Olá amigos!

No nosso Curso 100 Técnicas de Estudo estamos chegamos agora às técnicas específicas para a memorização. Para Platão, conhecer é relembrar e, embora esse pensamento tenha uma filosofia inteira por trás, podemos pensar na importância da memória para a aprendizagem. Foi o que eu estava pensando ontem, ao escrever a Técnica de Memorização, número 32, Método de Pitágoras. Afinal, de que adianta estudar e estudar e estudar se, passadas algumas horas ou semanas, você esquecer de tudo?

Curso 100 Técnicas de Estudo

Como digo na apresentação do Curso, nós vamos para a escola, nós vamos para cursinhos, nós vamos para a faculdade e para a pós-graduação mas nunca nos ensinam a como estudar. 

No nosso Curso 100 Técnicas de Estudo nós damos justamente as Técnicas fundamentais para que aprendizagem aconteça de forma eficaz. Assim, começamos com 10 Técnicas de Motivação, porque sem motivação não faz sentido nem começar.

Parte 1 – Motivação

Técnica 1 – Objetivo Definido

Técnica 2 – Objetivo Específico

Técnica 3 – Motivação pela autoconfiança

Técnica 4 – Motivação com paciência

Técnica 5 – Motivação pelo sentido (da vida)

Técnica 6 – Motivação pela recompensa

Técnica 7 – Motivação pelo hábito

Técnica 8 – Motivação pelo trabalho em equipe

Técnica 9 – Motivação sem ansiedade

Técnica 10 – Motivação com diversão

Depois de aumentarmos a motivação ao nível máximo, continuamos com técnicas excelentes para a atenção e para a concentração!

Parte 2 – Concentração

Técnica 11 – Atenção altamente concentrada

Técnica 12 – Concentração: Se for interrompido(a), pense é apenas…

Técnica 13 – Concentração: Dividir para governar

Técnica 14 – Concentração: Divisão do tempo

Técnica 15 – Concentração: Nada para fazer

Técnica 16 – Concentração livre da interferência dos Complexos

Técnica 17: Concentração e o paradoxo do tempo

Técnica 18 – Concentração na hora

Técnica 19 – Controle da desatenção

Técnica 20 – Um pouco mais de concentração

Com a motivação e a concentração treinadas, passamos para uma das partes mais fundamentais de toda a aprendizagem, que é a Memória. Apenas uma dessas Técnicas de Memorização já é suficiente para aumentar sua capacidade!

Parte 3 – Memória

Técnica 21 – Um remédio para a memória

Técnica 22 – Memória – Imagem bem Grande

Técnica 23 – Memorizar pela repetição

Técnica 24 – Memorização cinematográfica

Técnica 25 – Memória por associação

Técnica 26 – Memorização por ritmo

Técnica 27 – Memorização por listas

Técnica 28 – Memorização pela emoção

Técnica 29 – O Palácio da Memória

Técnica 30 – Memória e Esquecimento

Técnica 31 – Memória em Pedaços

Técnica 32 – Memória – O Método de Pitágoras

Veja um trecho do Curso através do Método de Pitágoras para a Memória.

Técnica 32 – O Método de Pitágoras para a Memória

Todos conhecem Pitágoras pelo seu famoso teorema matemático, mas poucos sabem que ele foi fundamental para a criação da música ocidental, da matemática e até da filosofia, tendo influência nos escritos de Platão e Aristóteles.

Você se recorda do seu famoso teorema? Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos ou c^2 = b^2 + a^2, 

Bem, a técnica, o método de memorização que é atribuído à Pitágoras é extremamente simples, mas lhes garanto que é um excelente método para o que podemos chamar de cultivo da memória, pois, assim como podemos cultivar uma planta, nós também devemos cultivar a nossa memória, diariamente.

O Método de Pitágoras

O método de Pitágoras, em minha opinião, tem a vantagem de nos permitir não só desenvolver a memória como também permitir a quem o fizer desenvolver a autoconsciência e, em especial, a ética e a moral.

Explico: a técnica consiste em, pouco antes de dormir, lembrar de todos os eventos que aconteceram durante o dia, desde o despertar, até o fim do dia. Não só os elementos mais fortes, como também todos os pequenos detalhes, como conversas, sensações, pensamentos.

No começo, pode ser mais fácil lembrar de alguns trechos, de algumas cenas, de alguns momentos. Porém, com o tempo, vamos notar que a nossa habilidade cresce – com o interesse a memória é facilitada como vimos – e podemos passar a nos lembrar cada vez mais, com todos os detalhes de maneira vívida.

Dizem que Pitágoras conseguiu desenvolver assim uma prodigiosa memória. Ele conseguia lembrar, então, não só dos eventos do dia mas também os eventos de vários dias passados.

E como disse, a técnica de lembrar o que aconteceu durante o dia é útil não só para ajudar na memória como também é extremamente útil para nos dar autoconsciência.

Por exemplo, digamos que você fume. Ao se lembrar dos eventos do dia, você também pode avaliar se os seus atos são corretos ou não, se são justos ou injustos, saudáveis ou doentios. Fumar não é um comportamento saudável, portanto, ao se lembrar do que você está fazendo, você pode começar a pensar sobre e ao começar a pensar sobre, você já estará dando um passo a mais para provocar a mudança e para viver melhor.

Assim, você pode ver quando está mentindo, quando está protelando algo importante, quando está brigando com pessoas que ama e por ai vai…

Portanto, comece a fazer a técnica do Pitágoras para a memória hoje mesmo!

Pouco antes de dormir, reserve um tempo para você relembrar de todos os eventos que você viveu no dia!

Acredite em mim, no começo será engraçado, talvez esquisito, mas você vai ver logo como é divertido e interessante e como apenas pelo fato de fazê-lo todas as noites você já está aperfeiçoando a sua memória.

E o que vem por aí no Curso 100 Técnicas de Estudo?

Além destas 32 Técnicas de Motivação, Concentração, Atenção, teremos mais 8 Técnicas de Memorização e também: Criatividade, Técnicas de Redação, Técnicas de Raciocínio Lógico, Técnicas Didáticas e muito mais!

Comprar Curso 100 Técnicas de Estudo – (Você pode dividir em até 18 vezes no Cartão!)

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913