Psicologia e Senso Comum

Como todas as pessoas tem uma alma ou psique, como todas as pessoas tem comportamentos, sentimentos e pensamentos, todos acham que sabem tudo sobre psicologia. E, isto, é claro, não é verdade!

A psicologia é uma ciência que é extremamente complexa e envolve uma série de conhecimentos. Por isso mesmo, a Faculdade de Psicologia dura de 4 a 5 anos! Se todas as pessoas já soubessem tudo sobre psicologia, não seria necessário tanto tempo de estudo, não é mesmo?

Veja o texto: O que é psicologia? e História da Psicologia

Além disso, existem as pós-graduações em diversas áreas, os mestrados, os Doutorados…

Eu, depois de dez anos, passando pela Faculdade, pós-graduação, mestrado e agora no Doutorado continuo aprendendo.

A obra do psicólogo que estudo no Doutorado, C. G. Jung é extremamente vasta. Em uma destas obras, o Livro Vermelho, ele diz: “Ainda há duas coisas a serem descobertas. A primeira é o abismo infinito que separa as pessoas umas das outras. A segunda é a ponte que poderia ligar duas pessoas entre si”.

A psicologia não é o que a maior parte das pessoas pensa ou acha que conhece.

Uma primeira diferença é justamente esta: achamos que as pessoas são relativamente iguais. Que dá para comparar o que uma pessoa faz com o que outra pessoa faz. Esta é a raiz dos Conflitos. Veja o texto: Conflito com alguém?

Saber que as pessoas são muito, mas muito diferentes já é um primeiro passo para ser feliz. Você sabia disso?

Se você parar de se comparar com os outros, parar de criticar os outros (para que sejam mais perfeitos ou mais parecidos com você ou com o que você acha que os outros devem ser) você já terá dado um passo bom para conseguir descobrir a sua felicidade.

Parar de se comparar com os outros evita dois sentimentos:

1) o sentimento de inferioridade (e o complexo de inferioridade)

2) o sentimento de superioridade (e o complexo de inferioridade).

Preste atenção que os dois sentimentos estão presentes do chamado Complexo de Inferioridade.

A segunda diferença entre o que é a psicologia e o que as pessoas acham é que, na psicologia, assim como nas chamadas ciências humanas, as diferenças individuais também interferem na pesquisa.

O pesquisador também é um ser humano. Haverá diferenças entre ele e os outros pesquisadores. Estas diferenças também são extremamente variadas e deram origem as 3 grandes forças da psicologia.

E justamente pela fato de a psicologia exigir muito estudo é que estou constantemente atualizando o site com novas postagens e tenho sempre a ajuda de amigos que também colaboram para oferecer tudo sobrepsicologia.

Compartilhe com seus amigos! Nos ajude na divulgação do site!

Sugira novos temas, textos, pergunte! Entre em Contato.