Uma dúvida comum que muitos tem é sobre os investimentos em educação. Especialmente quem é mais velho e não tinha à disposição instituições de ensino acessíveis e teve que aprender na experiência, pode ser contrário a um alto investimento em educação. Ou seja, gastar com escolas particulares, faculdade e especializações.

Porém, sabemos que mais anos de estudo tem como consequência salários e ganhos mais altos. Isto é um fato e é simples de observarmos em nosso dia-a-dia.

Profissionais liberais como psicólogos, dentistas, médicos, engenheiros, advogados estudaram em média 20 anos (contando Ensino Fundamental, Médio e Superior).

Mas quando é hora de parar? Existe uma hora de parar de estudar e apenas trabalhar?

Por exemplo, sempre recebo emails ou comentários questionando se o ideal é fazer uma pós-graduação ou ir direto para o mercado de trabalho. E então?

Como saber quando investir e quando não investir em educação?

Pensando no critério acima, de que mais anos de estudo significa mais dinheiro no bolso, poderíamos vir a pensar que todo e qualquer curso seria benéfico financeiramente.

Mas, claro, este não é o caso. Temos sempre que avaliar o ROI (Return on Investment), no retorno sobre o investimento.

Pois fazer uma pós-graduação ou um Curso caro que contará apenas como mais um diploma e não vai acrescentar nada na carreira pode não ser a melhor opção.

Evidentemente, um Curso sempre trará conhecimentos e habilidades. Contudo, temos que avaliar com cuidado até que ponto será também lucrativo.

Além disso, temos que pensar com cuidado sobre se o investimento em um Curso será lucrativo direta ou indiretamente.

Explico: imagine um Curso de inglês. Geralmente, para se ter fluência levamos cerca de 5 anos. Portanto, além do dinheiro, temos que considerar o tempo de dedicação.

Será que vale a pena?

Pode ser que você nunca use o inglês em seu trabalho e nunca se aventure pela área de tradução e talvez até nunca viaje para um país de língua inglesa.

Porém, pense no fato de que 3 bilhões de pessoas (metade da população mundial) fala inglês. Com isso, você poderá ter acesso a muito mais informações – se falar inglês do que se não falar.

Neste caso, o investimento é, digamos, indireto.

O retorno direto de um Curso é visto quando temos que apresentar um determinado diploma para conseguir uma vaga, um emprego ou um contrato.

Conclusão

Podemos dividir o retorno do investimento em educação em 3 tipos básicos:

– Retorno Direto: quando precisaremos utilizar o diploma para conseguir mais trabalho (e, consequentemente, mais dinheiro). Todo diploma de graduação ou técnico se enquadra nesta categoria;

– Retorno Indireto: é quando não vamos precisar apresentar o diploma ou certificado de conclusão, mas o conhecimento adquirido será útil para conseguir outras habilidades ou facilitar o caminho na carreira;

– Retorno apenas de conhecimento: como disse no começo, existem Cursos que não darão retorno financeiro. É o tipo de Curso que pode ser útil para conhecer outras pessoas ou para ampliar o nosso saber. Porém, este saber pode não ser utilizado em nosso trabalho.

Para saber escolher se aquele Curso é adequado para ti, o caminho mais fácil é avaliar a sua condição financeira no momento. Pesquisar se o investimento vai representar realmente mais dinheiro no bolso ou não. Caso represente mais conhecimento (mas não necessariamente mais dinheiro), seria interessante pesquisar se não é possível adquirir o mesmo conhecimento de forma gratuita ou mais em conta.

Por outro lado, se você tem condições de fazer um Curso apenas pelo gosto de aprender e saber mais – seja no seu ramo de atuação, seja em outro como hobby – o retorno poderá ser avaliado por outros critérios e não apenas os financeiros.

Duvidas, críticas, sugestões, comente abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913