Olá amigos!

O nosso site já possui mais de 5 anos, mais de 1100 textos e mais de 10.000.000 de acessos. Recebemos visitas de pessoas interessadas na psicologia não só do Brasil, mas também de outros países. Com tanta gente conhecendo o site, recebo muitas perguntas sobre as teorias psicológicas mas também perguntas sobre como conseguir atendimento de graça, presencial ou online.

Veja também o vídeo no final deste texto

Um de nossos textos mais acessados é justamente o texto “Psicologia Online: é de graça?” ou seja é um texto que procura mostrar que a psicologia online não pode ser gratuita justamente porque exige a formação e experiência do profissional. Além do que atender milhares de pessoas gratuitamente pela internet é impossível, não é mesmo?

Antes, no começo de nosso site, eu tinha mais tempo disponível e conseguia responder às duvidas (pessoais) dos leitores por email. Atualmente, o pergunte ao psicólogo, infelizmente, é inviável ser gratuito.

Bem, mas como continuo recebendo emails de pessoas precisando de atendimento, mas sem condições de pagar o tratamento, vou dizer para todos aonde é possível encontrar tratamento psicológico de graça. Todos os locais que eu vou falar neste texto oferecem o atendimento psicológico gratuito, mas é presencial e não online, ok?

Locais que oferecem psicólogos gratuitos

Primeiro, gostaria de lembrar que buscar o atendimento psicológico não é apenas para pessoas loucas, anormais, psicopatas. Toda e qualquer pessoa pode precisar – em algum momento de sua vida – de atendimento profissional especializado. Na verdade, com as atuais atribuições da psicologia, é difícil a pessoa que vai viver uma vida inteira sem ter pelo menos um contato com um psicólogo ou psicóloga.

Além da psicologia clínica, do consultório, as pessoas vão encontrar psicólogos quando forem fazer a avaliação psicológica para tirar a carteira de habilitação, na avaliação para encontrar um emprego em organizações ou agências de Recursos Humanos. Também encontramos psicólogos em escolas, hospitais, dando aulas em diversos cursos de graduação. A lista na verdade seria muito longa. Caso queira saber mais, faça o nosso Curso de Psicologia Online Grátis

Porém, se você chegou a este texto buscando encontrar psicólogos que atendam gratuitamente, está procurando mesmo os psicólogos clínicos. Vou dizer então aonde você poderá encontrá-los:

Prefeitura

O primeiro local que você deve procurar é na prefeitura de sua cidade. Como as administrações públicas municipais são organizadas de forma diferente, pode ser que você encontre psicólogos dentro da própria prefeitura, com suas salas de atendimento ou então seja levado a procurar em Postos de Saúde do Município, Caps ou as chamadas Saúde Mental. Como os locais dentro da prefeitura vão mudar de cidade para cidade, o melhor local para começar a procurar, se informando, é mesmo na Prefeitura.

Mas já saiba, portanto, que você possivelmente vai encontrar psicólogos gratuitos no Caps, em Postos de Saúde ou nas chamadas casas de Saúde Mental.

Faculdades de Psicologia

Se você mora em uma cidade que tem a faculdade de psicologia, seja ela do governo ou privada, você também encontrará atendimento gratuito. Nos cursos de graduação, os estudantes de psicologia que já estão se formando, são obrigados a realizar horas de estágio nas áreas que mais gostarem. Muitos tem desejo de atuar, depois de diplomados, na psicologia clínica. Por isso, terão que atender primeiro como estagiários (mas já ao final da graduação), sendo supervisionados por professores competentes.

Eu mesmo, quando estava fazendo a graduação, no último ano, realizei diversos atendimentos gratuitos para a população de São João del-Rei, em Minas Gerais. Embora o profissional que vá atender esteja ainda na faculdade, já aprendeu muito (normalmente mais de 4 anos de aulas) e já está apto para realizar atendimentos de qualidade. Além disso, possui orientação e supervisão de um professor e, com isso, a qualidade é garantida. É semelhante aos atendimentos de residência dos médicos, antes de se formarem em medicina.

Hospitais

Como disse no começo do texto, os psicólogos também atendem em hospitais. Porém, na maior parte das vezes, apenas aos pacientes ou familiares de pacientes internados. Não é o melhor local para você buscar caso esteja precisando fazer terapia. Porém, é importante lembrar que se este for o seu caso (ter familiares internados ou estar internado), é possível ser atendido gratuitamente por um psicólogo hospitalar. Mas devo lembrar que no hospital o atendimento é pontual, ou seja, é breve.

Convênios Particulares

Pode parecer contraditório o que vou dizer, mas é possível encontrar profissionais da psicologia que atendam de graça em planos de saúde. Dependendo do seu plano, o atendimento sai de graça para você, embora o profissional receba pelos atendimentos. Nesta forma de remuneração, também já tive experiência. Atendi Policiais Militares e Bombeiros do Estado de Minas que tinham o Convênio. O plano cobria não só policiais e bombeiros como seus familiares. O plano nos pagava (o Estado de Minas), enquanto que quem tinha acesso não pagava nada.

Também existem planos de saúde privados que fazem o mesmo. Por estar trabalhando em uma determinada empresa ou por pagar já o plano de saúde mensalmente, você pode ter acesso a profissionais da psicologia que atendam gratuitamente ou, então, a preços muito baixos já que o plano de saúde pode pagar a maior parte da consulta.

Consultórios de Psicólogos

Muitos profissionais da psicologia dedicam uma parte de seu tempo para atender de graça, em seus consultórios, ou então a preços muito reduzidos. Um de meus Professores na UFSJ, formado fora do Brasil, e com décadas de experiência não atendia de graça. Mas, digamos, se a consulta dele era 150 reais, ele reservava algumas horas na semana para atender pessoas que podiam pagar apenas 10 reais a consulta. Na opinião dele, era melhor que a pessoa pagasse, ao menos um pouco do que nada, já que pagando ela dá valor aos atendimentos.

Desta forma, também é possível encontrar atendimentos gratuitos em consultórios particulares. Mas para tanto, será necessário pesquisar qual profissional faz isto, se ele atende de graça ou cobra preços mais baixos, e, se este valor, dá para você pagar.

Ongs e Instituições Religiosas

E, finalmente, existem profissionais que atendem em Ongs (Organizações Não-Governamentais) e Instituições Religiosas – como a Pastoral da Família da Igreja Católica ou Igrejas Evangélicas, por exemplo.

Conclusão

Encontrar um profissional da psicologia que atenda de forma gratuita ou a preços acessíveis é possível. O fato de ser gratuito não quer dizer que você não terá um atendimento digno, já que muitos profissionais recebem (ou do governo quando atendem nas prefeituras e caps) ou então de Ongs ou mesmo dos planos de saúde. Procure que você encontrará atendimento caso você ou alguém próximo esteja precisando e não possa pagar.

Mas, para concluir, gostaria de dizer que a terapia é para todos. E deve ser encarada como um investimento. Como os gregos diziam “Mente sã em corpo são”, quer dizer, devemos tratar e cuidar tanto do nosso corpo como da nossa psique, das nossas emoções, dos nossos pensamentos, dos nossos comportamentos. Se você pode pagar pelo tratamento, você tem ainda mais opções e poderá encontrar profissionais renomados que vão lhe ajudar neste maravilhoso processo de autoconhecimento que é a terapia. Procure! Cuide-se!

Vídeo – Aonde conseguir um psicólogo que atenda de graça?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913