É possível manter um relacionamento sem diálogo?

Muitas vezes, pessoas me questionam sobre o que significam os atos alheios. Perguntas como “O que será que ele quis dizer quando disse que estava cansado?” Ou ainda: “O que eu posso entender da atitude que ele teve de não me atender ou retornar minhas chamadas?” são frequentes.

Recolocando o problema, podemos pensar que uma relação a dois (seja de amizade, parentesco ou amorosa) não pode ser construída em cima de “ adivinhações” ou suposições. Muitas brigas e desentendimentos vem da nossa falta de comunicação.

Não seria mais fácil perguntar, diretamente, para a pessoa o que ela quis dizer quando falou ou teve determinada atitude? Sei que o medo de escutar respostas desagradáveis nos impede, mas o diálogo serve para deixar as coisas mais claras, serve pra nos tirar de nossas especulações que tanto nos fazem sofrer.

Não é porque ela não atendeu sua ligação e não retornou que, necessariamente, queira dizer “não quero você!”. Não poderia estar dizendo: “quero você, mas tenho medo”?!? E como saber? Só se sabe quando se questiona.

“Adivinhações” só causam mais sofrimentos e mal entendidos. Quanto mais claro se é, mais fácil a relação se torna. Como podemos interpretar o que dizem ou fazem os outros se não pensamos como a pessoa, se não vemos o mundo como a pessoa vê, se não vivenciamos as coisas como ela?

Fica aqui a dica do diálogo tanto com o outro quanto com nós mesmos. Ele pode trazer luz à escuridão.

Texto: M. V. A

Michelle Vaz é graduanda em Filosofia