Olá amigos! Temos falado muito aqui no site sobre carreira, profissão, talento, melhores áreas para se especializar e mais propícias para trabalhar. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês as descobertas que fiz em um curso intitulado Achieving Your Goals. Literalmente, podemos traduzir, atingindo os seus Gols, mas Goals em inglês deve ser traduzido por objetivos.

A metáfora de fazer um gol, porém, é interessante para pensarmos em objetivos. Se observarmos um jogo de futebol, veremos que o gol é o objetivo máximo. O gol é, obviamente, o que faz uma equipe ser a vencedora e a outra a perdedora. Nos esportes e nas brincadeiras, criamos um universo à parte e ficamos apenas focados em cumprir o que temos que cumprir, dentro das regras.

Mas voltando ao nosso tema, vamos falar hoje dos objetivos profissionais. O que você quer atingir em sua carreira? Como você tem planejado chegar até la? Será que você sabe exatamente o que fazer – o passo-a-passo – e o como fazer para ser bem sucedido?

De brinde, ao final, vou compartilhar um maravilhoso vídeo intitulado “Você ousa sonhar”?

Para facilitar, vou explicar o que aprendi no Curso em 7 passos simples:

1) Criar a visão

Criar a visão quer dizer estabelecer um objetivo claro, que possa ser visualizado agora mesmo. Lembrando que o objetivo tem que ser positivo. Por exemplo:

a) Eu quero chegar ao cargo X na minha empresa;

b) Eu quero passar no concurso Y

c) Eu quero ter o número Z de clientes

d) Eu quero trabalhar na cidade B.

Sem um objetivo claro, não poderemos seguir os passos a seguir. Caso você tenha dúvidas ou não saiba com total certeza qual é o seu objetivo profissional, pode ser interessante procurar um profissional da psicologia.

Mas tente responder desde já a seguinte pergunta, pensando em um prazo de 1 ano:

“Para ser bem sucedido na profissão ___________, eu DEVO conseguir as seguintes coisas________”

Importante notar que o sucesso vai depender do modo como estabelecermos o nosso objetivo. Digamos que eu pense para a minha profissão de psicólogo:

“Para ser bem sucedido na profissão de psicologia, eu tenho que ter o número X de pacientes, ter um diploma Y, ser reconhecido da forma Z, etc, etc”.

Uma outra pessoa, poderia colocar como resposta que para ser bem sucedido nesta mesma área, deveria ganhar 10.000 reais por mês. Os critérios são diferentes e isto está certo. Cada um deve criar o seu próprio objetivo pessoal. Para responder à pergunta, podemos pensar em 3 tipos de resposta:

– Coisas que queremos ser;

– Coisas que queremos fazer;

– Coisas que queremos ter.

Então, tenho respondido à pergunta sobre qual é o objetivo daqui a 1 ano, vamos brincar um pouco e nos imaginar já lá. Pense que você entrou em uma máquina do tempo ou está conseguindo ver o futuro. Daqui a 1 ano, você se vê e vê você mesmo atingindo o seu objetivo. Se você tirasse uma foto, como ela ficaria? Grave esta foto, de você atingindo o objetivo, em sua mente.

Além disso, pergunte para si mesmo: “Porque eu vou me sentir bem sucedido atingindo este objetivo?” Aqui você pode colocar as razões, os porquês do seu sucesso futuro. Em outras palavras, começaremos a ver que os objetivos são não só possíveis como significativos para a nossa vida e /ou vida das outras pessoas.

Para manter a visão do seu objetivo sempre próximo, você pode desenhar a foto de você mesmo no futuro, ou escolher fotos semelhantes ou então manter um texto sempre próximo de ti (por exemplo, em sua carteira ou celular ou escrito no espelho) para você continuamente ver e manter a visão do seu objetivo como algo dado, como algo cotidiano e atingível.

2) Dividir para conquistar

Dividir para conquistar é uma metáfora da política, muitas vezes utilizada no contexto das Guerras e do Imperialismo. Aqui tem o sentido de nos ajudar a dividir o nosso objetivo em partes menores para que o objetivo final não pareça muito grande ou distante. Alguns objetivos pode ser mais facilmente quantificáveis do que outros. Mas ainda que o seu objetivo seja mais subjetivo, você pode dar notas avaliativas de onde você está agora e que o objetivo final terá nota 10.

Digamos que eu queira ser uma pessoa mais assertiva em meu trabalho. Para tanto, eu tenho que avaliar aonde eu estou em uma escala de 0 a 10. Digamos que eu seja já uma pessoa mais ou menos assertiva. Então, me daria a nota 5. Até o final do período quero atingir o máximo, portanto 10.

Para conquistar este objetivo final eu vou dividir em partes menores. Se estamos falando de 12 meses, em 6 meses eu quer estar na metade do caminho – 7 a 8. Claro que este jeito de estruturar continua sendo subjetivo, mas nos dá parâmetros com os quais podemos lidar mais facilmente.

Caso você queira um salário melhor, você também já entendeu que para atingir o objetivo final você pode ir dividindo e atingindo resultados ao longo dos meses, para que na metade esteja mais próximo do objetivo almejado.

