Existe um site muito interessante, em inglês, chamado Notícias do Futuro, News of Future. Pesquisando por lá, encontrei a seguinte notícia. O ano é 2040 e foi desenvolvida uma tecnologia que permite a todos ter o seu próprio terapeuta ou psicólogo através da inteligência artificial. Em outras palavras, um robô ou computador que consegue te entender, possui em seus arquivos todas as técnicas de todas as abordagens psicológicas, pode gravar tudo o que você disser e lhe auxiliar no processo de autoconhecimento.

O que você acha da ideia? Leia o texto abaixo e comente!

 Traduzo abaixo a noticia como foi publicada.

 Now You Can Have Your Own Therapist 24/7

Inteligência Artificial - A terapia do futuro?
Inteligência Artificial – A terapia do futuro?

1 de setembro de 2040

A partir de hoje você tem a disposição o seu próprio terapeuta, disponível 24 horas por dia, sempre presente quando você precisar conversar com alguém, sempre de bom humor, e que se lembra de todas as palavras que você disser. Este é o primeiro modelo de um terapeuta computadorizado, com o melhor do conhecimento produzido pela humanidade sobre tratamentos e reabilitação.

Foi debatido durante um longo tempo, mas com a ajuda da maioria das associações psicológicas, o desenvolvimento da inteligência artificial, e da fala automática (tanto para reconhecer quanto para responder), o governo permitiu que fosse aberto o primeiro consultório de terapia automatizada. O programa tem basicamente todo o conhecimento existente sobre psicoterapia e sobre a mente humana, e pode guiar o paciente nos mesmos passos que um terapeuta profissional. Tudo o que o paciente diz é calculado de uma forma que é dada a melhor resposta, o que, é claro, o programa faz tão rápido quanto os humanos.

O sistema é tão avançado que em um teste cego envolvendo 1.400 pessoas ninguém pode notar a diferença entre um terapeuta automatizado e um profissional depois de 30 minutos de sessão. O terapeuta automatizado está não apenas preparado para lidar com todos os tipos de questão, mas também pode dizer se a pessoa está mentindo no jeito como ela fala, e pode ainda indicar para a pessoa procurar mais ajuda, se necessário, e de que forma buscar tal ajuda.

Para entrar em contato com seu terapeuta automatizado, você deve apenas ligar para o número designado (você pode escolher se deseja um homem ou mulher). O seu terapeuta lhe pergunta como você está hoje e a sessão começa. Tudo o que você diz é gravado, então o seu terapeuta sabe de você na próxima vez que você ligar e pode então continuar diretamente de onde foi encerrada a sessão anterior. Todas as conversas são também anônimas, gravadas para o conhecimento do comportamento humano, e para que o terapeuta possa se autodesenvolver.

Isto vai significar que os terapeutas tradicionais devem começar a procurar por novos trabalhos? Provavelmente não. Humanos precisam de humanos, especialmente em tempos de necessidade. Embora os terapeutas automatizados tenham todos os conhecimentos que são precisos e a habilidade de se adaptar ao momento, eles não são em três dimensões, não são reais. No futuro ela talvez possa ser lançada em 2 dimensões, já que está sendo criada uma versão animada para aparecer na tela de qualquer dispositivo. Ou quem sabe, em até três dimensões, mas continuará artificial.

Argumento: A inteligência artificial vai se desenvolver durante as décadas de 2020 e 2030, e, deste modo os computadores terão as mesmas capacidades do cérebro humano. Nós poderemos então nos comunicar com computadores que vão entender o que dissermos e que poderão nos dar as respostas adequadas. Uma das formas de uso desta nova tecnologia seria para as pessoas que precisam de alguém para conversar, seja como um amigo seja como um terapeuta.

Questões: Vai haver a possibilidade de fazer um computador entender a mente humana como um humano pode compreender, ou talvez ainda melhor? Que aspectos legais haverão para uma solução como um terapeuta automatizado? De que outra forma esta tecnologia poderia ser utilizada?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913