Olá amigos!

Neste texto, vou explicar para vocês como a Programação Neuro-linguística entende a comunicação. Claro que é um texto rápido e fácil sobre o tema que tratará, mais detalhadamente, os resultados da comunicação ou, em outras palavras, seu objetivo. Conheça também nosso Curso Grátis de PNL

No Curso, você aprenderá O que é PNL, bem como os principais pressupostos e técnicas específicas como a técnica para encontrar os objetivos, para perdoar, para decidir, entre muitas outras. Mas, voltando ao texto de hoje, vamos falar da comunicação e de seus resultados

O que é comunicação – Definição

Antes de começarmos, é sempre interessante falarmos a respeito da definição do tema a ser tratado. Explicar o que é comunicação poderia nos levar muito longe. Livros e livros já foram escritos sobre e existem diversas abordagens dentro da liguistica, semiótica, filosofia da linguagem, teoria literaria, etc e etc.

Para os nossos propósitos, podemos definir comunicação de uma forma compreensível: comunicar é tornar comum, ou seja, é compartilhar uma informação, é uma troca que vai de um falante para um ouvinte. Como eu disse acima, existem variadas formas de compreender a comunicação. Caso lhe interesse, pesquise mais a respeito.

Mas aqui, vamos dizer que a comunicação é tornar comum uma informação entre um sujeito que fala e um sujeito que escuta. Poderíamos também dizer que é possível a comunicação através da escrita, através de gestos, de sinais. O nosso objetivo, entretanto, é analisar mais a fala, o comportamento verbal.

O que a PNL pensa a respeito da Comunicação

A PNL, a Programação Neuro-Linguística, é uma abordagem prática que é utilizada amplamente nos EUA e tem se tornado muito popular no Brasil. Ao invés de ficar no terreno da abstração, das definições conceituais, a PNL procura mudar de forma rápida e eficaz.

Para tanto, a sua compreensão da comunicação se resume em uma frase:

“The meaning of a message is in its effect” (inglês)

Tradução – O significado da comunicação é a resposta que você obtém

A resposta que você obtém na comunicação

Até aqui falei apenas teoricamente, apenas através de conceitos. Para entendermos, sempre fica mais fácil um exemplo, não é mesmo?

Sabe quando somos crianças e todos acabam tendo um apelido? É muito comum que as crianças se chamem através de apelidos, seja por características físicas como bola (gordo), belo (feio), cheiroso (fedido)…

Mas às vezes acontece de um apelido ter que ser “inventado”. Então imagine a cena:

10 garotos tentando dar um apelido para um deles. Todos dão palpites, mas não se chega a um acordo, a um consenso. Até que alguém diz um nome que aquele que está para receber o apelido não gosta, que detesta. Pronto, o apelido foi definido.

Moral da história: o objetivo do apelido era encher o saco, caçoar, brincar (não estamos falando aqui propriamente de bullying). Quando descobrem um apelido que afeta, que incomoda, está definido o apelido. Ou seja, todos descobriram um palavra para o que queriam. Se a pessoa não tivesse se afetado, o apelido não teria pegado.

Igual quando um namorado quer provocar a namorada. O sentido da comunicação, o resultado desta, é a provocação. Se não houvesse provocação, se o resultado não fosse obtido, pronto: a comunicação pararia. É neste sentido que a resposta é o sentido da comunicação.

Veja o exemplo abaixo, na genial interpretação de Marcus Luque no Jô Soares:

No vídeo, vemos Pepe chateando a namorada com palavras e comportamentos. O que ele obtém é justamente o que ele deseja, provocar a namorada. Com o tempo, ele descobriu o que a afeta e para conseguir este resultado, é só repetir que dá certo.

Quer outros resultados, mude a sua comunicação

Falamos sobre resultados estranhos – como dar apelidos ou provocar a namorada – porém podemos aplicar o princípio para a comunicação em geral.

Pense o seguinte, eu escrevo este longo texto. No final, todos entendem e gostam. O resultado, todos terem gostado, é o sentido da minha comunicação. Se eu quiser que todos entendam devo escrever da mesma forma. Se eu quero que meia dúzia entenda, vou escrever de forma rebuscada, com palavras pouco usadas, sem exemplos, etc.

Ou seja, tudo depende do seu objetivo. O que você quer comunicar? O que você quer obter da sua comunicação?

Imagine um professor que fala, que fala, que fala e todos pensam que ele sabe muito sobre a matéria. É o professor que sabe muito mas não sabe passar a matéria adiante. Ora, qual é o sentido então de dar aula? Para que dar aula se ninguém entende nada? Se todos vão mal na prova?

Então, de novo, o sentido da comunicação é a resposta, o resultado.

“The meaning of a message is in its effect” (inglês)

Tradução – O significado da comunicação é a resposta que você obtém

No caso do professor o que ele obtém ao comunicar-se com seus alunos? Todos entendem? Ninguém entende?

Quando você fala com as pessoas próximas a você, amigos, parentes, colegas o que você tem obtido? Você tem conseguido passar a sua mensagem? Você tem conseguido atingir os seus objetivos com sua fala?

Ou será que às vezes o que você obtém é justamente o contrário do que estava querendo…

Avaliação pessoal

Pense em alguns momentos de sua vida no qual a comunicação saiu estranha, ou seja, você esperava um resultado e acabou acontecendo outro. Digamos, você falou para que outra pessoa sentisse pena de você e o outro simplesmente te ignorou… ou então você falou com raiva e ao invés de obter respeito ou medo, a outra pessoa riu…

Estes são dois exemplos nos quais a comunicação não deu certo. O objetivo, tanto um quanto outro, não aconteceu.

O que você estava esperando obter quando você estava comunicando?

Por outro lado, ao longo da vida vamos aprendendo a dizer a coisa certa, no momento certo, do jeito certo e para a pessoa certa.

Pense nos momentos em que você queria ver um determinado resultado – a partir da sua fala – e foi exatamente isto o que aconteceu. Você falou com firmeza e foi atendido. Você falou com tristeza e recebeu compaixão, você falou com ternura e recebeu carinho…

São tantas e tantas situações! Pense, avalie, repense!

Conclusão

No texto, definimos o que é comunicação em geral e qual é a concepção de comunicação para a PNL.

O sentido da comunicação é o seu resultado, para a PNL. Com esta concepção, podemos passar a repensar no modo como nos comunicamos. Será que estamos nos comunicando bem? Será que estamos obtendo o que gostaríamos? Às vezes não é o que dizemos, mas como dizemos…

Alguns médicos e psicólogos já observaram que a depressão esconde raiva. Ou seja, quem está deprimido na verdade está sentido raiva, está querendo algo que não está obtendo. Porém, ao ficar deprimido, ao ter o comportamento de alguém triste, que chora, que fica amuado, a pessoa pode começar a receber atenção e carinho que não estavam presente antes.

Desta forma, ao invés de raiva, desenvolveram a habilidade de ficar tristes e, na tristeza, receber um pouco do que queriam. É o que Freud chamou de ganho secundário.

Este é um exemplo do resultado da comunicação. É semelhante a quando ficamos doentes e recebemos atenção. A criança logo aprende isso. Se fica doente, se finge uma dor de barriga ou dor de cabeça, consegue atenção. Ou seja, este é o resultado da sua comunicação…

É isto apenas. O que dizemos, o que compartilhamos, pode ser entendido de um jeito ou de outro. Depende, claro, de muitos fatores.

Analise o que você está recebendo da sua comunicação. É o que você quer? Então mude…como um ator, tente de outros jeitos!

Pense a respeito… dúvidas, sugestões e comentários por favor deixem uma resposta abaixo!