O ideal é dividir ainda em períodos menores.

1 meses (objetivo a); 3 meses (objetivos b); 6 meses (objetivo c); 12 meses (objetivo final).

3) Processos em ações

Agora que já dividimos o objetivo maior em objetivos menores podemos descrever, em detalhes, o que podemos fazer para atingir estes objetivos. Passamos da visualização da ideia para a concretização dela. Se eu quero mais dinheiro, devo conseguir mais contratos ou mais clientes. Para conseguir, eu tenho que fazer, me comportar, agir.

E o quê eu posso fazer para atingir? Aqui eu posso fazer uma lista de comportamentos menores que me ajudarão como divulgar mais, fazer um marketing mais elaborado (ou em outras vias), reencontrar com conhecidos e amigos para também compartilhar o que eu estou fazendo (networking), etc.

4) Fazer o seu objetivo público

Estudos indicam que quando temos uma certa “pressão pública” conseguimos ir mais longe, ou seja, quando divulgamos que estamos indo para um determinado caminho e tornamos o nosso compromisso público, ativamos um modo de nos motivar mais para continuar. Se mantivéssemos o nosso objetivo privado, apenas para nós mesmos ou para poucas pessoas próximas, poderíamos – por um motivo bobo qualquer – acabar desistindo. Mas, à medida que divulgamos para todos, temos a tendência de nos comprometer mais e melhor.

A questão, neste passo, é como fazê-lo, dependendo do tipo de objetivo que você tem em mente. Digamos que você queria ganhar 10.000 reais por mes. Dependendo de onde você mora, divulgar que você quer ganhar este valor e todo o processo até chegar lá pode até ser perigoso. Porém, ainda dá para manter o compromisso de outras formas como criando um blog público ou conversando sempre com as pessoas sobre os seus projetos pessoais e que você está a tantos por cento de conseguir concluir.

Portanto, este passo não é totalmente necessário, mas pode ser extremamente útil como uma ferramenta a mais para a motivação.

5) Estabelecendo estatísticas através de feebacks

Ao contrário do passo anterior, este passo é importantíssimo e diferente por um único detalhe. Precisamos contar com a ajuda de uma outra pessoa para nos ajudar com as “estatísticas” e com os “feebacks” para o nosso progesso. Pessoas próximas como cônjuges ou parentes podem se fazer presente ou então outras pessoas que podem nos auxiliar como profissionais especializados como psicólogos ou Coachings.

A ideia deste passo é que a avaliação deve ser neutra. Se nós mesmos avaliarmos os nossos progressos podemos nos iludir para mais ou para menos. Se pensarmos em um objetivo como ser mais reconhecido na profissão, poderemos entender que podemos fazer uma avaliação exagerada – para melhor ou para pior. Depois de 1, 3, 6 meses poderemos ser tentados a achar que não conseguimos nada ou até que já conseguimos o objetivo final – o que às vezes não é o caso.

Por isso, precisamos de ajuda para saber exatamente aonde estamos e como estamos, com um olhar do outro, objetivo e na medida do possível neutro.

6) Celebrando os sucessos

No caminho que estamos trilhando em direção ao Gol (Goal), ao nosso objetivo, temos que celebrar os sucessos enquanto estamos seguindo. Isto é especialmente relevante para aquelas pessoas que preferem ver sempre o que não conseguiram e ignorar o que já foi conquistado. Pode ser que você queira ganhar mais e, no processo de subir sua renda, já tenha conseguido um bom aumento. Mas ao invés de ficar feliz com o progresso, você simplesmente nota o que está faltando.

Por isso, lembre-se sempre de celebrar, de comemorar (talvez de bebemorar) o seu sucesso, enquanto e durante ele acontece. Podemos ser até extremamente otimistas neste e ponto e sorrir e nos felicitar por cada pequena nova conquista, ok?

7) Revendo os progressos

Rever os progressos está intimamente ligado com o passo anterior. Você pode marcar na agenda em uma data específica (digamos, primeiro dia do mês) para avaliar tudo o que você já fez e repetir todo o processo, do passo 1 até o 6. Nesta revisão, você pode encontrar outras formas – melhores e mais capazes – de estruturar os seus comportamentos para ir mais rápido ou com mais qualidade.

Rever os progressos também significa que você continuará se motivando a continuar, na medida em que progride.

Conclusão

Como falei no começo do texto, vou deixar aqui a dica de 1 vídeo muito interessante que pode lhe ajudar também a atingir seus objetivos profissionais. Além da profissão, gostaria de deixar claro que todos estes passos podem ser usados no processo para atingir qualquer objetivo. Digamos que você queira emagrecer ou encontrar um namorado ou falar um outro idioma, enfim.

Todos estes passos são úteis. Só temos que ter cuidado para saber separar o que está sob o nosso controle e o que não está. No caso de utilizar estas dicas para conseguir um namorado, pode ser que a outra pessoa não queira. E, neste caso, não teremos muita escolha…

Dúvidas, comentários, sugestões de revisão ou de novos textos, por favor, comentem! Será um prazer saber de vocês!

Ah sim, o vídeo é este – Você ousa sonhar?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913