pessoas estão comprando), mas tente até conseguir!

Há um tempo atrás eu comecei a criar o site de videos – www.videos.blog.br – e foi muito interessante ver como se dá o processo de viralização de um vídeo. Em outras palavras, por que um vídeo recebe centenas de milhares de acessos e outro não? De novo, a resposta certamente tem que ser buscada na aprovação social.

Por exemplo, imagine que você está em um momento de lazer, sem ter muito o que fazer, e você fica vendo o seu feed, a sua linha do tempo, no facebook. Você vê que um de seus amigos compartilhou um vídeo de comédia. Mas você passa e não vê. Depois de alguns minutos, outro amigo compartilha e logo em seguida, outro e outro e outro. Após tantos compartilhamentos, será que você não vai acabar vendo o vídeo só pelo fato de que muitas outras pessoas estão vendo?

Penso que este é a razão de um dos vídeos mais assistidos do youtube ser um vídeo de um rapper cantando em coreano! Parece no mínimo inusitado, não é? Mas é a verdade, o vídeo do rapper Psy, Gangnam Style tem atualmente 2.040.597.966! Dois bilhões e quarenta milhões de visualizações! Não é incrível?

Bem, digo por mim. Eu não veria este vídeo por livre e espontânea vontade. Porém, como várias pessoas me mandaram e várias outras sugeriram e falaram do vídeo, eu tive que ver. Razão: o número de pessoas que já tinha visto o vídeo me fez vê-lo. E até indicá-lo como um vídeo entre o engraçado e o ridículo.

Conclusão

A aprovação social é uma das ferramentas da persuasão mais fortes que existem. Na nossa moderna e corrida vida, nem sempre temos tempo suficiente para avaliar com cuidado todas as opções disponíveis no mercado. E aqui que entram o setores de marketing e vendas das empresas que tem por intuito, é claro, vender para você o produto ou serviço.

Em algumas situações, talvez os dados sejam até falsos ou exagerados – como os dos comerciais de TV que falam que as linhas estão congestionadas ou que certa filmadora é a mais vendida do Brasil. Em outros casos, a empresa não vai querer sujar a sua marca com uma informação falsa. Ou seja, ela vai dizer a realidade de que aquele produto ou serviço é o mais adquirido. Será verdade, mas será que este critério é suficiente para fazê-lo comprar? Será que você compra apenas pelo fato de que muitas outras pessoas estão comprando? Será que você não tem associado demais que um produto que é bom pelo simples fato de que outras pessoas o escolheram?

Como o objetivo aqui do nosso Curso de Persuasão é ensinar as principais “armas” da persuasão, tanto para que você possa se conscientizar das estratégias que são utilizadas contra você, como para que você possa utilizar as mesmas ferramentas para conseguir divulgar e vender melhor o seu produto ou serviço, fique mais atento à questão da aprovação social.

Se você trabalha na internet, o número de seguidores no twitter, o número de fans em uma fanpage do facebook, o número de acessos enquadra-se dentro da avaliação social positiva. Se você trabalha com produtos físicos, você pode utilizar a aprovação social nas propagandas ou no momento do fechamento, informando (a verdade) de que tem sido o mais vendido, de que todas as pessoas tem gostado, de que não tem tido reclamações.

Para finalizar, gostaria que você avaliasse esta arma da persuasão em sua vida! Quantas vezes você comprou porque outras pessoas estavam comprando? Quantas e quantas vezes você comprou porque era o produto mais “popular”? Quantas e quantas vezes você comprou porque era o que todos estava fazendo?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913