O propósito deste livro é o de apresentar e avaliar um programa de comportamento moral para crianças e adolescentes. Mais do que procedimentos que alterem comportamento antissocial buscou-se trazer ao leitor o conceito de que o comportamento moral é necessário, é indispensável e deve ser uma prioridade educativa, tanto para pais como para professores. Assim como se ensina a andar, a escrever, também se ensina comportamento moral.

As virtudes não são inerentes ao ser humano, elas precisam ser moldadas, passo a passo, com exemplos e modelos. Este programa discute pré-virtudes (polidez e obediência) e virtudes (empatia, amizade, mentira e verdade, honestidade, justiça e generosidade), além de trabalhar conceitos fundamentais para o desenvolvimento do comportamento moral e inibidores de comportamentos antissociais como a vergonha, a culpa, o perdão e a reparação do dano. Os textos teóricos foram escritos por analistas do comportamento. O programa de comportamento moral é descrito detalhadamente em 13 sessões. Foi possível trabalhar com crianças e adolescentes com vários e sérios problemas de comportamento, em grupo, e com sessões pré-definidas.

A avaliação do programa mostrou que os participantes apresentaram-se mais ajustados e menos estressados ao final das sessões, ou seja, é possível se atingir uma sensível melhora dos problemas apresentados pelos participantes com um programa educativo. Além da religião e da filosofia também a Psicologia vê a importância do comportamento moral para o desenvolvimento saudável do ser humano. Pessoas virtuosas são solidárias, generosas, polidas e justas. Grupos sociais compostos por indivíduos virtuosos têm melhor qualidade de vida e aumentam as chances de sobrevivência de seus descendentes, pois os protegem, ensinam-lhes autorrespeito e respeito mútuo. Aqueles que praticam as virtudes não cometem, via de regra, comportamentos antissociais. A maioria das pessoas preferem conviver com pessoas polidas, justas e generosas. Sentem-se mais felizes.

 

Várias são as formas de se desenvolver comportamento moral. São muitas as virtudes. Este livro propõe uma determinada forma e algumas virtudes. Os educadores e pesquisadores poderão escolher outras formas e outras virtudes. No entanto, independentemente da forma ou das virtudes escolhidas o essencial é que se produzam mudanças comportamentais positivas, que tornem o ser humano “bom” por dentro e por fora. O percurso escolhido foi o de ensinar comportamento moral para se evitar ou inibir o comportamento antissocial.

SUMÁRIO DA OBRA
Primeira Parte 
Comportamento Moral – Paula Inez Cunha Gomide
Polidez – Paula Inez Cunha Gomide, Rosecler Netto
Obediência – Verônica Bender Haydu, Paula Inez Cunha Gomide, Veronicka Seegmueller
Empatia – Giovana Veloso Munhoz da Rocha
Amizade – Andressa Salles Engelmann, Laisa Weber Prust
Mentira – Maria Martha Costa Hübner, Giovana Munhoz da Rocha, Leila Lilian Susko Zotto
Honestidade Andressa Salles Engelmann Luiz Arilton Vieira Carolina Germano Sicuro
Justiça – Maria da Graça Saldanha Padilha, Marília Boaron Spréa
Generosidade – Giovana Del Prette
Vergonha e Culpa – Giovana Veloso Munhoz da Rocha, Priscila Martins
Perdão e Reparação de Danos – Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams 
Segunda Parte 
Programa de Comportamento Moral –  Paula Inez Cunha Gomide
Avaliação do Programa de Comportamento Moral – Paula Inez Cunha Gomide Priscila Martins Adriano Luís Alves Watanabe
Considerações Finais Paula Inez Cunha Gomide
Sobre os Autores
Referências
         
CURRÍCULO DA ORGANIZADORA
Paula Inez Cunha Gomide é Doutora e Mestre em Psicologia Experimental (USP); Psicóloga (UEL); Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência da Universidade Federal do Paraná – UFPR (1999-2003); Professora aposentada da UFPR; Professora titular da Faculdade Evangélica do Paraná. Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná. Linhas de pesquisas principais: estilos parentais, comportamento antissocial e comportamento moral. Membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR (1996 – 2010). Membro do Comitê de Ética da Faculdade Evangélica do Paraná. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2010-2012). Autora dos livros: Menor Infrator a caminho de um novo tempo (Juruá, 1990); Pais Presentes Pais Ausentes: regras e limites (Vozes, 2004) e Inventário de Estilos Parentais: Manual de aplicação (Vozes, 2006).

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913