Olá amigos!

Neste texto, falarei sobre os melhores livros para começar a estudar a psicologia. Claro que é apenas uma seleção pessoal, minha, mas como já tenho mais de dez anos de estudos na área, creio que posso contribuir com quem está começando, seja antes de entrar na faculdade, seja no começo da mesma.

Veja o vídeo 9 Livros de Psicologia que você deve ter no final do texto!

Leia também – Livros de Psicologia por Áreas de Atuação

Livros de Psicologia

Para podermos listar os principais livros, temos que nos lembrar que a psicologia é uma ciência ampla. Na Universidade aonde estudei (UFSJ), o departamento do meu curso tinha o seguinte título na porta: Departamento das Psicologias. Notou a diferença? Não estava escrito Departamento da Psicologia, mas das psicologias, quer dizer, não existe uma só psicologia. Para falarmos a respeito da psicologia, temos que pensar no plural. Existem várias psicologias.

São várias as psicologias não só porque são várias áreas de atuação, mas porque existem diferentes abordagens teóricas para explicar a psique. No nosso Curso de Psicologia Online Grátis eu falo sobre as 3 principais abordagens, porém, na verdade, existem outras abordagens ainda. O que é importante notar é que estas abordagens não podem (ou não foram) reconciliadas até hoje. Ou seja, há um debate forte entre cada uma das escolas, que, para falar português claro, não se entendem, não se comunicam. As abordagens falam linguagens diferentes, tão diferentes que os especialistas de cada uma das áreas pode não vir a entender o linguajar da outra.

Embora tenhamos estudado na faculdade todas as principais abordagens, o natural é se especializar. Por exemplo, eu estou me especializando no Doutorando na abordagem da Psicologia Analítica de Jung que, por sua vez, tem certa relação com a psicanálise.

Uma dúvida frequente dos estudantes enquanto estão na graduação é não saber exatamente qual abordagem seguir. Bem, penso que esta decisão pode ser adiada até mais ou menos a metade do curso. E, no final das contas, pode ser alterada ao longo do percurso.

Quando eu entrei na faculdade, já estudava Jung e Freud, de modo que antevia que estudaria mais a psicanálise e a psicologia analítica. E isto realmente aconteceu, pois estudei a fundo a psicanálise do Freud e a de Lacan, ao mesmo tempo que me aprofundava na psicologia junguiana.

Porém, também estudei as outras abordagens para saber as suas teorias. Nesse sentido que digo que é preciso adiar um pouco a decisão de escolha de uma abordagem. É possível também estar sempre estudando as mais variadas teorias, para aprendermos outras visões de mundo e da área na qual formos trabalhar.

Neste texto, não vou me descrever livros sobre especialidades da psicologia. Então, não vou dizer sobre os melhores livros de psicologia clínica, jurídica, organizacional, educacional, etc. Quero descrever os principais livros gerais a respeito da psicologia como ciência e das 3 principais forças da psicologia.

Melhores Livros de Introdução à Psicologia

– História da Psicologia Moderna. Autor: Schultz, Sydney Ellen; Schultz, Duane P. Editora: Cengage Learning

O livro faz um percurso sobre a história da psicologia, desde o surgimento dos laboratórios de psicologia até o desenrolar das abordagens teóricas principais. Além de ser um livro geral, é fácil de ler e entender. Normalmente é utilizado nas disciplinas iniciais.

– Os Princípios de Psicologia. Autor: William James. Infelizmente, este livro é um pouco difícil de ser encontrado em português. Mas encontram-se edições em inglês e espanhol. Muitos consideram William James o pai da psicologia moderna. Outros atribuem a ele a criação do primeiro laboratório de psicologia, antes ainda de Wundt.

Melhores Livros de Psicanálise, Behaviorismo e Humanismo

Como disse na introdução deste texto, o principal objetivo é descrever os livros da 3 grandes forças da psicologia (a psicanálise, o behaviorismo ou comportamentalismo e  o humanismo). Lendo os livros a seguir, o estudante conseguirá ter uma visão geral a respeito de cada abordagem e de seu desenvolvimento:

Melhores Livros de Psicanálise

– Freud, a trama dos conceitos. Autor: Renato Mezan. Editora: Perspectiva

Renato Mezan é um dos principais psicanalistas brasileiros. Este livro é a sua dissertação de mestrado na qual ele faz uma profunda análise de toda a obra de Freud, seguindo a trama dos conceitos, ou seja, mostrando o porque ele começa a criar certos conceitos, a modificá-los, a abandoná-los, a criar novos ao longo das Obras Completas como um todo. É um livro excelente.

Conferências introdutórias sobre psicanálise (Partes I e II) (1915-1916) (Obras Completas)

– Em 1916, Freud lecionou uma série de conferências sobre a psicanálise. Por serem conferências, ou seja, aulas, é um texto mais fácil de ler e também apresenta uma visão geral dos conceitos até então. Anos mais tarde, ele também publicou as Novas Conferências sobre Psicanálise. Lendo as duas Conferências, pode-ser aprender muito sobre a psicanálise.

Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos (1932-1936) (Obras Completas)

A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916) (Obras Completas)

– Autor: Freud. Editora Imago. Neste livro, Freud reconta os primórdios da psicanálise e o desenvolvimento da mesma desde o começo. As principais modificações e cisões com Adler e Jung. Muito interessante para saber o que o próprio Freud pensava a respeito do movimento criado por ele.

