Sentimento de raiva, as vezes de ódio mortal, por qualquer aproximação “ameaçadora” de alguém, do seu ser amado. Sentimento que nos leva a loucura e nos deixa cegos, criando muitas vezes uma obsessão que ronda nossas cabeças, imaginando na maioria das vezes coisas que não existem e talvez nunca irão existir. Sim caro leitor, estamos falando de um dos sentimentos mais perigosos, o CIÚME. Quem nunca passou por isso?

Quando amamos alguém, criamos uma ideia de que aquele ser amado nos pertence, que é nosso e não pode ser de mais ninguém. Queremos afastar qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa ameaçar esse amor. Infelizmente, temos a ilusão que existem formas de controlar o amor, superprotegendo o ser amado, cuidando tanto a ponto de ultrapassar os limites da normalidade, tendo tanto medo de perder, a ponto desse medo sufocar o ser amado.

Muitas vezes, existe a recíproca verdadeira do amor, porém as atitudes impulsivas, a posse apresentada pelo ciumento, acaba matando a cada dia, pouco a pouco, o amor que existia. Dificilmente alguém que te ama, e é fiel a você, vai suportar as desconfianças infundadas, as acusações absurdas, o enxergar coisas onde não existe nada! O ciumento acaba se prejudicando sem sentir; acaba se auto-sabotando.

O ciúme é nada mais, nada menos, que falta de auto-confiança! Antes de amarmos alguém, devemos amar a nós mesmos, reconhecer nosso próprio valor, saber ao certo todas as qualidades que temos. O amor não é posse, o amor é liberdade…o amor é como um pássaro que adora voar, livre…o ciúme seria a gaiola, aquilo que prende e aprisiona! Deixe seu pássaro voar e ficar por perto, caso seja vontade dele.

Com o tempo, percebemos que o ciúme não nos leva a lugar nenhum, apenas faz com que deixemos de aproveitar momentos felizes, preocupados em prender o ser amado e não deixar que ninguém se aproxime. Faça a sua parte, seja fiel e leal ao seu amor. Caso ele não faça a parte dele, é problema dele, não seu. Acredite na lei da ação e reação, pense que tudo que vai, um dia pode voltar. Não adianta ficar perdendo tempo se preocupando, o que vale é amar, intensamente.

Veja também: Ciúme – Técnica para Diminuir