Olá amigos!

Estou fazendo um Curso sobre Freelancer e foi com uma certa surpresa que percebi que ser um profissional liberal (como é chamado aqui no Brasil) é semelhante a ser um Freelancer. Para quem não sabe o que é Freelancer, podemos definir como uma pessoa que é auto-empregada e não está comprometida a nenhum empregador no longo prazo. Ser um profissional liberal tem suas semelhanças, portanto. Neste texto, vou falar sobre as vantagens e desvantagens de ter um tipo de trabalho “freelancer” ou “liberal”.

Ser um profissional liberal – Definição

Há cerca de sete anos, quando me formei, abri meu consultório de psicologia e me tornei um profissional liberal. Mas o que é ser um profissional liberal? A definição é a seguinte: O profissional liberal tem formação universitária ou técnica e, diferentemente do autônomo, pode criar um empresa (e ter CNPJ) ou realizar trabalhos pontuais para empresas, sem ter o vínculo da carteira assinada. Exemplos de profissionais liberais são psicólogos, dentistas, médicos, jornalistas, entre outros.

Então, quando me formei, abri meu consultório e tive que lidar com tudo. Neste sentido, existem os pontos positivos e os pontos negativos. Vou falar mais abaixo sobre eles, mas adiantando, o que foi mais difícil foi ter que lidar com tudo o que não era exatamente da minha área (como contabilidade ou marketing) e o ponto positivo, já de saída, era não ter chefe e não ter um horário fixo de trabalho.

Como não temos chefe e como somos auto-empregados (self-employed), nós temos que ir atrás e ser responsável por todas as áreas que uma empresa precisa realizar. Isto pode ser exaustivo ou deixar qualquer um perdido de começo. Por exemplo, ter o CNPJ é um custo a mais, mas que traz diversos benefícios em possibilidades de trabalho. No caso da psicologia, com CNPJ é possível conseguir fechar contratos com planos de saúde. É um detalhe e um custo, porém, que faz toda a diferença.

Para ficar mais claro, podemos mostrar as vantagens e desvantagens:

Vantagens de ser um Profissional Liberal

Em minha opinião – e creio que na opinião da maior parte dos profissionais liberais – a maior vantagem é não ter um chefe. Não que todo chefe seja terrível, mas ter autonomia para gerir o próprio ciclo de trabalho é um desejo para muitos. Em empresas, nós temos o que chamamos de Orgonograma, que, em resumo, é a hierarquia de cargos. Toda hierarquia pressupõe níveis de poder, cargos superiores e cargos inferiores, pessoas a quem se tem que reportar e por ai vai.

Eu, particularmente, nunca apreciei a ideia de superioridade e nem de alguém me exigindo fazer um trabalho. Por isso, a ideia de ser um profissional liberal se encaixou perfeitamente no que eu deseja para minha carreira.

Outra vantagem muito clara é não ter horários fixos. Por exemplo, pode-se trabalhar 12 horas em um dia e no outro tirar um dia de folga. Como não temos chefe, podemos nos dar este luxo. Caso o trabalho seja ainda mais livre, como através da internet e não tenha que se encontrar com os clientes em um dado local, outro benefício é poder viajar enquanto se trabalha.

Por exemplo, atualmente eu atendo pela internet. Posso estar em São Paulo ou São Lourenço, Rio ou Florianópolis e continuar trabalhando normalmente.

Desvantagens de ser um Profissional Liberal

Algumas das desvantagens eu já citei acima, mas vamos nos aprofundar.

Ser um profissional liberal, às vezes, se assemelha a ser um exército de profissionais. Brincadeiras a parte, as funções básicas para uma empresa tem que ser todas realizadas por uma única pessoal (ou então, investir para que alguém possa ajudar).

Claro que um contador é fundamental e indispensável, mas temos que ser também:

– O próprio vendedor (marketing);

– O próprio administrador (visualizar as possibilidades do mercado e organizar toda a parte administrativa);

– O próprio advogado (saber das leis e exigências do exercício da profissão);

Evidentemente, não seremos especialistas em todas estas áreas e, em alguns momentos, precisaremos contratar ou conversar com um profissional da administração, do marketing ou do direito para nos informar melhor. Como disse, a contabilidade é fundamental por questões até dos impostos. Mas, pode ser que, eu momento ou outro, nos encontremos procurando por ISS ou como emitir nota fiscal.

Conclusão

Nem toda profissão ou modo de exercer uma profissão é para qualquer um. Algumas pessoas simplesmente não vão se adaptar e ser um profissional liberal. Além das desvantagens citadas acima, outra reclamação comum é não ter salário fixo. Porém, dependendo do que a pessoa deseja, a flexibilidade de horários, aliada aos salários variáveis pode ser a melhor opção.

Em minha opinião, é sempre melhor saber realizar 100 comportamentos do que 10. Se eu preciso de informações sobre marketing, administração, contabilidade, direito ou programação para os meus serviços da internet, é melhor eu aprender e ampliar os meus horizontes do que me fechar apenas em uma área. Pensando fora da minha área, fora da minha caixa, eu consigo ser até mais criativo e ser alguém mais antenado e, deste modo, atender melhor meus pacientes ainda.

Porém, como disse, algumas pessoas simplesmente não pensam assim. O ideal para elas é a hiper-especialização. É também uma possibilidade. Para elas, então, estão disponíveis dois caminhos: trabalhar em uma empresa ou no governo através de um concurso e atuar apenas na formação específica ou trabalhar até como profissional liberal mas contratar sempre os serviços de outros para ajudar na estruturação do trabalho de uma forma geral.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913