Hoje em dia vivemos um mundo em que o tempo tornou-se escasso. Quase todos, até as crianças, reclamam que estão sem tempo.

Mas, na verdade, não é o tempo da natureza que mudou. Temos, assim como nossos bisavós, as mesmas 24 horas por dia, os mesmos 365 dias por ano, as mesmas 4 estações. Fomos nós que mudamos. Nossa sociedade que mudou nas últimas décadas.

Mas a verdade é que desperdiçamos tempo. Uns mais, outros menos… E quem aproveita melhor o seu tempo, aproveita melhor a vida! É como se tivesse vivido, ao final, duas, três ou quatro vidas no tempo de uma vida!

Uma técnica interessante é anotar o que você faz ao longo do dia. Faça esta técnica, é bem simples e será muito útil:

1) Anote durante uma semana, de hora em hora, o que você está fazendo.

Depois de uma semana, reveja o que você tem feito. Você notará que desperdiça muito tempo…

2) Leia o livro de Rita Emmet, Não deixe para depois o que você pode fazer agora 


3) Faça uma lista das coisas que você precisa fazer.

4) Faça uma lista das coisas que você deseja, sonha ou quer fazer. 


É interessante lembrar o princípio de Pareto, que diz que 80% do resultado vem de apenas 20% dos esforços ou das causas. Se você descobrir na sua vida quais são estes 20%, terá muito mais chances de crescer e se desenvolver mais rapidamente.


Dizendo em outras palavras. Uma empresa tem o seu maior lucro (80%) de apenas alguns poucos clientes (20%). Do mesmo modo, provavelmente, um indivíduo terá maior produtividade – em todos os sentidos – com apenas 20% do seu tempo ou esforço.

Se você descobrir quais ações são mais eficazes, em quais momentos você faz as coisas melhor, poderá ter mais tempo livre – além de uma vida melhor. E no final das contas, se você aproveitar melhor o seu tempo, terá vivido muito mais!