Olá amigos!

Ontem eu recebi uma pergunta que dizia mais ou menos o seguinte: “A psicologia é uma profissão difícil por o profissional ter que lidar com as emoções de pessoas desconhecidas?” Este texto procura responder esta pergunta, em especial, mas também procura analisar os pontos mais desafiadores da profissão.

Desde que eu fiz Orientação Profissional – e decidi escolher a psicologia como minha profissão – que eu tinha em mente não trabalhar com pessoas com graves transtornos mentais. Esta é realmente uma das imagens mais frequentes que temos ao pensar em psicologia. Ou pensamos no profissional em seu consultório, sentado atrás de um divã (imagem do psicanalista), ou pensamos em hospitais psiquiátricos com pacientes graves de todos os tipos.

Porém, como procuro demonstrar no texto, a psicologia não é apenas isto. Por isso mesmo, quando fiz a Orientação Profissional há exatos 12 anos, a psicóloga me perguntou e questionou sobre esta questão: o que você quer fazer enquanto psicólogo?

Eu tinha dois objetivos principais: atender pacientes (não-graves) e entender melhor a psique. Os dois objetivos foram realizados desde que me formei em 2006. No consultório e online, atendo pessoas que estão passando por sofrimentos ou precisam de uma orientação sobre como conduzir seus relacionamentos interpessoais, amorosos, de trabalho, ou seja, são demandas relativamente mais simples do que casos de psicose (como vemos nos hospitais psiquiátricos ou Caps). E, também, continuo aprendendo como entender a psique, mantendo os meus estudos em dia no doutorado.

Portanto, é possível ter um objetivo diferente – do que atender pacientes graves e lidar com suas emoções mais complicadas – e se realizar na psicologia. Desta forma, respondemos à pergunta da Natália. Mas ainda falta dizer sobre o fator mais geral, de a psicologia ser ou não uma profissão difícil.

A psicologia é uma profissão difícil?

Responder a esta pergunta não é fácil… mas, brincadeiras a parte, para dizer se algo é fácil ou difícil temos que ter alguns critérios ou explicar em que se baseia o nosso julgamento de valor. Como, de certa forma, responder a esta pergunta será relacionada a particularidades individuais ou a fatores externos como a carga horário de trabalho, vamos tentar entender em que sentido a psicologia poderia ser vista então como uma profissão difícil.

Há muitos anos atrás eu li um livro que dizia que os terapeutas e psicoterapeutas e psicanalistas – todos que trabalham com consultório e lidam diariamente com os problemas emocionais e mentais alheios – tinha em média 7 anos de vida menos do que a população em geral. Infelizmente não consegui localizar o livro, nem os estudos que trazem esta informação. Por isso, não posso confirmar se esta média é realmente verdadeira. Porém, seria um indício de que estar em contato cotidiano com os sintomas dos outros poderia ser prejudicial.

Pensando também o pedido do Conselho Federal de Psicologia ao Congresso Nacional de que estabeleça o limite de no máximo 30 horas semanais para a profissão de psicologia, podemos imaginar que trabalhar 40 ou 44 horas semanais como psicólogos seja estressante ou complicado, não é mesmo?

Bem, toda profissão tem os chamados ossos do ofício. Profissionais da área da saúde, da medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, etc, trabalham todos os dias com o sofrimento humano. Só esta fato é uma condição para cansar, estressar… ou seja, não é uma exclusividade apenas da psicologia.

Além disso, como disse acima, a psicologia abrange áreas muito distintas e pode ser mais ou menos “difícil”. Por exemplo, embora sejam menores as vagas na área, ao formarmos em psicologia podemos trabalhar com pesquisa. As pesquisas – ainda que tenham um alto nível de exigência – seriam menos estressantes do que trabalhar no Caps, com saúde pública. Por exemplo, creio que trabalhar com psicologia do trânsito e aplicar os testes para que os candidatos a tirar a carteira de habilitação seja também mais “fácil”.

Enfim, existem áreas e áreas de atuação. O mercado de trabalho em psicologia é, portanto, muito vasto e o dia-a-dia na profissão vai depender dos objetivos pessoais de quem tem interesse em cursas a faculdade ou já está dentro do curso.

Conclusão

Dizer que a profissão de psicólogo ou psicóloga é difícil ou é fácil é um julgamento de valor. Ou seja, é um julgamento que procura avaliar – a partir de muitos fatores – o modo como podemos qualificar as experiências deste ramo de atuação. Se por um lado, existem pessoas que possuem o “dom” ou a disposição interna para trabalhar dentro de instituições semelhantes aos hospitais psiquiátricos antigos, existem pessoas que não aguentariam trabalhar um único dia neste tipo de ambiente.

Tudo vai depender, como disse, do jeito que a pessoa é, dos seus objetivos pessoais (até do porquê ela começou a fazer a faculdade em primeiro lugar) e também, claro, das oportunidades de ocupação disponíveis em sua região.

O que podemos concluir é que a psicologia é sim uma profissão difícil, para determinadas pessoas em certas áreas. Para outras, a psicologia será uma profissão extremamente prazerosa e recompensadora. Como em toda avaliação da Orientação Profissional, temos que pensar sobre a própria personalidade, conhecer nossos pontos fortes e fracos, nossos interesses e objetivos, sonhos de realização profissional e financeira.

Por isso, sugiro a leitura dos seguintes textos:

Psicologia – Mercado de Trabalho

Prós e Contras de Fazer a Faculdade de Psicologia

Dicas para escolher a Profissão e Faculdade Certa

Ganhar dinheiro ou fazer o que se gosta?

Psicólogo ensina dicas de como ganhar dinheiro

Como você quer ganhar dinheiro?

7 Formas de Ganhar Dinheiro pela Internet

A idade influencia ao entrar no Mercado de trabalho?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913