A Juruá editora, com 40 anos de tradição no mercado, conta com um excelente acervo em todas as áreas. Na psicologia não é diferente, veja aqui:  Juruá Editora – Psicologia

Gostaria de indicar para vocês, hoje, o seguinte livro:

Henrique Pereira

Jung e o laboratório da alma – Henrique Pereira

Primeiramente, vamos comentar a biografia do autor: Graduado em Psicologia, pela UFRJ, 1997; Mestre em Psicologia pela UFRJ, 2001; Doutor em Psicologia Social pela UERJ, 2007. Psicólogo Clínico, atuando no Rio de Janeiro e Niterói. Professor de Universidades particulares do Rio de Janeiro e Niterói. Organizador de Simpósios e Cursos sobre Psicologia Junguiana e Pós-Junguiana, no RJ; Co-fundador do Projeto Rubicão: travessias junguianas. 

Como vemos, o autor tem uma sólida formação no campo da psicologia e especializou-se na Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Profunda.

No livro “Jung e o Laboratório da alma”, o objetivo é examinar a psicologia analítica através da teoria ator-rede, e, assim fazendo, não apenas repetir a tradição elaborada pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung, mas sim reiventar esta tradição, reimaginá-la, trazendo neste movimento novos desdobramentos e perspectivas.

Como diz o autor: “Para levantar as questões que me ajudaram a reimaginar a tradição da psicologia analítica, adotei como referencial teórico-metodológico a teoria do ator-rede (TAR), também denominada sociologia das associações. Michel Callon, John Law e Bruno Latour são comumente considerados seus fundadores” (p. 27).

Sumário:

Introdução

Cap 1 – A teoria do Ator-Rede: Bruno Latour e seus aliados

Cap 2 – A psique e suas agências

Cap 3 – A psicologia das relações

Cap 4 – O laboratório da alma

Epílogo

Referências

E para concluirmos, deixamos as palavras de Carlos Bernardi, no Prefácio:

“… A riqueza deste livro torna a tarefa de classificá-lo muito complexa, pois ele acaba se apresentando como multifacetado, um n-edro difícil de ser totalmente visualizado. Ele é uma introdução ao pensamento de Jung. Uma apresentação também introdutória da sociologia de Bruno Latour. Uma história da psicologia junguiana na linha do importantíssimo Sonu Shamdasani. Mas engana-se quem pensa que esta introdução fica em um nível superficial. ‘Jung e o Laboratório da Alma’ é também um livro complexo que apresenta conexões inovadoras e oferece releituras que revitalizam o entendimento de conceitos já desgastados pelo tempo e pelas práticas domesticadoras e simplificadoras de um didatismo inócuo. Todos os principais conceitos da psicologia junguiana são revisitados de forma herética, ou seja, possibilitando ou garantindo o direito de escolhas, contra a ditadura do ‘querer dizer’ (o que Jung quis dizer com…, por exemplo), dessa forma fertilizando-os…”