A PNL (Programação Neuro-linguística) é um campo fecundo de pesquisas dentro dos EUA. Um dos ramos mais pesquisados é procurar encontrar pessoas que são excelentes em determinada área, entender o que exatamente eles fazem internamente – em seus pensamentos, sentimentos e sensações – para que outras pessoas possam melhorar uma habilidade em especial até ficar muito parecido com aquela habilidade das pessoas que a fazem excepcionalmente bem.

Esta técnica foi pesquisada entre pessoas que precisam tomar decisão de forma rápida e precisa como grandes empresários, industriais e políticos. Siga os passos conforme indicado abaixo:

Passo 1

Identifique uma área em que quer tomar uma decisão.

Qual decisão você quer tomar? Qual é o seu objetivo ou quais são os seus objetivos a serem atingidos.

(Se não souber exatamente quais são os seus objetivos, você poderá ler este texto):

https://www.psicologiamsn.com/2010/07/descubra-seus-objetivos.html

Passo 2

Acesse uma possibilidade, utilizando a sua imaginação visual. Em outras palavras, imagine o que você poderia ver, ouvir, sentir, dizer para si mesma – se já tivesse tomado uma decisão entre as possibilidades que existem. Escolha apenas uma.

Tente realmente ver a realidade como se você já tivesse tomado aquela decisão. O que acontece ao seu redor? Como fica a sua vida, naquela área de decisão, se você escolher esta possibilidade?

Passo 3

Tendo feito o passo anterior, comece a se questionar sobre o que você sente. O que você pensa do que está acontecendo ao seu redor? – tendo tomado aquela decisão. O que a sua consciência diz para você? Que pensamentos veem à sua cabeça?

Passo 4

Agora tente sentir. O que você sente? Quais sentimentos e sensações aparecem a partir do que acontece escolhendo esta decisão em especial? Você se sente bem? Você se sente mal? Você se sente feliz, triste, alegre, contente, desanimado, entediado…enfim…escolha algumas palavras para definir exatamente o que você sente.

Passo 5

Tendo chegado ao passo 5, retorne aos passos anteriores. Agora ao invés de escolher a opção inicial, escolha uma outra alternativa.

Talvez seja interessante anotar todas as possibilidades que estão ao seu dispor. Podem ser apenas 2 ou podem ser muito mais.

Anote em um pequeno papel.

Decisao A –

Decisão B –

Decisão C –

…. e assim por diante.

Faça o mesmo que fez na primeira decisão, com todas as possibilidades, ok?

Passo 6

Já tendo realizado todos os passos anteriores, com todas as alternativas e possibilidades existentes, considere:

– Qual dessas possibilidades te parece melhor?

– Em qual delas, você se sente melhor?

– Qual delas te agrada mais? Te dá mais felicidade e contentamento?

– Em qual delas, lhe parece estar tudo certo?

– Anote os motivos pelos quais você escolheu uma destas alternativas em especial como a melhor? Qual foi o critério? A sensação de felicidade e contentamento? A sensação de ter tudo se encaixado em uma delas? A intuição de que este é o caminho correto? Ou ainda outro critério?

Passo 7

Agora é necessário dar um passo adiante. Esquecendo do que está acontecendo no momento presente, imagine que você está já no futuro, vivenciando profundamente a decisão que lhe pareceu melhor. Você pode sentir o ambiente diferente, o contato talvez com outras pessoas, a luz do dia ou da lua, enfim: você pode sentir cada detalhe e ver cada movimento de como é a sua vida, vivendo a decisão que foi considerada melhor no passo anterior.

Passo 8

Tendo vivenciado, de forma bem profunda e completa o futuro tal qual ele é a partir da melhor decisão, pense:

– Existe alguma objeção importante, dentro de você, a respeito daquela melhor decisão?

– Algo lhe diz que isto não é correto, bom ou suficiente? Ou tudo parece estar bem a partir da decisão melhor (escolhida no passo 6)?

– Existe um preço a pagar? Que preço você pagaria por outras escolhas?

Se você chegar até o passo 8 e não existir nenhuma objeção importante, a técnica estará completa e a decisão tomada.

Se existir objeções, preços a pagar ou talvez até alguma dificuldade, você poderá retornar ao passo 6, escolher outra decisão como melhor e continuar a fazer o passo 7 e 8.

Referências Bibliográficas

HALL, Michael. The sourcebook of magic. Crow House, 1998

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913