Todo site de Psicologia que ofereça os serviços de Psicologia Online tem que ter um Selo de Certificação emitido pelo Conselho Federal de Psicologia. 

Expliquei o que é o Selo de Credenciamento neste texto: Selo CFP

Hoje gostaria de comentar com vocês sobre uma das informações que encontramos no site POL – Psicologia Online – o Código de Ética a que todo profissional da Psicologia está submetido.  

Quando cursava a faculdade de psicologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), fiz a disciplina intitulada Ética com o Professor Phd Roberto Calazans. 

Como encontramos diversas abordagens na ciência da psicologia (3 Grandes Forças principais), podemos dizer que o Código de Ética sofre constantes reformulações de acordo com o tempo e com a linha principal que está dirigindo o Conselho Federal de Psicologia naquele momento. 

Apesar disso, nós psicólogos somos guiados por um Código de Ética cuja base não muda.

Na clínica, por exemplo, um dos piliares mais importantes é o do sigilo. Ou seja, no consultório estamos abertos a ouvir os relatos do paciente e o que foi dito ali fica ali. Ninguém nunca vai saber o que for relatado ao psicólogo. 

Outro fator importante: o psicólogo não receita remédios. A medicação, se for necessária, deve ser receitada por um médico ou psiquiatra. Desse modo, está proibida ao profissional a prescição de medicamentos – seja eles quais forem. 

Desse modo, é importante que todos saibam que o profissional especializado na ciência da psicologia é guiado por um Conselho eleito pelos próprios profissionais. Este Conselho edita normas e regulamentos que servem de parâmetro para a nossa atuação. 

A Orientação Online, por exemplo, é regulamentada pelas normas do Conselho Federal de Psicologia. Quando o paciente faz uma consulta via MSN, Skype ou Email ele deve saber que o profissional está orientado pelo Código de Ética da mesma forma que que aconteceria no Consultório, no atendimento presencial. 

Mais a frente, falarei sobre outros aspectos do Código de Ética profissional da Psicologia.

Atenciosamente, 

Felipe de Souza