Ser é o ideal filosófico, legado cultural de outras civilizações, que absorvemos, como modelo e referência.

Da Grécia aos dias de hoje o Ser vem sendo questionando. No entanto, todos os personagens da história são pessoas que fizeram algo diferente em sua época. Ninguém entrou para a história por Ter algo!

O Ter sempre existiu, e é bom, como medida de apoio e complementação ao Ser. No entanto, quando em desequilíbrio, usurpando o espaço do Ser causa discórdia e ofusca o raciocínio.

Nos últimos três séculos, o desequilíbrio para o Ter se acentuou! Ilusoriamente o Ser humano foi levado a crer que um poderia substituir o outro!

Esse engano, de que o Ter tornaria as pessoas felizes, acentuou o consumismo e a cobiça. Gerando infelicidade, doenças, desequilíbrio ecológico, miséria.

Quando pensávamos que o Ter pelo Ter, fosse o fundo do poço do comportamento humano. A surpresa! A substituição pelo Parecer! Ao substituir ao Ter e o Ser pelo Parecer, entramos em profunda ilusão e vazio existencial.

Hoje não se dá valor a se Ser melhor, superar-se, em ser honesto, trabalhador, inteligente, culto, amoroso, sadio, próspero, honrado. Apenas basta parecer algo! Basta que os outros pensem que você é: rico, bonito, esperto, bom pai/mãe, competente, poderoso, e só.

Assim compramos o que não precisamos, trocamos de celular, carro, TV, computador etc., apenas para parecer algo que não somos! Dessa forma tentamos aplacar o vazio interior, que nos corroí a cada instante.

No “caos” surge o aperfeiçoamento, o olhar para dentro, a superação de seus próprios limites. Isso está transformando as pessoas, a economia, o relacionamento, o ambiente. Tudo isso de forma significativa, livre, mais eficaz para todos!

Divirta-se.

Escritor, psicanalista, palestrante e educador corporativo, professor universitário em administração e recursos humanos, com abordagem em empreendedorismo, sustentabilidade humana e relações interpessoais. Autor do livro A ESCOLHA – A Ciência e a Tradição se Encontram.

contato:

http://www.ricardofera.com/contato/fale-conosco.html

atendimento@ricardofera.com