Nos dias de hoje, o trabalho, os estudos, as pessoas exigem eficiência e precisão, a coerção chega a nos esgotar, e o que era para ser perfeito, além de se tornar imperfeito, causa danos a nossa saúde, ao emocional, deixando aquele sentimento de incapacidade, tornando as coisas cada vez mais difíceis.


E o resultado dessa exaustão é o estresse diário, cada vez mais presente na vida moderna, portanto sendo necessário aprender a lidar com ele. O estresse vem mostrando ser uma resposta do organismo com quatro fontes, externa ou interna, aguda ou crônica.

A fonte externa inclui fatores do meio, como passar muito frio ou muito calor, entre os fatores internos incluem-se dores, doenças e problemas psicológicos,como a perda de um ente querido.


O estresse agudo inclui passar por uma situação de ameaça, perigo, como em um assalto, já o estresse crônico inclui problemas financeiros, dividas de contas,aluguel, dificuldades no casamento entre outros.


Quando o estresse surge ele trás consigo alguns sintomas como em qualquer outra doença,mesmo sendo um estado do organismo,são eles:temperamento explosivo,falta de paciência, dores estomacais, ansiedade.


O cérebro quando submetido ao estresse deixa de produzir serotonina deixando a pessoa facilmente irritada,ele ordena ao estomago que produza os acido do suco gástrico, esse excesso de acidez pode provocar gastrite e ulceras.


Para lidar com tantas situações de estresse no cotidiano deve levar em consideração não esperar tanto das pessoas, idealizar menos, como dizem é melhor ser surpreendido, do que decepcionado, escutar uma boa musica também é uma boa pedida,ter um animal de estimação, tirar férias, tudo é valido quando se visa o bem estar.


Mas quando o estresse começa trazer grandes prejuízos, como irritabilidade constante, levando a agressão, insônia, aumento da pressão arterial, dores de cabeça, o melhor é procurar um médico e psicólogo.


Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro (Sigmund Freud)