A psicologia social pode ser vista, em princípio,  como uma disciplina que agrega conhecimentos da psicologia (indivíduo) e da sociologia (o social ou sociedade). Nesse sentido, a psicologia social situa-se no meio entre as duas disciplinas acadêmicas, sendo um campo de conhecimentos interdisciplinar (entre disciplinas) ou transdisciplinar (para além das disciplinas psicologia e sociologia), como querem alguns.

De acordo com o psicólogo Gordon Allport, a psicologia social é a disciplina que usa métodos científicos para “entender e explicar como o pensamento, os sentimentos e os comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implicada de outros seres humanos”.

Com esta definição, podemos entender melhor o que disse acima. A psicologia social reúne o indivíduo e o social: tanto o modo como o individuo é influenciado pelo meio social em que vive (mesmo quando está sozinho) e o modo como o indivíduo pode influenciar a sociedade ao seu redor.

Conheça o Curso de Psicologia Social e Violência Doméstica

Por exemplo, o grupo AA (Álcoolicos Anônimos) é um grupo que influencia o comportamento do indivíduo com abuso de álcool, ajudando-o a viver sóbrio com o lema “só por hoje” e os 12 passos.

Durante a Faculdade de Psicologia fiz um trabalho de observação deste grupo para a disciplina Psicologia Social.

Como todos sabem, o AA é a forma mais eficiente de recuperação. Por isso mesmo deu origem ao NA (Narcóticos Anônimos), que estende o tratamento para as outras drogas.

Deste modo, a Psicologia Social interessa-se pela pesquisa que questiona a inserção do indivíduo em grupos. Existem muitas formas de grupos. O AA é um exemplo entre outros muitos que poderíamos lembrar agora.

Recebi ontem o Convite para o Google Plus – a nova rede social que vai substituir provavelmente o orkut. O Google Plus divide as pessoas com quem temos relações em Grupos (os Círculos)

Google Plus divide em Círculos de Amigos, Conhecidos, Família - Psicologia Social

Os Grupos, ou Círculos, são os seguintes:

Família

Amigos

Conhecidos

Seguidores

Na tentativa de reproduzir a vida como ela é, fora da internet, o Google propõe esta forma de divisão. É possível também criar outros grupos pessoais como amigos do trabalho, amigos da faculdade, etc.

Na perspectiva do Google Plus o indivíduo relaciona-se com os grupos de forma específica. Assim, o Google supõe que o que você gostaria de falar com os seus Amigos não deve ser o mesmo que você gostaria de falar com o chefe ou pessoas que não conhece direito.

Outra pesquisa que interessa à Psicologia Social é a liderança: o modo como, em um grupo, sempre aparece a figura de um líder (e por oposição, o bode expiatório – o que discorda do líder).

Existem vários tipos de líder: autoritário, demagógico, laissez-faire (o que deixa as coisas acontecerem por si mesmas)…

Mas a relação grupo-indivíduo e indivíduo-grupo não é a única fonte de pesquisa da área. Encontramos também as questões de como o próprio indivíduo se percebe na interação com o grupo, a autopercepção e a percepção social.

Portanto, podemos ver que a Psicologia Social é uma área de pesquisas dentro da Psicologia cujo interesse principal reside na interação indivíduo-sociedade, indivíduo-grupo.

Existem várias abordagens dentro da Psicologia Social, cada uma delas com o olhar direcionado para uma questão referente ao indivíduo em sua relação com o social.

Referências Allport, G. W. The historical background of social psychology.