Olá amigos!

Quando falamos de ter mais dinheiro, de ganhar mais, de ter mais recursos disponíveis, às podemos nem pensar em uma forma muito simples: poupar! Neste texto, eu procuro demonstrar como gestos simples podem fazer com que em um período de médio a longo prazo podemos ter mais segurança financeira e mais poupança.

Quem já trabalhou em empresas ou estudou um pouco de administração e contabilidade, sabe que no pensamento empresarial existem duas formas de se aumentar a lucratividade do negócio:

– Tendo mais lucros (vendendo mais o produto ou serviço);

– Cortando gastos (poupando mais).

Em contabilidade, aprendemos que descontos são lucros e para toda e qualquer pessoa jurídica (empresas) ou pessoa física (os indivíduos) uma forma de ganhar e ter mais dinheiro é também cortando gastos, obtendo descontos e enxugando os pagamentos, como se diz.

Qual é a importância de poupar?

O Brasil, se comparado com os demais países, é um lugar aonde as pessoas não tem o hábito de poupar. E este é justamente um dos fatores que aumenta o juros. Por exemplo, se eu precisar de uma determinada quantia de dinheiro, poderia pedir emprestado para amigos ou familiares, certo? Mas se nenhum deles tem capital, terei que pedir aos bancos. Com isso, os juros aumentam (não só por isso, claro) pois a oferta de dinheiro é mais baixa do que se todos tivessem dinheiro guardado.

A importância de poupar não reside somente no fato de termos dinheiro quando precisamos em uma emergência ou quando aparece uma boa oportunidade. A ideia principal por trás da poupança é justamente fazer com que seja possível trabalhar menos e ter mais. Muitos não se dão conta disso: às vezes não adianta ganhar o dobro, o triplo do salário já que o mesmo pode entrar e sair. Por exemplo:

Imagine alguém que ganhe 1400 reais. E gasta 1400 reais. Caso passe a ganhar 2800, vai gastar 2800. Ou seja, continuará tendo poupança zero.

Se, ao contrário, a pessoa ganha 1400 reais, mas guarda 140 reais por mês, no final do ano, depois de 12 meses, ela terá guardado 1680 reais. Terá disponível, então mais do que um décimo terceiro. A reação de quem não poupa é logo pensar:

– Mas como eu vou guardar dinheiro? O que eu ganho mal dá para os gastos!

Como poupar dinheiro

Uma forma simples e eficaz de descobrirmos formas de guardar dinheiro é fazer o levantamento de todos os nossos gastos. Com os smartphones tornaram-se disponíveis aplicativos muito úteis que ajudam a anotar todas as despesas, desde um cafezinho até a parcela do carro ou do imóvel. Enfim, podemos anotar todo e qualquer gasto na hora no celular e depois podemos avaliar para onde está indo o nosso dinheiro.

Se você não tem um smartphone, você pode anotar em uma folha de papel, em um caderno. O resultado será idêntico. Caso você não tenha paciência ou não seja uma pessoa detalhista e metódica para anotar tudo, faça um levantamento mais geral que também será útil:

Em resumo, faça o levantamento, perguntando:

– O que eu gasto ao longo do mês?

– Quais são as minhas contas fixas?

– Quais são os gastos diários (por exemplo, passagens de ônibus, alimentação fora de casa como almoço, café, cigarro, etc).

– Quais são os gastos no final de semana?

Depois de feito o levantamento veja aonde você pode cortar gastos. Vou dar um exemplo pessoal. Infelizmente, até pouco tempo atrás eu fumava. Mas já desejava parar. Além de outras técnicas um aplicativo que me ajudou foi o seguinte: Get Rich or Die Smoking, traduzindo, Fique Rico ou Morra fumando. O aplicativo é muito legal pois mostra os efeitos positivos de parar de fumar em algumas horas, dias e semanas como também coloca um objetivo (financeiro) e o prazo correspondente para atingi-lo se pararmos de fumar. Digamos eu quero comprar um livro que custa 300 reais. Se eu gasto 5 reais por dia com maço de cigarro, gasto 150 reais por mês. O aplicativo, então, automaticamente vê que eu vou levar 60 dias para comprar o livro, caso pare de fumar.

Com isto, ele estabelece uma relação entre parar de fumar e comprar coisas ou economizar. Eu achei muito interessante e realmente me ajudou.

Dei o exemplo do cigarro, que pode parecer bobagem para quem não fuma, mas pense: você gostaria de ter 1800 reais hoje? Para viajar, comprar um objeto desejado, investir em educação ou o que for?

Para ter 1800 reais é muito simples: economize 5 reais por dia durante 365 dias, durante um ano! Simples, não? Desta forma, vemos claramente que economizando muito pouco todo dia podemos ter um valor legal no final do ano. Se multiplicarmos ainda 1800 vezes 10 teremos 18 mil reais em dez anos. Para algumas pessoas, 18 mil reais não é nada, mas para outras será a diferença que fará toda a diferença como dar entrada em uma casa ou realizar um outro grande sonho.

O importante é notar que é simples poupar. Em poucos passos:

– Faça o levantamento dos gastos

– Faça o levantamento do que você pode cortar de gastos

– Deposite o dinheiro em uma conta que não possa mexer ou faça um cofrinho

Quando digo fazer o levantamento do que podemos cortar de gastos, podemos pensar em muitas e muitas coisas, não só do cigarro. Por exemplo, se você costuma tomar café ou almoçar fora, você pode encontrar um local mais barato (e igualmente bom). Se você tem gastos fixos com internet ou tv a cabo, você pode também encontrar planos mais baratos ou então conseguir um desconto que vai fazer valer a pena. (Uma dica é ligar para o serviço e dizer que você quer cortar, normalmente, eles dão um desconto para você continuar).

Descontos são também uma forma de poupança. Se você vai comprar um TV de 1000 reais e ganha 100 reais de desconto, você pode colocar estes 100 reais para a sua poupança ou investimento. Ao contrário do que muitos pensam, quem tem dinheiro é quem dá valor ao dinheiro. Com pequenas medidas, como cortar pequenos gastos diários, ou conseguir descontos em compras, podemos começar a criar o hábito de poupar e assim ter mais dinheiro no médio e longo prazo.

Outro exemplo, digamos que você faça as compras do supermercado. Se você economizar apenas 50 reais em cada compra, em 12 meses, terá 600 reais livres. Pode parecer pouco (ou muito dependendo de cada um), mas será um dinheiro a mais, livre para fazer outras coisas.

Conclusão

O objetivo deste texto é alertar a todos o fato de que tão importante quanto aumentar a renda é poupar. Assim como para as empresas, cada um de nós também pode começar a se beneficiar do corte de gastos inúteis ou desnecessários. Pequenas economias no dia-a-dia se transformam em quantidades razoáveis de dinheiro no médio e principalmente no longo prazo. E a poupança não deve ser vista como um cortar o prazer. Conseguir descontos no que se quer comprar, seja na compra de um eletrodoméstico ou nas compras do supermercado, também são formas de criar mais dinheiro.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913