– Freud. Autor: C. G. Jung. Editora: Vozes. Este livro de C. G. Jung é excelente também para termos uma visão da psicanálise. O volume reúne textos de épocas diferentes do criador da psicologia analítica, desde o começo quando ele começou a colaborar com Freud até o rompimento. Digno de nota é o capítulos “A Divergência Freud e Jung”.

– As Conferências de Tavistock. Autor: C. G. Jung. Editora: Vozes. Jung foi um dos principais autores dentro da psicanálise. Ainda que tenha rompido com Freud e criado sua própria abordagem, podemos pensar que a sua obra possui relação com a psicanálise, por ser fundamental o conceito de inconsciente. Nas Conferências de Tavistock, ele explica de forma clara o conceito de complexo, a análise dos sonhos e o surgimento de sua linha teórica.

– Memórias, Sonhos e Reflexões. Autor. C. G. Jung. Editora: Nova Fronteira. Pouco antes de morrer, em 1961, Jung contou sobre a sua história de vida e sobre a sua obra teórica. Há um capítulo apenas dedicado à relação dele com Freud e outro no qual podemos ler a opinião dele a respeito de cada livro que ele publicou. Além de ser fácil de ler, é interessante observar o modo como um sdos principais teóricos da psicologia via a psicologia.

Melhores Livros de Behaviorismo ou Comportamental

A psicologia comportamental possui um outro olhar sobre o homem e sobre o modo como temos que estudar o psiquismo. Ao invés de focar na introspecção e no relato que o indivíduo faz de si mesmo no consultório, a comportamental vê que deve-se estudar o que é observável, o que pode ser medido e contado: o comportamento. Evidentemente, não desconsidera os pensamentos, que são chamados de comportamento verbal encoberto.

Embora não seja um especialista nesta abordagem, estudei com um dos principais psicólogos comportamentais do Brasil, Roosevelt Starling. Então vamos aos principais livros:

– Ciência e Comportamento Humano. Autor: Skinner. Editora: Martins Fontes. Apresentação geral e completa a respeito da abordagem comportamental, desde o seu surgimento. É, na minha opinião, o melhor livro e que deve ser comprado por todos que gostam de psicologia.

– Sobre o Behaviorismo. Autor: Skinner. Editora: Pensamento. Análise da linha teórica do behaviorismo

– Comportamento Verbal. Autor: Skinner. Editora: Cultrix. O behaviorsimo tem uma visão peculiar a respeito da linguagem, do comportamento verbal (como fala) e como comportamento verbal encoborto (como pensamento). Este é o livro que inicia o debate na área.

– O mito da liberdade. Autor: Skinner. Editora: Summus. Análise de Skinner do velho problema filosófico da relação entre a liberdade e a contingência. Até que pontos somos controlados por nosso ambiente?

Behaviorismo radical: crítica e metacrítica

– Livro que pretende oferecer ao leitor uma idéia bastante geral da literatura crítica acerca do behaviorismo. Ensaio introdutório preocupado em facilitar o trabalho dos interessados em melhor entender algumas das principais polêmicas que envolvem essa abordagem, baseadas em preceitos éticos, dimensões metodológicas, alegações filosóficas ou dissensões conceituais. Obra que caracteriza a crítica ao recuperar parte significativa da literatura científica publicada e reunindo-a sob critérios previamente enunciados. Apresenta algumas respostas de behavioristas a parte dessas críticas e acrescenta novas considerações sobre seu conteúdo e implicações a partir de alicerces internos do behaviorismo – daí um esboço de metacrítica.

Melhores Livros de Humanismo

A terceira abordagem principal da psicologia é o humanismo. Por vezes, é chamado de humanismo-existencial. Os livros abaixo podem servir de introdução ao estudo do humanismo. Entre as principais ideias do humanismo é a ideia de que o paciente não é paciente (por não ser doente) mas sim cliente; a ideia de que temos necessidades fisiológicas, emocionais, mentais e de auto-realização – a famosa pirâmide de Maslow; a ideia de que o homem é mais do que o seu sofrimento e que deve realizar o seu self, o seu potencial total. Veja a lista:

– Tornar-se Pessoa. Autor: Rogers

– Terapia Centrada no Cliente. Autor: Rogers

– Introdução à Psicologia do Ser. Autor: Maslow

– Motivação e Personalidade. Autor: Maslow

9 Livros de Psicologia que você deve ter

Conclusão

Neste texto, procurei indicar os principais livros para começar a estudar psicologia. Toda lista de “mais” ou “dos melhores” deixa de fora necessariamente livros excelentes que também poderiam e poderão ser incluídos posteriormente. Por isso, se você gosta do tema da psicologia, cadastre o seu email para receber os novos textos por email! É gratis!

Também ficaram de fora os livros a respeito das especialidades da psicologia. Ou seja, os melhores livros de psicologia clínica, hospitalar. educacional, organizacional, recursos humanos, etc. A lista procurou mostrar os principais livros de início de estudo. De modo que começando por estes, poderemos nos aprofundar depois nas áreas de atuação, já que diversas práticas utilizam os conceitos das três grandes forças da psicologia.

O objetivo, portanto, foi dar uma visão geral da história da psicologia e dos principais livros a respeito da psicanálise, do humanismo e do behaviorismo.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913