Não vou falar aqui sobre a co-dependência, quando alguém fica dependente de outra pessoa, nem da dependência química, quando depende-se de certas substâncias, mas de uma dependência mental mais geral e que está por toda parte, sem que percebamos.

O que quero dizer com dependência mental, aqui, é o estado mental em que seremos felizes dependendo de certas circunstâncias.

Deixo a minha felicidade depender de outras coisas, de coisas externas ao meu controle: dependendo, se meu time de futebol vencer, se conseguir uma promoção ou mais dinheiro, se ele ou ela disser que me ama, enfim…

Quando chegar no trabalho, depois de passar por este trânsito horrível, vai estar tudo bem (serei feliz então).

Ou, quando conseguir minha casa própria vou ser feliz.

Quando casar serei feliz…

Do que depende a sua felicidade?

Nada errado em ter sonhos, ou objetivos, mas este estado é um estado de ilusão. Porque? Quando atingirmos nossos objetivos, já existirão outros objetivos em vista – e nossa mente estará na dependência de outras coisas para se sentir feliz e, assim, de objetivo em objetivo, de sonho em sonho, não somos feliz agora, no presente.

Como podemos ler no livro de Jack Kornfield, A Psicologia do Amor: o sábio indiano Nisargatta, desafiava seus alunos dizendo: “O problema não é que vocês tenham desejos, mas que vocês desejem tão pouco. Porque não desejar tudo? Porque não desejar a completa realização, alegria e liberdade?”

Se você abandonar esta dependência mental (de outras coisas ou objetivos para ser feliz) você pode ser feliz agora – sabendo que a sua felicidade não depende, na verdade, de nada para existir…nem de abandonar seus objetivos, nem de ficar buscando desesperadamente realizá-los…

A felicidade é desde sempre presente. Quando criança parece que sabemos disso…somos educados e vamos esquecendo, esquecendo…

A paz existe neste mesmo momento em que você ler estas palavras – se você pensar bem…

Se você retirar tudo o que você tem que atingir para ser feliz, se você deixar de lado (nem que seja por alguns momentos) tudo o que você coloca como condição de dependência para se sentir feliz… o que mais poderia te impedir de ser feliz, agora, neste segundo e nos próximos deste maravilhoso dia?