Fobia é uma intensa, desproporcional, persistente e infundada reação de medo. Em linguagem técnica, o termo fobia é usado para descrever um conjunto determinado de fenômenos psicológicos e fisiológicos como os citados a seguir:

– reação de ativação do Sistema Nervoso Autônomo (ou seja, que possui autonomia e é ide pendente da vontade). Reação esta que é intensa e específica;

– respostas motoras de fuga, que visam se afastar do estímulo ou do ambiente que provoca a reação fóbica

– pensamentos repetitivos que tem por característica uma forma negativa (e provocam o sentimento de derrota ou apontam a incapacidade de lidar com o momento). Pensamentos estes que mantém a resposta de ativação das sensações de medo ou fobia

– expressões verbais (externas ou internas) que trazem estados subjetivos sentidos como terror, pânico, ansiedade, etc.

A fobia é vista pela própria pessoa como um comportamento ou reação exagerada e irracional, já que na maior parte das vezes o que provoca a fobia não se dá a partir de um perigo real, de uma ameaça que poderia realmente afetar a vida ou causar sérios danos.

Porém, a pessoa que sente uma determinada fobia, mesmo considerando-a como irracional ou sem sentido, reconhece que não consegue controlar suas reações àquele estímulo.

Por exemplo, certa pessoa ter fobia de entrar em um elevador. Ainda que tenha que subir dez, quinze, vinte andares e saber que a sua fobia é infundada sentirá que não consegue controlar nem superar a dificuldade que tem de entrar em um elevador normalmente.

Na maior parte das vezes, a pessoa que sente uma fobia específica apresenta as seguintes reações:

– palpitações

– tremores

– sudorese (suor em excesso)

– hiperventilação (respiração acelerada)

– e uma vontade incontrolável de se afastar imediatamente do local.

As quantidade de pessoas que sofrem de fobia são ainda muito pouco conhecidas, devido ao fato de terem sido realizados poucos estudos laboratorias e empíricos a seu respeito.

Mas pesquisadores como Tehune relatou que em um grupo de 3100 pacientes psiquiátricos, 2,5% por cento destes (77 pacientes) apresentavam sintomas de fobia. Este autor também relatou que as mulheres parecem sofrer mais do que os homens, com um frequência de duas vezes mais.

Outros pesquisadores como Coleman, também relatam uma taxa de incidencia da fobia em pacientes com valores próximos, de cerca de 2,8% – em pesquisa realizada durante 4 anos. Outros estudos já apontam que na população em geral, 76,9 em um grupo de 1.000 pessoas sofrem de algum tipo de fobia, sendo que em cada mil pessoas 2 poderiam ser consideradas severamente incapacitadas.

Para a psicologia comportamental, os comportamentos dos organismos (tanto seres humanos como animas em geral) são controlados pelas consequências que eles trazem. Deste modo, uma resposta que elimina ou retira um fator negativo tem uma consequência positiva e, com isso, possui uma maior probabilidade de manter-se ao longo do tempo.

Voltando ao exemplo do elevador. Ao evitar ou fugir do elevador, subindo os andares do prédio pela escada, a pessoa fóbica retira de seu ambiente um fator (elevador) que é sentido como negativo. Desta forma, consegue ter uma consequência positiva (ausência de sentimentos e sensações desagradáveis) e deste modo, o seu comportamento de fuga ou esquiva terá maior probabilidade de manter-se em sua história de vida.

Com isto, nas vezes em que a mesma situação se repetir, as respostas de fugir tendem a se antecipar de forma a poder evitar a ocorrência de um estímulo aversivo.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913