Em muitos momentos, chegamos ao limite físico e mental suportado pelo nosso corpo. Certas horas, parece até que teremos um problema de saúde, ficamos perto de ter um “treco”, como diz a linguagem popular. Logo começam as consequências de chegarmos ao extremo do cansaço, e sintomas como irritação, falta de paciência, esquecimento, entre outros, se tornam frequentes.


A pessoa calma, fica extremamente grosseira e agressiva; o responsável começa a perder compromissos, ou mesmo esquecer coisas das quais sempre lembrou com facilidade. Pode acontecer uma situação grave, que é descontar o cansaço nas pessoas que mais amamos! Chega a um ponto que somos mais gentis e simpáticos com quem não merece um pingo de consideração, e atacamos os seres mais amados. Sempre com a mesma desculpa: “Ah, fulano é de casa, me entende, sabe que é uma fase, não vai levar a mal”.


Grande erro meus caros, vamos refletir um pouco. As pessoas que amamos é que nos dão apoio e suporte para aguentar todas as barreiras que enfrentamos no dia a dia, não merecem as famosas “patadas”; merecem nosso carinho, nossa gratidão. Sei que em certas horas é complicado não explodir, não colocar tudo para fora. Porém sabemos muito bem, que podemos falar sobre a nossa raiva, nossos problemas, sem direcionar essa agressividade à ninguém! Direcione a raiva ao problema, não à quem nada fez, muito menos alguém que só te ajuda e te faz bem.


Eu penso que cada um de nós, em certos momentos, acredita ser um super-herói. Nos imaginamos fortes, guerreiros, imbatíveis, verdadeiras máquinas. Achamos que aguentamos tudo e mais um pouco, que sempre podemos ultrapassar os nossos limites, e que não destruiremos nossa saúde. Afinal, destruir a saúde, ahhh, isso só acontece com os outros!


Temos sim o potencial de ultrapassar todos os nossos limites, mas é irresponsabilidade nossa fazer isso SEM NECESSIDADE! Podemos ser fortes, guerreiros, até mesmo super-heróis no nosso dia a dia, mas lembrando das nossas limitações! Não somos imbatíveis, somos humanos, reles mortais.


Não se esqueça que até as máquinas precisam recarregar suas baterias. Descanse também, pois não existe nada mais importante do que a qualidade de vida e a saúde física e mental.